Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/89226

TítuloPráticas de consumo de ficção: estudo com públicos do Brasil e de Portugal
Outro(s) título(s)Fiction consumption practices: a study with audiences from Brazil and Portugal
Autor(es)Silva Junior, Ricardo Wagner e
Orientador(es)Pereira, Sara
Palavras-chavePúblicos
Ficção
Consumo
Práticas
Audiences
Fiction
Consumption
Practices
Data6-Fev-2024
Resumo(s)O presente trabalho de investigação centra-se na análise do consumo de ficção por públicos do Brasil e de Portugal, tendo recorrido à aplicação de um inquérito online destinado a pessoas residentes nesses países. Os estudos de público possuem elevada importância por permitirem obter maior compreensão sobre as relações entre essas pessoas e seus objetos de interesse. Dessa forma, torna-se possível aprimorar políticas culturais, como refere Botelho (2011), ter um vislumbre de suas práticas diante das mudanças sociais, tal como indicam Pais, Magalhães e Antunes (2021) e entender o fluxo desses públicos no decorrer do tempo, como menciona Jenkins (2015). A construção conceitual de públicos nos permitiu compreendê-los e defini-los como sendo grupos sociais que compartilham interesses em comum, de natureza cultural ou não, e que interagem em torno dessas preferências. Em relação à ficção, a entendemos como sendo uma prática que envolve as relações de consumo e produção de narrativas na forma de histórias inventadas, que fazem uso de elementos como enredo e personagens e que podem ser consumidas em qualquer suporte ou formato existente. Nosso objetivo foi conhecer e traçar um perfil de consumo de ficção de um recorte sobre esses públicos de Brasil e Portugal e, também, possibilitar a criação de um modelo de análise que possa ser aproveitado em estudos posteriores. Para a realização do estudo e análise dos dados recorremos ao uso de metodologia quantitativa (Coutinho; 2013), utilizando como ferramenta de coleta um questionário online, aplicado entre os dias 9 de agosto e 10 de setembro de 2023, que resultou em uma amostra de 235 participantes, sendo 105 no Brasil e 130 de Portugal. Com base nos resultados obtidos conseguimos responder nossa questão de partida sobre quais são as práticas de consumo de ficção de públicos no Brasil e em Portugal. Observamos na amostra, por exemplo, que os meios audiovisuais de consumo são o principal formato de apresentação, através de filmes e séries. Vimos também que histórias e personagens são vistos como fundamentais em ficções enquanto os autores não possuem a mesma relevância.
The present research focuses on the analysis of fiction consumption by audiences in Brazil and Portugal, utilizing an online survey aimed at residents of these countries. Audience studies are of great importance as they allow for a deeper understanding of the relationships between these individuals and their objects of interest. This, in turn, enables the enhancement of cultural policies, as referenced by Botelho (2011), gaining insight into their practices in the face of social changes, as indicated by Pais, Magalhães, and Antunes (2021), and understanding the flow of these audiences over time, as mentioned by Jenkins (2015). The conceptual construction of audiences has allowed us to comprehend them and define them as social groups that share common interests, whether of a cultural nature or otherwise, and interact around these preferences. Concerning fiction, we understand it as a practice involving the consumption and production of narratives in the form of invented stories, utilizing elements such as plot and characters, which can be consumed in any existing medium or format. Our goal was to understand and outline a consumption profile of fiction among these audiences in Brazil and Portugal and to facilitate the creation of an analytical model that can be utilized in future studies. To conduct the study and analyze the data, we employed quantitative methodology (Coutinho; 2013), using an online questionnaire administered between August 9th and September 10th, 2023, resulting in a sample of 235 participants, with 105 from Brazil and 130 from Portugal. Based on the obtained results, we were able to answer our initial question about the fiction consumption practices of audiences in Brazil and Portugal. For instance, in the sample, we observed that audiovisual media, such as films and series, are the primary format for consumption. We also noted that stories and characters are considered fundamental in fiction, while authors do not hold the same level of significance.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Ciências da Comunicação, ramo de Investigação
URIhttps://hdl.handle.net/1822/89226
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
CECS - Dissertações de mestrado / Master dissertations

Ficheiros deste registo:
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