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https://hdl.handle.net/1822/89280
Título: | The quality of caregiver touch in caregiver-child dyads: development and preliminary validation of an observational measure |
Outro(s) título(s): | Qualidade do toque do cuidador em díades cuidador-criança: desenvolvimento e validação preliminar de uma medida observacional |
Autor(es): | Carvalho, Lídia Helena Lopes |
Orientador(es): | Sampaio, Adriana Soares, Isabel |
Palavras-chave: | Toque Qualidade Observação Validade Avaliação Touch Quality Observation Validity Assessment |
Data: | 3-Out-2023 |
Resumo(s): | Vário estudo tem demonstrado a importância da qualidade do toque do cuidador durante
o primeiro ano de vida do bebé, com estudos que documentam a sua importância nos
anos posteriores à infância. Apesar da sua relevância, há falta de instrumentos de
avaliação da qualidade do toque do cuidador na observação direta da interação criança cuidador.
Descrevemos aqui o desenvolvimento e a validação preliminar de um instrumento de
observação da interação criança-cuidador para utilização na observação diádica de
crianças de 2-5 anos em tarefas semiestruturadas. O instrumento, Caregiver-Child
Affective Touch Assessment (CCATA), é composto por 7 qualidades de toque que
podem ser classificadas em três categorias: (1) Positive, (2) Negative e (3) Neutral
Affective Touch. Os participantes foram 20 crianças de uma amostra de risco, com
idades compreendidas entre os 2 e os 4 anos (M = 34,80 meses; DP = 7,84; 65% do
sexo feminino) e os seus cuidadores.
Foi encontrada uma fiabilidade adequada para a medida observacional CCATA.
A análise correlacional documentou a validade do constructo através de associações
significativas positivas com a Adult Sensitivity e associações significativas negativas
com a Adult Non-Intrusiveness e Adult Structuring, medidas pelas Emotional
Availability Scale (EAS). Este estudo também encontrou uma associação negativa
significativa com a Harsh Discipline. Com base nos resultados, sugere-se uma
validação adicional da medida observacional CCATA com outras amostras, uma vez
que esta se revelou um instrumento promissor para avaliar a qualidade do toque do
cuidador em díades cuidador-criança. A vast body of literature has shown the importance of caregiver touch quality during the first year of the infant’s life, with studies documenting its importance in the years beyond infancy. Despite its relevance, there is a lack of assessment tools for caregiver touch quality on the direct observation of child-caregiver interaction. Here we describe the development and preliminary validation of an observation of child-caregiver touch interaction tool for use in dyadic observation with 2-5-year-old children in semi-structured tasks. The tool, Caregiver-Child Affective Touch Assessment (CCATA) is comprised of 7 qualities of touch that can fall into three categories: (1) Positive, (2) Negative, and (3) Neutral Affective Touch. The participants were 20 children from an at-risk sample, with ages ranging from 2 to 4 years old (M = 34.80 months; SD = 7.84; 65% females) and their caregivers. Adequate reliability was found for the CCATA observational measure. The correlational analysis documented the construct validity via positive significant associations with Adult Sensitivity and negative significant associations with Adult Non-Intrusiveness and Structuring, as measured by the Emotional Availability Scales (EAS). This study also found a negative significant association with Harsh Discipline. Based on the results, a further validation of the CCATA observational measure is suggested with other samples, as this proved to be a promising tool to assess the quality of caregiver touch in caregiver-child dyads. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado Interuniversitário em Neuropsicologia Clínica e Experimental |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/89280 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado CIPsi - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Lidia Helena Lopes Carvalho.pdf | Dissertação de mestrado | 573,01 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
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