Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/89280

TítuloThe quality of caregiver touch in caregiver-child dyads: development and preliminary validation of an observational measure
Outro(s) título(s)Qualidade do toque do cuidador em díades cuidador-criança: desenvolvimento e validação preliminar de uma medida observacional
Autor(es)Carvalho, Lídia Helena Lopes
Orientador(es)Sampaio, Adriana
Soares, Isabel
Palavras-chaveToque
Qualidade
Observação
Validade
Avaliação
Touch
Quality
Observation
Validity
Assessment
Data3-Out-2023
Resumo(s)Vário estudo tem demonstrado a importância da qualidade do toque do cuidador durante o primeiro ano de vida do bebé, com estudos que documentam a sua importância nos anos posteriores à infância. Apesar da sua relevância, há falta de instrumentos de avaliação da qualidade do toque do cuidador na observação direta da interação criança cuidador. Descrevemos aqui o desenvolvimento e a validação preliminar de um instrumento de observação da interação criança-cuidador para utilização na observação diádica de crianças de 2-5 anos em tarefas semiestruturadas. O instrumento, Caregiver-Child Affective Touch Assessment (CCATA), é composto por 7 qualidades de toque que podem ser classificadas em três categorias: (1) Positive, (2) Negative e (3) Neutral Affective Touch. Os participantes foram 20 crianças de uma amostra de risco, com idades compreendidas entre os 2 e os 4 anos (M = 34,80 meses; DP = 7,84; 65% do sexo feminino) e os seus cuidadores. Foi encontrada uma fiabilidade adequada para a medida observacional CCATA. A análise correlacional documentou a validade do constructo através de associações significativas positivas com a Adult Sensitivity e associações significativas negativas com a Adult Non-Intrusiveness e Adult Structuring, medidas pelas Emotional Availability Scale (EAS). Este estudo também encontrou uma associação negativa significativa com a Harsh Discipline. Com base nos resultados, sugere-se uma validação adicional da medida observacional CCATA com outras amostras, uma vez que esta se revelou um instrumento promissor para avaliar a qualidade do toque do cuidador em díades cuidador-criança.
A vast body of literature has shown the importance of caregiver touch quality during the first year of the infant’s life, with studies documenting its importance in the years beyond infancy. Despite its relevance, there is a lack of assessment tools for caregiver touch quality on the direct observation of child-caregiver interaction. Here we describe the development and preliminary validation of an observation of child-caregiver touch interaction tool for use in dyadic observation with 2-5-year-old children in semi-structured tasks. The tool, Caregiver-Child Affective Touch Assessment (CCATA) is comprised of 7 qualities of touch that can fall into three categories: (1) Positive, (2) Negative, and (3) Neutral Affective Touch. The participants were 20 children from an at-risk sample, with ages ranging from 2 to 4 years old (M = 34.80 months; SD = 7.84; 65% females) and their caregivers. Adequate reliability was found for the CCATA observational measure. The correlational analysis documented the construct validity via positive significant associations with Adult Sensitivity and negative significant associations with Adult Non-Intrusiveness and Structuring, as measured by the Emotional Availability Scales (EAS). This study also found a negative significant association with Harsh Discipline. Based on the results, a further validation of the CCATA observational measure is suggested with other samples, as this proved to be a promising tool to assess the quality of caregiver touch in caregiver-child dyads.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado Interuniversitário em Neuropsicologia Clínica e Experimental
URIhttps://hdl.handle.net/1822/89280
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
CIPsi - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
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Lidia Helena Lopes Carvalho.pdfDissertação de mestrado573,01 kBAdobe PDFVer/Abrir

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