Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/89393
Título: | Compreender e dar sentido ao mundo: apoiar e desafiar as curiosidades das crianças a partir da metodologia de trabalho de projeto |
Outro(s) título(s): | Understand and give meaning to the world: supporting and challenging children's curiosities through project work methodology |
Autor(es): | Gonçalves, Flávia Azevedo |
Orientador(es): | Vieira, Maria de Fátima Parente, Maria Cristina Cristo |
Palavras-chave: | Aprendizagem ativa Comunicação Consciência ambiental Interesses e curiosidades das crianças Metodologia de trabalho de projeto Active learning Children's interests and curiosities Communication Environmental awareness Project work methodology |
Data: | 14-Jun-2022 |
Resumo(s): | O presente relatório realizado no decorrer da Prática Profissional do Mestrado em Educação Pré Escolar, da Universidade do Minho, apresenta os projetos de intervenção pedagógica desenvolvidos nos
contextos de Creche e Jardim de Infância.
A intervenção pedagógica, em ambos os contextos, teve por base a observação, a escuta ativa das
crianças e os registos elaborados dos seus interesses e curiosidades. Assim, em ambos os contextos
identifiquei interesses e concebi e desenvolvi projetos de pesquisa para apoiar as crianças a procurarem
respostas para as suas curiosidades.
Em contexto de creche, o projeto de intervenção pedagógica teve como base o registo das falas
do grupo sobre a lua e a promoção das competências comunicativas das crianças. A partir de
observações e diálogos com a educadora cooperante, percebemos que seria fundamental estimular as
crianças, criar novas oportunidades para continuarem as conquistas a nível da sua comunicação e
procurar respostas paras os seus interesses em torno da lua. Assim, o projeto propôs um conjunto de
intervenções com o intuito de promover a comunicação e a linguagem, e de atender às questões e
curiosidades das crianças sobre a lua.
Em contexto de jardim de infância, a intervenção pedagógica teve como base os interesses e
preocupações das crianças sobre a sustentabilidade do meio ambiente. Num momento de conversa, o
grupo demonstrou grande interesse e preocupação em assuntos relacionados com o desperdício de água
e com a poluição em geral, mas principalmente, nos oceanos. Assim, o projeto desenvolvido teve enfoque
na promoção da aprendizagem ativa participativa das crianças e visou estimular a consciência ambiental,
a sustentabilidade e promover comportamentos e hábitos pró-ambientais.
Em cada contexto, a intervenção pedagógica desenvolvida enriqueceu e apoiou o desenvolvimento
das crianças a nível dos seus conhecimentos, interesses e curiosidades, promovendo a construção de
novas aprendizagens englobando as diferentes áreas do saber.
Os projetos de intervenção sustentaram-se na abordagem da investigação-ação que consiste num
processo cíclico de planificação, ação, observação e reflexão. This report, written as part of the Professional Practice of the Master Degree in Preschool Education at the University of Minho, presents the projects of pedagogical intervention developed in the context of Kindergarten and Nursery. The pedagogical intervention, in both situations, was based on observation, active children’s listening and the elaborated records of their interests and curiosities. Therefore, in both contexts, I identified interests and designed and developed research projects to support the children in their search for answers to their interests. In nursery, the pedagogical intervention project was based on the recording of the group's conversations about the Moon and the development of children's communication skills. Based on observations and dialogues with the cooperating teacher, we realized that it would be essential to inspire the children, create new opportunities to continue their communication achievements and seek answers to their interests around the Moon. Thus, the project aimed a set of interventions to promote communication and language, as well as to address children's questions and curiosities about the Moon. As for kindergarten, the pedagogical intervention was based on the children's interests and concerns about environmental sustainability. In a moment of conversation, the group showed great interest and concern about issues related to water waste and pollution in general, but especially in the oceans. Consequently, the project developed focused on promoting active participatory learning among children and aimed to stimulate environmental awareness, sustainability and promote pro-environmental behaviors and habits. In each context, the developed pedagogical intervention enriched and supported the children's development in terms of their knowledge, interests and curiosities, promoting the construction of new learning, encompassing the different areas of knowledge. The intervention projects were based on the research-action approach, which consists of a cyclical process of planning, action, observation, and reflection. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/89393 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Flávia Azevedo Gonçalves.pdf | Relatório de estágio | 2,64 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons