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https://hdl.handle.net/1822/89409
Título: | Explorar sem teto: a valorização do espaço exterior como promotor da aprendizagem ativa das crianças |
Outro(s) título(s): | Exploring without a roof: valuing the outdoors as a promoter of active learning in children |
Autor(es): | Ferreira, Cristiana da Silva |
Orientador(es): | Parente, Maria Cristina Cristo Vieira, Maria de Fátima Cerqueira Martins |
Palavras-chave: | Aprendizagem ativa Educação de infância Espaço exterior Desenvolvimento sustentável Materiais naturais Active learning Early childhood education Natural materials Outdoor space Sustainable development |
Data: | 22-Jun-2022 |
Resumo(s): | O presente relatório final, desenvolvido ao longo da Unidade Curricular de Estágio, pertencente
ao Mestrado em Educação Pré-Escolar da Universidade do Minho, descreve, fundamenta e avalia os
projetos de intervenção pedagógica supervisionados e implementados nos contextos de Creche e de
jardim de infância.
As observações atentas realizadas do contexto, das crianças, dos interesses, das necessidades
e das curiosidades do grupo deram origem ao desenho dos planos de intervenção pedagógica. Os dois
projetos de intervenção tinham por base o espaço exterior e tinham como objetivo atender aos
interesses e às curiosidades demonstradas pelas crianças em brincar, explorar e a valorizar o vasto
espaço exterior da instituição cooperante, demonstrando que é possível a realização de atividades ricas
e diversificadas que favoreçam a atenção, o interesse e a curiosidade das crianças. Assim, o relatório
final intitula-se Explorar Sem Teto: A Valorização do Espaço Exterior como promotor da Aprendizagem
Ativa das Crianças.
A implementação e a avaliação dos projetos de intervenção foram sustentadas na Metodologia
de Investigação-Ação, que corresponde a um processo cíclico e contínuo de observação, planeamento,
ação, avaliação e reflexão sobre as atividades implementadas, assim como a ação do educador.
Os projetos de intervenção pedagógica desenvolvidos com o grupo foram relevantes e
significativos para as crianças, traduzindo-se numa evolução a nível sensorial, de linguagem e das
aprendizagens construídas. Ao longo destes meses, o grupo teve oportunidade de contactar com
diversos materiais naturais, de construir aprendizagens sobre os bichos-da-seda e as minhocas, de
construir uma horta pedagógica, de proceder à reciclagem, entre tantas outras atividades. O grupo
esteve sempre bastante envolvido, demonstrando que a observação dos interesses e das necessidades
das crianças é fundamental para a aquisição de aprendizagens e para o desenvolvimento.
Por fim, importa frisar que a implementação destes projetos de intervenção teve como
resultado uma diversificada exploração do mundo natural e procurou, ainda, sensibilizar as crianças
para a preservação do meio ambiente dando primazia às questões relacionadas com o
desenvolvimento sustentável. This final report, developed during the Internship Course Unit, belonging to the Master's Degree in Pre-School Education at the University of Minho, describes, substantiates and evaluates the projects of supervised pedagogical intervention implemented in kindergarten and nursery school contexts. The careful observations of the context, the children, the interests, needs and curiosities of the group gave rise to the sketch of the pedagogical intervention plans. The two intervention projects were based on the outdoor space and aimed to meet the interests and curiosity shown by children to play, explore and value the vast outdoor space of the cooperating institution, demonstrating that it is possible to carry out rich and diverse activities that encourage the attention, interest and curiosity of children. Therefore, the final report is entitled Exploring Without a Roof: Valuing the Outdoors as a promoter of Active Learning in Children. The implementation and evaluation of the intervention projects were supported by the Research-Action Methodology, which corresponds to a cyclic and continuous process of observation, planning, action, evaluation and reflection on the activities implemented, as well as the educator's action. The pedagogical intervention projects developed with the group were relevant and significant for the children, resulting in an evolution at sensory, language and learning levels. Throughout these months, the group had the opportunity to come into contact with different natural materials, to learn about silkworms and worms, to build an educational garden and how to recycle, among many other activities. The group was always very involved, demonstrating that the observation of the children's interests and needs is fundamental for the acquisition of learning and development. Finally, it is important to emphasize that the implementation of these intervention projects resulted in a diversified exploration of the natural world and also sought to raise children's awareness for the preservation of the environment, giving priority to issues related to sustainable development. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/89409 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado IE - Dissertações de mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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