Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/89528

TítuloLiteracia em Saúde, eHealth Literacy e Literacia Mediática em Saúde: um estudo com adolescentes portugueses
Outro(s) título(s)Health literacy, eHealth literacy and media health literacy: a study with Portuguese adolescents
Autor(es)Pinto, Diana Patrícia Pires
Pereira, Sara
Palavras-chaveLiteracia mediática em saúde
Literacia em saúde
eHealth literacy
Adolescentes
Fatores sociodemográficos
Media health literacy
Health literacy
eHealth literacy
Adolescents
Sociodemographic factors
DataDez-2023
EditoraUniversidade da Beira Interior. Labcom.IFP
RevistaEstudos em Comunicação
CitaçãoPinto, D., & Pereira, S. (2023). Literacia em saúde, eHealth literacy e literacia mediática em saúde: Um estudo com adolescentes portugueses. Estudos em Comunicação, 37(2), 47–63. https://doi.org/10.25768/1646-4974n37v2a03
Resumo(s)A importância do estudo das competências que permitem aos jovens aproveitar o potencial dos media e da informação sobre saúde, de forma a promover um desenvolvimento saudável é unânime. Neste contexto, é impreterível aprofundar a investigação sobre a Literacia Mediática em Saúde (LMS) e dois conceitos com ela relacionados: a Literacia em Saúde (LS) e a eHealth Literacy (eHL). Inspirado pela literatura que aponta a importância dos fatores sociodemográficos nesta área, este estudo pretende explorar a Literacia Mediática em Saúde, a Literacia em Saúde e a eHealth Literacy, num grupo de adolescentes portugueses, na sua relação com o género, idade/escolaridade e área de residência. Para atingir o objetivo desta investigação, foram administrados inquéritos por questionário a 906 estudantes com idades compreendidas entre 11 e 19 anos de idade (M = 14,14) a frequentar o 7º, 9º e 11º anos de escolaridade em escolas dos distritos de Braga, Porto e Bragança. Os resultados revelaram que as competências analisadas tendem a ser superior nas raparigas e nos adolescentes com mais escolaridade.Com efeito, este estudo permite a identificação de populações com uma maior necessidade de promoção das capacidades inerentes à LMS, LS e eHealth Literacy, e inspirar sugestões para investigações futuras.
The relevance of the study about the skills that enable youths to take advantage of the potential of the media and health information in favour of promoting healthy development is unanimous. In this framework, it is crucial to develop further research on Media Health Literacy (MHL) and two related concepts: Health Literacy (HL) and eHealth Literacy (eHL). Inspired by the literature that points out the importance of demographic factors in this area, this study aims to explore Media Health Literacy within a group of Portuguese teenagers, and in particular its relation with gender, age/school grade and area of residence. To fulfil the research goals, 906 students, between 11 and 19 years old, (M = 14,14), attending the 7th, 9th and 11th school years in schools distributed across Braga, Porto and Bragança completed a survey. The results revealed that the analysed skills tend to be superior in girls and more educated adolescents. Indeed, this study enables the identification of populations that most require MHL, HL and eHealth Literacy skills promotion, and inspires suggestions for future investigations.
TipoArtigo
URIhttps://hdl.handle.net/1822/89528
DOI10.25768/1646-4974n37v2a03
ISSN1646-4974
Versão da editorahttps://ojs.labcom-ifp.ubi.pt/ec/article/view/1253
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CECS - Artigos em revistas nacionais / Articles in national journals
DCC - Artigos em revistas nacionais / Articles in national journals

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
2023_Pinto_Pereira_Literacia-mediatica-em-saude.pdf10,97 MBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID