Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/89528
Título: | Literacia em Saúde, eHealth Literacy e Literacia Mediática em Saúde: um estudo com adolescentes portugueses |
Outro(s) título(s): | Health literacy, eHealth literacy and media health literacy: a study with Portuguese adolescents |
Autor(es): | Pinto, Diana Patrícia Pires Pereira, Sara |
Palavras-chave: | Literacia mediática em saúde Literacia em saúde eHealth literacy Adolescentes Fatores sociodemográficos Media health literacy Health literacy eHealth literacy Adolescents Sociodemographic factors |
Data: | Dez-2023 |
Editora: | Universidade da Beira Interior. Labcom.IFP |
Revista: | Estudos em Comunicação |
Citação: | Pinto, D., & Pereira, S. (2023). Literacia em saúde, eHealth literacy e literacia mediática em saúde: Um estudo com adolescentes portugueses. Estudos em Comunicação, 37(2), 47–63. https://doi.org/10.25768/1646-4974n37v2a03 |
Resumo(s): | A importância do estudo das competências que permitem aos jovens aproveitar o potencial dos media e da informação sobre saúde, de forma a promover um desenvolvimento saudável é unânime. Neste contexto, é impreterível aprofundar a investigação sobre a Literacia Mediática em Saúde (LMS) e dois conceitos com ela relacionados: a Literacia em Saúde (LS) e a eHealth Literacy (eHL). Inspirado pela literatura que aponta a importância dos fatores sociodemográficos nesta área, este estudo pretende explorar a Literacia Mediática em Saúde, a Literacia em Saúde e a eHealth Literacy, num grupo de adolescentes portugueses, na sua relação com o género, idade/escolaridade e área de residência. Para atingir o objetivo desta investigação, foram administrados inquéritos por questionário a 906 estudantes com idades compreendidas entre 11 e 19 anos de idade (M = 14,14) a frequentar o 7º, 9º e 11º anos de escolaridade em escolas dos distritos de Braga, Porto e Bragança. Os resultados revelaram que as competências analisadas tendem a ser superior nas raparigas e nos adolescentes com mais escolaridade.Com efeito, este estudo permite a identificação de populações com uma maior necessidade de promoção das capacidades inerentes à LMS, LS e eHealth Literacy, e inspirar sugestões para investigações futuras. The relevance of the study about the skills that enable youths to take advantage of the potential of the media and health information in favour of promoting healthy development is unanimous. In this framework, it is crucial to develop further research on Media Health Literacy (MHL) and two related concepts: Health Literacy (HL) and eHealth Literacy (eHL). Inspired by the literature that points out the importance of demographic factors in this area, this study aims to explore Media Health Literacy within a group of Portuguese teenagers, and in particular its relation with gender, age/school grade and area of residence. To fulfil the research goals, 906 students, between 11 and 19 years old, (M = 14,14), attending the 7th, 9th and 11th school years in schools distributed across Braga, Porto and Bragança completed a survey. The results revealed that the analysed skills tend to be superior in girls and more educated adolescents. Indeed, this study enables the identification of populations that most require MHL, HL and eHealth Literacy skills promotion, and inspires suggestions for future investigations. |
Tipo: | Artigo |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/89528 |
DOI: | 10.25768/1646-4974n37v2a03 |
ISSN: | 1646-4974 |
Versão da editora: | https://ojs.labcom-ifp.ubi.pt/ec/article/view/1253 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CECS - Artigos em revistas nacionais / Articles in national journals DCC - Artigos em revistas nacionais / Articles in national journals |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2023_Pinto_Pereira_Literacia-mediatica-em-saude.pdf | 10,97 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons