Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/89653

TítuloRevoluções em causa: as explicações de estudantes do 8º ano de escolaridade como espelho da sua consciência histórica
Outro(s) título(s)Revolutions at stake: 8th grader’s explanations as a mirror of their historical consciousness
Autor(es)Ribeiro, Rui Miguel Damaceno
Orientador(es)Gago, Marília
Palavras-chaveEducação histórica
Explicação histórica
Consciência histórica
Revolução Industrial
Alterações climáticas
History education
Historical explanation
Historical consciousness
Industrial Revolution
Climate change
Data15-Dez-2022
Resumo(s)A Explicação Histórica implica a compreensão e análise de narrativas diversas acerca do passado. Segundo autores como Cercadillo (2000) e Barca (2000), este conceito metahistórico é entendido como uma resposta à pergunta “como?” e “porquê?”. Assim, cada explicação apresenta os seus fatores que, por sua vez, se desdobram em motivações, disposições, conjunturas e condições. Cada professor investigador pode atribuir diferentes níveis de importância relativa aos fatores selecionados, numa lógica hierárquica de condições necessárias e condições contributivas, propondo-se a Teia Explicativa (Ribeiro & Gago, 2022), como uma estratégia para desenvolver a competência explicativa. A intervenção pedagógica supervisionada e o estudo desenvolvido encontra-se em linha com os pressupostos de educação histórica, de modo transversal, propondo o desenvolvimento de competência histórica (Körber, 2011), e uma reflexão ativa acerca do processo de ensino-aprendizagem que será operacionalizado a partir do subtema da Revolução Agrícola do século XVIII e a Revolução Industrial do século XVIII e XIX, oferecendo enfoque nas questões ambientais que se desenvolveram até à atualidade, centrando-se nas questões relacionadas com o conceito de orientação temporal histórica/Consciência Histórica, amplamente relevante na atual agenda de investigação em educação histórica. Tendo em mente este quadro conceptual, o problema inicial é: De que forma é que as Explicações Históricas dos estudantes podem contribuir para a formação de Consciência Histórica? Assim, este estudo qualitativo, descritivo e interpretativo, inspira-se nas propostas da Grounded Theory. Este estudo realizou-se em duas fases: primeiro um estudo exploratório e depois um estudo final. Participaram, no estudo final, duas turmas de 20 e 23 estudantes do oitavo ano de escolaridade, com idades compreendidas entre os 12 e 15 anos, num total de 43 participantes. Se no início da IPS os estudantes teciam explicações monocausais e explicações pluricausais por listagem de causa, com os desafios da Teia Explicativa, houve uma progressão para explicações pluricausais com a emergência de elementos explicativos e uso explícito de fontes históricas. A interrelação entre a realidade histórica do passado em estudo e a atualidade, se no início parecia confusa, perante os desafios desenhados com a intervenção pedagógica supervisionada, houve um desenvolvimento de consciência e orientação temporal.
Historical Explanation requires the comprehension and analysis of diverging narratives about a singular past. As defended by authors such as Cercadillo (2000) and Barca (2000) this meta-historic concept is understood as an answer to the questions “how?” and “why?”. In this fashion, each explanation presents a set of factors which can be divided into motivations, dispositions, conjunctures, and conditions. Each professor-investigator can attribute different levels of relative importance to the selected factors, in a hierarchical perspective of necessary and contributive conditions, proposing the “Teia Explicativa” (Ribeiro & Gago, 2022), as being one such strategy. The supervised educational intervention and the developed studies are in line with the assumptions of historical education, proposing the development of historical competence (Körber, 2011), from a transversal viewpoint as well as an active reflection on the teaching/learning process which is to be instrumentalized through the theme of the Agricultural Revolution in the XVIII century, as well as the Industrial Revolution of the XVIII and XIX centuries, with focus on the environmental issues and how they have developed up to the present day, focusing on the concept of temporal historic orientation/Historical Conscience, which is widely applicable in the current historical education agenda for investigation. With these concepts in mind, the initial problem can be stated as such: In which way do students’ Historical Explanations contribute to their formation of Historical Conscience? Therefore, this qualitative, descriptive, and interpretative study is based on the foundation of Grounded Theory. This study was done in two phases. Initially a preliminary study, and afterwards a final study. In the final study, there was the participation of two classes of eighth grade students of 20 and 23 students, with ages between 12 and 15, for a total of 43 participants. If at the start of the supervised educational intervention, students weaved monocausal and pluricausal explanations by list, with the challenges of the “Teia Explicativa”, there was a progression to pluricausal explanations with the emergence of explicative elements and explicit use of historical sources. If at the start of the study, this correlation of the historical reality of the past in study and the present day was confusing, with the challenges presented to the students with the supervised educational intervention, there was a development of conscience and temporal orientation.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Ensino de História no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário
URIhttps://hdl.handle.net/1822/89653
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
IE - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Rui Miguel Damaceno Ribeiro.pdfRelatório de estágio5,64 MBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID