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https://hdl.handle.net/1822/89653
Título: | Revoluções em causa: as explicações de estudantes do 8º ano de escolaridade como espelho da sua consciência histórica |
Outro(s) título(s): | Revolutions at stake: 8th grader’s explanations as a mirror of their historical consciousness |
Autor(es): | Ribeiro, Rui Miguel Damaceno |
Orientador(es): | Gago, Marília |
Palavras-chave: | Educação histórica Explicação histórica Consciência histórica Revolução Industrial Alterações climáticas History education Historical explanation Historical consciousness Industrial Revolution Climate change |
Data: | 15-Dez-2022 |
Resumo(s): | A Explicação Histórica implica a compreensão e análise de narrativas diversas acerca do passado.
Segundo autores como Cercadillo (2000) e Barca (2000), este conceito metahistórico é entendido como
uma resposta à pergunta “como?” e “porquê?”. Assim, cada explicação apresenta os seus fatores que,
por sua vez, se desdobram em motivações, disposições, conjunturas e condições. Cada professor investigador pode atribuir diferentes níveis de importância relativa aos fatores selecionados, numa lógica
hierárquica de condições necessárias e condições contributivas, propondo-se a Teia Explicativa (Ribeiro
& Gago, 2022), como uma estratégia para desenvolver a competência explicativa.
A intervenção pedagógica supervisionada e o estudo desenvolvido encontra-se em linha com os
pressupostos de educação histórica, de modo transversal, propondo o desenvolvimento de competência
histórica (Körber, 2011), e uma reflexão ativa acerca do processo de ensino-aprendizagem que será
operacionalizado a partir do subtema da Revolução Agrícola do século XVIII e a Revolução Industrial do
século XVIII e XIX, oferecendo enfoque nas questões ambientais que se desenvolveram até à atualidade,
centrando-se nas questões relacionadas com o conceito de orientação temporal histórica/Consciência
Histórica, amplamente relevante na atual agenda de investigação em educação histórica.
Tendo em mente este quadro conceptual, o problema inicial é: De que forma é que as Explicações
Históricas dos estudantes podem contribuir para a formação de Consciência Histórica? Assim, este
estudo qualitativo, descritivo e interpretativo, inspira-se nas propostas da Grounded Theory.
Este estudo realizou-se em duas fases: primeiro um estudo exploratório e depois um estudo final.
Participaram, no estudo final, duas turmas de 20 e 23 estudantes do oitavo ano de escolaridade, com
idades compreendidas entre os 12 e 15 anos, num total de 43 participantes.
Se no início da IPS os estudantes teciam explicações monocausais e explicações pluricausais por
listagem de causa, com os desafios da Teia Explicativa, houve uma progressão para explicações
pluricausais com a emergência de elementos explicativos e uso explícito de fontes históricas. A
interrelação entre a realidade histórica do passado em estudo e a atualidade, se no início parecia confusa,
perante os desafios desenhados com a intervenção pedagógica supervisionada, houve um
desenvolvimento de consciência e orientação temporal. Historical Explanation requires the comprehension and analysis of diverging narratives about a singular past. As defended by authors such as Cercadillo (2000) and Barca (2000) this meta-historic concept is understood as an answer to the questions “how?” and “why?”. In this fashion, each explanation presents a set of factors which can be divided into motivations, dispositions, conjunctures, and conditions. Each professor-investigator can attribute different levels of relative importance to the selected factors, in a hierarchical perspective of necessary and contributive conditions, proposing the “Teia Explicativa” (Ribeiro & Gago, 2022), as being one such strategy. The supervised educational intervention and the developed studies are in line with the assumptions of historical education, proposing the development of historical competence (Körber, 2011), from a transversal viewpoint as well as an active reflection on the teaching/learning process which is to be instrumentalized through the theme of the Agricultural Revolution in the XVIII century, as well as the Industrial Revolution of the XVIII and XIX centuries, with focus on the environmental issues and how they have developed up to the present day, focusing on the concept of temporal historic orientation/Historical Conscience, which is widely applicable in the current historical education agenda for investigation. With these concepts in mind, the initial problem can be stated as such: In which way do students’ Historical Explanations contribute to their formation of Historical Conscience? Therefore, this qualitative, descriptive, and interpretative study is based on the foundation of Grounded Theory. This study was done in two phases. Initially a preliminary study, and afterwards a final study. In the final study, there was the participation of two classes of eighth grade students of 20 and 23 students, with ages between 12 and 15, for a total of 43 participants. If at the start of the supervised educational intervention, students weaved monocausal and pluricausal explanations by list, with the challenges of the “Teia Explicativa”, there was a progression to pluricausal explanations with the emergence of explicative elements and explicit use of historical sources. If at the start of the study, this correlation of the historical reality of the past in study and the present day was confusing, with the challenges presented to the students with the supervised educational intervention, there was a development of conscience and temporal orientation. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de estágio de mestrado em Ensino de História no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/89653 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado IE - Dissertações de mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Rui Miguel Damaceno Ribeiro.pdf | Relatório de estágio | 5,64 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
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