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TítuloLuduficação numa turma do profissional: aposta para suprir insuficiência do equipamento
Outro(s) título(s)Gamification in a professional class: bet to fill equipment shortages
Autor(es)Fernandes, Ricardo Filipe de Lima Bragança
Orientador(es)Oliveira, Lia Raquel
Palavras-chaveAprendizagens essenciais
Ensino profissional
Ludificação
Motivação
Essential learning
Gamification
Motivation
Vocational education
Data19-Set-2022
Resumo(s)Integrado no Estágio Profissional, Unidade Curricular do 2.º ano do Mestrado de Ensino de Informática, este trabalho apresenta o meu Projeto de Intervenção Supervisionada. Os cursos profissionais têm uma grande vertente prática. Os equipamentos informáticos existentes nas escolas não têm sido alvo de atualização devido aos reduzidos orçamentos. A evolução do software exige computadores com mais recursos e tecnologicamente mais avançados. Os alunos dos cursos profissionais necessitam de uma motivação adicional por forma a manterem o seu percurso de aprendizagem. Os jogos são utilizados por quase todos os alunos para entretenimento. A ludificação tem sido usada no ensino para aumentar a motivação dos alunos, e com resultados positivos. Tendo esta panóplia de condições, realizei a minha intervenção pedagógica suportada por um processo de ludificação aplicado ao ensino, por forma a contornar as deficiências no equipamento informático existente em sala de aula e motivar os alunos para a aprendizagem, num curso do ensino profissional. O resultado da intervenção suporta a expectativa inicial: a ludificação pode ajudar a ultrapassar alguma insuficiência em equipamento informático. Também pode ser utilizada para aumentar a motivação e o interesse pela aprendizagem.
Integrated into the Professional Internship, Curricular Unit of the 2nd year of the Master of Computer Teaching, this work is the basis of my Supervised Intervention Project. Professional courses have an integrated practical aspect. Computer equipment in schools has not been upgraded due to low budgets. The evolution of the software requires computers with more features and advanced technology. Students of professional courses need additional motivation to maintain their learning path. Games have been used by students for entertainment. Gamification has been used in teaching to increase student motivation, with positive results. With those existing conditions, I carried out my pedagogical intervention, supported by a gamification process applied to teaching. The goal is to overcome the deficiencies in the computer equipment existing in the classroom and motivate students to learn in a professional education course. The result of the intervention supports the initial expectation: gamification can help overcome some insufficiency in computer equipment. It can also be used to increase motivation and interest in learning.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Ensino de Informática
URIhttps://hdl.handle.net/1822/89660
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
IE - Dissertações de mestrado

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