Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/89668

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorVieira, Fláviapor
dc.contributor.authorAndrade, Cristiana Sofia Dorespor
dc.date.accessioned2024-03-18T15:16:00Z-
dc.date.available2024-03-18T15:16:00Z-
dc.date.issued2022-09-14-
dc.date.submitted2022-06-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/89668-
dc.descriptionRelatório de estágio de mestrado em Ensino do Inglês no 1.º Ciclo do Ensino Básicopor
dc.description.abstractO presente relatório de estágio pedagógico supervisionado, realizado no âmbito do Mestrado em Ensino do Inglês no 1º Ciclo do Ensino Básico, visa documentar e analisar o projeto de investigação-ação denominado “As Expressões Artísticas na Aprendizagem do Inglês no 1º Ciclo do Ensino Básico”. Este projeto foi desenvolvido numa turma do 4º ano do 1º Ciclo do Ensino Básico, numa escola situada no concelho de Vila Nova de Famalicão, e tinha os seguintes objetivos: analisar atitudes e preferências dos alunos face à aprendizagem da língua inglesa e face ao uso das expressões artísticas em contexto de sala de aula; promover a aprendizagem da língua com recurso às expressões artísticas; promover a reflexão sobre a aprendizagem, através da autorregulação; avaliar o impacto do uso das expressões artísticas na aprendizagem da língua e nas atitudes face à aprendizagem. O projeto dividiu-se em três fases. A primeira fase correspondeu à análise inicial do contexto para o desenho do projeto; a fase intermédia traduziu-se no período de desenvolvimento de sequências didáticas focalizadas no uso de expressões artísticas, com recolha e análise de informação; na fase final, foi realizada uma apreciação global do impacto do projeto. A avaliação do projeto, baseada em informações recolhidas através da observação, diálogos, questionários de autorregulação e uma carta final escrita à professora, permitiu concluir que houve uma boa recetividade das crianças às atividades e que o uso de expressões artísticas, especialmente a expressão plástica, pode favorecer o ensino-aprendizagem do Inglês no 1º Ciclo do Ensino Básico. No que concerne a limitações sentidas, constatou-se que o recurso a expressões artísticas exige bastante tempo na planificação e desenvolvimento das atividades, o que pode condicionar a concretização das mesmas e afetar uma gestão proveitosa do tempo disponível. Todavia, os resultados sugerem que se trata de um recurso de enorme valor educativo, já que envolve os alunos e promove uma aprendizagem individualizada e única da língua, estimulando a sua criatividade. .por
dc.description.abstractThis practicum report, carried out as part of the Master’s in Teaching English in Primary Education, aims to document and analyse the action research project entitled “Artistic Expressions in English Learning in Primary Education”. The project was developed in a 4th grade class in a primary school located in Vila Nova de Famalicão and covers the following objectives: to identify and analyse students´ attitudes and preferences towards learning English and the use of artistic expressions in the classroom; to promote language learning using artistic expressions; to promote reflection on learning, through self-regulation; to assess and evaluate the impact of the project on language learning and learning attitudes. The project was divided into three phases. The first phase corresponded to the initial context analysis, which was crucial for the design of the project; the intermediate phase involved the development of didactic sequences focused on the use of certain artistic expressions, information collection and analysis; the final phase consisted of a global assessment of the project´s impact. According to the evaluation of the project, based on information gathered through observation, dialogues, self-regulation questionnaires and a final letter written to the teacher, it is possible to conclude that there was a good receptivity towards the planned activities and that the use of artistic expressions, especially plastic expression, can favour the teaching and learning experience of English in primary education. Regarding the limitations, the use of artistic expressions requires a lot of time to plan and develop activities, which can also affect their implementation and a profitable management of the available time. Nevertheless, the results suggest that artistic expressions are a resource with an enormous educational value, since they engage students and promote an individualized and unique learning experience while stimulating their creativity.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/por
dc.subjectAprendizagempor
dc.subjectCriatividadepor
dc.subjectExpressões artísticaspor
dc.subjectInglês no 1º CEBpor
dc.subjectArtistic expressionspor
dc.subjectCreativitypor
dc.subjectEnglish in primary educationpor
dc.subjectLearningpor
dc.titleAs expressões artísticas na aprendizagem do inglês no 1º ciclo do Ensino Básicopor
dc.title.alternativeArtistic expressions in english learning in Primary Educationpor
dc.typemasterThesiseng
dc.identifier.tid203547977por
thesis.degree.grantorUniversidade do Minhopor
sdum.degree.grade18 valorespor
sdum.uoeiInstituto de Educaçãopor
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopor
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
IE - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Cristiana Sofia Dores Andrade.pdfRelatório de estágio22,9 MBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID