Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/89668
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Vieira, Flávia | por |
dc.contributor.author | Andrade, Cristiana Sofia Dores | por |
dc.date.accessioned | 2024-03-18T15:16:00Z | - |
dc.date.available | 2024-03-18T15:16:00Z | - |
dc.date.issued | 2022-09-14 | - |
dc.date.submitted | 2022-06 | - |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1822/89668 | - |
dc.description | Relatório de estágio de mestrado em Ensino do Inglês no 1.º Ciclo do Ensino Básico | por |
dc.description.abstract | O presente relatório de estágio pedagógico supervisionado, realizado no âmbito do Mestrado em Ensino do Inglês no 1º Ciclo do Ensino Básico, visa documentar e analisar o projeto de investigação-ação denominado “As Expressões Artísticas na Aprendizagem do Inglês no 1º Ciclo do Ensino Básico”. Este projeto foi desenvolvido numa turma do 4º ano do 1º Ciclo do Ensino Básico, numa escola situada no concelho de Vila Nova de Famalicão, e tinha os seguintes objetivos: analisar atitudes e preferências dos alunos face à aprendizagem da língua inglesa e face ao uso das expressões artísticas em contexto de sala de aula; promover a aprendizagem da língua com recurso às expressões artísticas; promover a reflexão sobre a aprendizagem, através da autorregulação; avaliar o impacto do uso das expressões artísticas na aprendizagem da língua e nas atitudes face à aprendizagem. O projeto dividiu-se em três fases. A primeira fase correspondeu à análise inicial do contexto para o desenho do projeto; a fase intermédia traduziu-se no período de desenvolvimento de sequências didáticas focalizadas no uso de expressões artísticas, com recolha e análise de informação; na fase final, foi realizada uma apreciação global do impacto do projeto. A avaliação do projeto, baseada em informações recolhidas através da observação, diálogos, questionários de autorregulação e uma carta final escrita à professora, permitiu concluir que houve uma boa recetividade das crianças às atividades e que o uso de expressões artísticas, especialmente a expressão plástica, pode favorecer o ensino-aprendizagem do Inglês no 1º Ciclo do Ensino Básico. No que concerne a limitações sentidas, constatou-se que o recurso a expressões artísticas exige bastante tempo na planificação e desenvolvimento das atividades, o que pode condicionar a concretização das mesmas e afetar uma gestão proveitosa do tempo disponível. Todavia, os resultados sugerem que se trata de um recurso de enorme valor educativo, já que envolve os alunos e promove uma aprendizagem individualizada e única da língua, estimulando a sua criatividade. . | por |
dc.description.abstract | This practicum report, carried out as part of the Master’s in Teaching English in Primary Education, aims to document and analyse the action research project entitled “Artistic Expressions in English Learning in Primary Education”. The project was developed in a 4th grade class in a primary school located in Vila Nova de Famalicão and covers the following objectives: to identify and analyse students´ attitudes and preferences towards learning English and the use of artistic expressions in the classroom; to promote language learning using artistic expressions; to promote reflection on learning, through self-regulation; to assess and evaluate the impact of the project on language learning and learning attitudes. The project was divided into three phases. The first phase corresponded to the initial context analysis, which was crucial for the design of the project; the intermediate phase involved the development of didactic sequences focused on the use of certain artistic expressions, information collection and analysis; the final phase consisted of a global assessment of the project´s impact. According to the evaluation of the project, based on information gathered through observation, dialogues, self-regulation questionnaires and a final letter written to the teacher, it is possible to conclude that there was a good receptivity towards the planned activities and that the use of artistic expressions, especially plastic expression, can favour the teaching and learning experience of English in primary education. Regarding the limitations, the use of artistic expressions requires a lot of time to plan and develop activities, which can also affect their implementation and a profitable management of the available time. Nevertheless, the results suggest that artistic expressions are a resource with an enormous educational value, since they engage students and promote an individualized and unique learning experience while stimulating their creativity. | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | por |
dc.subject | Aprendizagem | por |
dc.subject | Criatividade | por |
dc.subject | Expressões artísticas | por |
dc.subject | Inglês no 1º CEB | por |
dc.subject | Artistic expressions | por |
dc.subject | Creativity | por |
dc.subject | English in primary education | por |
dc.subject | Learning | por |
dc.title | As expressões artísticas na aprendizagem do inglês no 1º ciclo do Ensino Básico | por |
dc.title.alternative | Artistic expressions in english learning in Primary Education | por |
dc.type | masterThesis | eng |
dc.identifier.tid | 203547977 | por |
thesis.degree.grantor | Universidade do Minho | por |
sdum.degree.grade | 18 valores | por |
sdum.uoei | Instituto de Educação | por |
dc.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | por |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado IE - Dissertações de mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Cristiana Sofia Dores Andrade.pdf | Relatório de estágio | 22,9 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons