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TítuloAnálise e melhoria do processo de gestão de stock e organização da ferramentaria de uma empresa metalomecânica
Autor(es)Lopes, Maria Cecília Leite da Silva
Orientador(es)Mendonca, Joao Pedro
Palavras-chaveLean manufacturing
5s
Gestão visual
Melhoria contínua
Controlo de gestão e localização de ferramenta
Visual management
Continuous improvement
Management control and tool localization
Data30-Out-2023
Resumo(s)A presente dissertação intitulada “Análise e melhoria do processo de gestão de stock e organização da ferramentaria de uma empresa metalomecânica” está enquadrada no âmbito do Mestrado em Engenharia Mecânica. Apresenta um projeto desenvolvido em contexto industrial, na empresa Pinto Brasil, cujo objetivo é analisar e otimizar a secção do armazém de ferramentas, utilizando ferramentas Lean. Para a elaboração deste projeto começou-se por fazer uma revisão bibliográfica acerca do Lean Production e das ferramentas Lean. Além disso, exploraram-se temas relacionados com a gestão de stocks e organização de armazéns. A metodologia de investigação utilizada foi o Action-Research, que, baseada no envolvimento contínuo com os colaboradores, permitiu o diagnóstico de vários problemas, bem como a proposta de ações de melhoria para os solucionar. Através da análise inicial detetaram-se vários desperdícios relacionados com a desorganização do armazém, com a inexistência de um sistema de ERP para controlo de gestão de stocks e de localização, bem como com a inexistência de procedimentos e tempos de espera associados a falhas no processo de preparação de kits para montagens externas. De modo a colmatar estes problemas utilizaram-se ferramentas Lean, como o 5S e a gestão visual, e desenvolveu-se, em excel, um sistema ERP, que, além de possibilitar a gestão de stocks das ferramentas disponíveis no armazém, também contém listas BOM de ferramentas necessárias para os cinco tipos de montagens externas mais comuns. Através da gestão da ferramentaria foi possível: melhorar a organização do ambiente de trabalho, observando-se um aumento nos resultados da auditoria 5S de 34% na auditoria inicial para 89% na auditoria final; diminuir, em média, os tempos de picking de ferramentas em 45%, bem como o número de ferramentas perdidas e consequentes custos de aquisição de ferramentas novas, garantindo a disponibilidade de ferramentas nos momentos de necessidade; e, ainda, melhorar a satisfação dos clientes com prazos de entrega mais curtos e com produtos de qualidade superior.
The present dissertation entitled "Analysis and improvement of the inventory management process and organization of the tooling of a metallurgical company" is framed within the scope of the Master in Mechanical Engineering. It presents a project developed in an industrial context, in the company Pinto Brasil, whose objective is to analyze and optimize the section of the tool warehouse using Lean tools. For the elaboration of this project we started by doing a bibliographic review on the Lean Production and Lean tools. In addition, topics related to inventory and warehouse management were also explored. The research methodology used was the Action Research, which based on continuous involvement with employees, allowed the diagnosis of several problems, as well as the proposal of improvement actions to solve them. Through the initial analysis were detected several wastes related to the disorganization of the warehouse, the lack of an ERP system for inventory management control and location, the lack of procedures and waiting times associated with failures in the process of preparing kits for external assemblies. To overcome these problems, Lean tools such as 5S and visual management were used and an ERP system in excel was developed, which in addition to enabling the inventory management of the tools available in the warehouse, also contains BOM lists of tools needed for the five most common types of external assemblies. Through the management of the tooling it was possible to improve the organization of the work environment, observing an increase in audit results from 34% in the initial audit to 89% in the final audit, decrease, on average, the picking times of the tools by 45%, the number of lost tools and consequent costs of purchasing new tools, ensure the availability of the tools in times of need and improve customer satisfaction with shorter delivery times and products of superior quality.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Engenharia Mecânica (área de especialização em Manufatura Avançada)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/90834
AcessoAcesso restrito autor
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
DEM - Dissertações de Mestrado / MSc Thesis

Ficheiros deste registo:
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Maria Cecilia Leite da Silva Lopes.pdf
  Até 2026-10-30
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