Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/90902
Título: | Prática intencional de ligados técnico-mecânicos de mão esquerda na guitarra clássica |
Outro(s) título(s): | Intentional practice of left-hand technical-mechanical slurs on classic guitar |
Autor(es): | Coentrão, Luís David Campos |
Orientador(es): | Abeijón, Ricardo Iván Barceló |
Palavras-chave: | Guitarra clássica Técnica instrumental Prática intencional Ligados técnico-mecânicos Classical guitar Instrumental technique Intentional practice Technical-mechanical slurs |
Data: | 20-Dez-2022 |
Resumo(s): | O presente Relatório de Estágio foi realizado no âmbito do Mestrado em Ensino de Música,
ministrado pelo Instituto de Educação da Universidade do Minho, e tem como tema a “Prática Intencional
de Ligados Técnico-Mecânicos de Mão Esquerda na Guitarra Clássica”. Este trabalho de Investigação-Ação
foi levado a cabo no Conservatório do Bomfim, localizado em Braga, compreendendo alunos dos grupos de
recrutamento M11 (Guitarra Clássica) e M32 (Conjunto Instrumental).
O principal objetivo deste trabalho foi o de averiguar se era possível usar ativamente os ligados
mecânicos de mão esquerda – elementos idiomáticos de extrema importância na técnica e no repertório
guitarrístico – dentro de uma abordagem pedagógica, promovendo uma prática intencional e
contextualizada deste recurso. Para tal, foi realizada uma revisão de literatura sobre o gesto técnico em
questão, assim como estabelecidos paralelismos com temáticas adjacentes ao mesmo, como articulação
musical e técnica instrumental.
No contexto interventivo, foram desenvolvidas e aplicadas um conjunto de doze atividades
adaptadas aos diversos níveis de ensino previstos no Ensino Regular, assim como realizados inquéritos aos
alunos intervenientes e a Professores de Guitarra Clássica sobre a temática.
Os resultados obtidos foram bastante positivos, sendo possível observar nos alunos uma evolução
significativa, não apenas no domínio dos ligados técnico-mecânicos, mas também na compreensão da
técnica geral do instrumento. Através da metodologia implementada, este projeto consciencializou e
promoveu também uma rotina de trabalho técnico com recurso a estratégias pedagógicas como
exemplificação, uso de metrónomo, introdução gradual de elementos, entre outros, que podem também
ser posteriormente aplicados e utilizados no estudo de outros elementos técnicos. This Internship Report was carried out within the scope of the Master’s Degree in Music Teaching, at the Institute of Education of the University of Minho, and it’s theme is the “Intentional Practice of Left Hand Technical-Mechanical Slurs on Classical Guitar”. This Action-Research work was carried out at the Bomfim Conservatory, located in Braga, comprising students from the M11 (Classical Guitar) and M32 (Instrumental Ensemble) recruitment groups. The main objective of this work was to investigate whether it was possible to actively use left hand mechanical slurs - idiomatic elements of extreme importance in guitar technique and repertoire - within a pedagogical approach, promoting an intentional and contextualized practice of this resource. To this end, a literature review was conducted on the technical gesture in question, as well as establishing parallels with adjacent themes, such as musical articulation and instrumental technique. In the interventional context, a set of twelve activities were developed and applied, adapted to the various levels of education provided in regular education, as well as surveys were conducted with the students and classical guitar teachers on the subject. The results obtained were quite positive, and it was possible to observe a significant evolution in the students, not only on the technical-mechanical slurs, but also on the understanding of the general technique of the instrument. Through the methodology implemented, this project also raised awareness and promoted a technical work routine using pedagogical strategies such as exemplification, metronome use, gradual introduction of elements, among others, which can also be later applied and used in the study of other technical elements. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Música |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/90902 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado IE - Dissertações de mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Luis David Campos Coentrao.pdf | Relatório de estágio | 2,68 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons