Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/91269

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorAlmeida, Leandro S.por
dc.contributor.advisorCasanova, Joana R.por
dc.contributor.authorAssunção, Joseneilde Maria depor
dc.date.accessioned2024-04-23T14:55:17Z-
dc.date.available2024-04-23T14:55:17Z-
dc.date.issued2024-01-25-
dc.date.submitted2024-02-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/91269-
dc.descriptionDissertação de mestrado em Estudos da Criançapor
dc.description.abstractO presente estudo pretende analisar a participação da família em experiências de exploração vocacional e desenvolvimento de carreira na infância. Mais concretamente, analisa-se como jovens universitários descrevem as suas experiências educativas na infância na área do desenvolvimento vocacional, em particular tomando as ações educativas dos pais/encarregados de educação. Atravésde entrevistas a um grupo de 06 estudantes do 1.º ano do Ensino Superior, diversificado em termos de frequência ou não de um curso de primeira opção e do grau da sua convicção sobre a conclusão da sua formação académica no curso que frequentam, pretende-se verificar se esta diferenciação, tomando ainda o género e a área científica do curso, reflete vivências na infância diferentes do ponto de vista de desenvolvimento vocacional. Para a recolha de dados recorre-se a entrevistas semiestruturadas centradas na família enquanto espaço de exploração e reflexão de atividades de índole vocacional, sendo o conteúdo das entrevistas transcrito para efeitos de análise e categorização. A partir da análise temática (Braun & Clarke,2006) examinamos como essas vivências na infância impactam o processo de exploração vocacional ao longo da vida. A pesquisa abrange uma perspetivapsicossocial e ecológica, considerando a interação entre indivíduos e o contexto familiar como um fator crucial na formação das escolhas vocacionais. A par de uma melhor compreensão do espaço familiar no desenvolvimento vocacional na infância, em termos de oportunidades, pretendem-se identificar pistas de intervenção junto das famílias.por
dc.description.abstractThis present study aims to analyze the role of the family in childhood vocational exploration and career development experiences. Specifically, it examines how young university students describe their educational experiences in childhood in the field ofvocational development, with a particular focus onthe educational actions of parents/guardians. Through interviews with a group of 6 first-year university students, diversified in terms of whether they are pursuing their first-choice course and the level of their conviction regarding the completion of their academic education in the course they are currently enrolled in, the study seeks to determine whether this differentiation, taking into account gender andthe scientific area of the course, reflects different childhood experiences in terms of vocational development. Data collection involves semi-structured interviews centered around the family as a space for vocational exploration and reflection, with the interview content transcribed for analysis and categorization. Using thematic analysis (Braun & Clarke, 2006), we examine how these childhood experiences impact the vocational exploration process throughout one´s life. The research adopts a psychological and ecological perspective, considering the interactions between individuals and the family context as crucial factor in shaping vocational choices. In addition to gaining a better understanding of the family´s role in childhood vocational development, the study aims to identify avenues for intervention within families in terms of providing opportunities.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/por
dc.subjectDesenvolvimento vocacionalpor
dc.subjectDesenvolvimento de carreirapor
dc.subjectPráticas educativas parentaispor
dc.subjectFamíliapor
dc.subjectInfânciapor
dc.subjectCareer developmentpor
dc.subjectVocational developmentpor
dc.subjectParents’ educational practicespor
dc.subjectFamilypor
dc.subjectChildhoodpor
dc.titleA família enquanto espaço de desenvolvimento vocacional: o olhar de jovens universitários acerca das vivências na infânciapor
dc.title.alternativeThe family as a space for vocational development: young university students ‘perspectives on childhood experiencespor
dc.typemasterThesiseng
dc.identifier.tid203559568por
thesis.degree.grantorUniversidade do Minhopor
sdum.degree.grade16 valorespor
sdum.uoeiInstituto de Educaçãopor
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopor
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
IE - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Joseneilde Maria de Assuncao.pdfDissertação de mestrado545,05 kBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID