Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/91293
Título: | Os cenários da série Squid Game: Round 6 entre fantasia e medo |
Autor(es): | Borlido, Ana Catarina Antunes |
Orientador(es): | Capela, José Manuel do Couto Ramos |
Palavras-chave: | Cinema Espaço cénico Conto de fadas assustador Escada partida Hiper-realismo Scenic space Scary fairy tale Broken ladder Hyper-realism |
Data: | 3-Abr-2024 |
Resumo(s): | Este trabalho trata da influência da forma arquitetónica/ceno gráfica nas narrativas cinematográficas, bem como essa forma tem efei to emocional no espectador, tomando como referência a série Squid
Game: Round 6, lançada a 17 de setembro de 2021. Uma das séries de
maior audiência da Netflix, Squid Game conta a história de um grupo de
456 pessoas profundamente endividadas que são persuadidas a jogar
um jogo de sobrevivência em troca de 45,6 bilhões de Won (cerca de
31,5 milhões de euros). Além do suspense, da conexão estabelecida
entre personagem e espectador, da divisão socioeconómica, das con tradições da sociedade contemporânea e da nostalgia, quase universal,
através dos jogos infantis, considera-se sobretudo a arquitetura “sur real” presente ao longo de cada episódio, que vai desempenhar um
papel fundamental para a relação empática dos espectadores com os
próprios jogadores. Na série, os espaços são criados de forma distin ta, desde pequenos cenários de estúdio a grandes cenários exteriores.
Exemplifica-se assim, a partir da análise dos cenários criados para a
série, a importância da arquitetura enquanto contributo efetivo para as
emoções numa obra cinematográfica. This work deals with the influence of architectural/scenographic form on cinematic narratives, as well as how this form has an emotional effect on the viewer, taking as a reference the series Squid Game: Round 6, released on September 17, 2021. One of Netflix’s top-rated series, Squid Game tells the story of a group of 456 deeply indebted people who are persuaded to play a survival game in exchange for 45.6 billion Won (around 31.5 million euros). In addition to the sus pense, the connection established between character and viewer, the socio-economic divide, the contradictions of contemporary society and the almost universal nostalgia for children’s games, the “surreal” ar chitecture present throughout each episode is particularly important, playing a key role in the viewers’ empathetic relationship with the players themselves. In the series, spaces are created in different ways, from small studio sets to large outdoor sets. By analyzing the sets crea ted for the series, we can demonstrate the importance of architectu re as an effective contribution to emotions in a cinematographic work. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado integrado em Arquitetura, Cultura Arquitetónica |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/91293 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado EAAD - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Ana Catarina Antunes Borlido.pdf | Dissertação de mestrado | 48,82 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons