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TítuloEstudo da orientação para a marca de empresas de vestuário de luxo
Autor(es)Pereira, Cecília Andreia Costinha
Orientador(es)Broega, A. C.
Marques, Nuno Filipe Pinto de Oliveira
Palavras-chaveMarcas de vestuário
Vestuário de luxo
Orientação para marca
Marketing
Clothing brands
Luxury clothing
Brand orientation.
Marketing
Data29-Dez-2023
Resumo(s)Atualmente, existe uma saturação no mercado do design do vestuário de Moda devido ao aumento contínuo de designers e marcas. A globalização possibilitou o aumento de concorrência, tornando as oportunidades dificultosas dentro do setor, sobretudo para os designers locais concorrerem com marcas internacionais de renome. Além disso, as constantes mudanças do domínio da Moda reúnem adversidades que põem em causa a integridade empresarial, nomeadamente a ascensão do Fast-Fashion (produção em massa de vestuário é desfavorável para os designers que objetivam criar peças singulares e com alta qualidade), as exigências para a adoção de práticas sustentáveis (sociais e ambientais), o plágio e as cópias que depreciam o valor das marcas e diminuem as vendas, a coação para a redução de custos comerciais, as oscilações das preferências do consumidor (resultando num desenvolvimento constante para dar resposta às demandas do mercado) e a utilização de novos mecanismos ou procedimentos relacionados com o marketing que ajudem na distinção das marcas, são os maiores desafios enfrentados pelo setor. O marketing é uma área imprescindível para a competitividade das empresas do ramo do vestuário, pois auxilia no desempenho organizacional. Dentro desta doutrina, tem emergido um novo paradigma: a orientação para a marca. Este tipo de orientação utiliza a marca como núcleo organizacional e como recurso estratégico. Por outras palavras: não é suficiente que se manifeste no mercado competitivo, a mesma também deve lidar com dimensões ambientais e incluir complexidade à atividade empresarial. A presente dissertação visa o estudo da orientação para a marca adaptado ao contexto das empresas de vestuário, particularmente dentro do setor do luxo. Face ao evidenciado, é realizado um modelo, com base na pesquisa prévia de autores. Neste âmbito, o objetivo dominante do estudo é um instrumento de mensuração aplicado a marcas de vestuário nacionais e internacionais, com base no modelo elaborado.
Currently, there is a saturation in the clothing design market due to the continuous increase of designers and brands. Globalization has enabled increased competition, making difficult opportunities to stand out within the setor, especially for local designers to compete with renowned international brands. Moreover, the constant changes in fashion domain bring together adversities that challenge business integrities, namely the rise of Fast-Fashion (mass production of clothing is unfavorable for designers who create unique, high-quality creations), the demands for the adoption of sustainable practices (social and environmental) plagiarism and copies that depreciate the value of brands and decrease sales, coercion to reduce commercial costs, fluctuating consumer preferences (resulting in constant development to meet market demands), and the use of new marketing-related mechanisms or procedures to help distinguish brands are the biggest challenges facing the sector. Marketing is an indispensable area for the competitiveness of apparel companies, as it assists in organizational performance. Within this doctrine, a new paradigm has emerged: brand orientation. This type of orientation uses the brand as the organizational core and as a strategic resource. In other words, it is not enough that it manifests itself in the competitive market, it must also deal with environmental dimensions and include complexity to the business activity. This dissertation aims to study brand orientation adapted to the context of clothing companies, particularly within the luxury sector. In this context, the dominant objective of the study is a measurement instrument applied to national and international clothing brands, based on the model developed.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Design e Marketing de Produto Têxtil, Vestuário e Acessórios
URIhttps://hdl.handle.net/1822/91419
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
DET/2C2T - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
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Cecilia Andreia Costinha Pereira.pdfDissertação de mestrado10,98 MBAdobe PDFVer/Abrir

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