Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/91447

TítuloOs programas de assistência estudantil do Instituto Federal de Alagoas (IFAL) - Campus Maceió (Brasil) e seu contributo para o sucesso educativo e melhoria na vida do educando
Outro(s) título(s)The student assistance programs of the Federal Institute of Alagoas (IFAL) - Campus Maceió (Brazil) and their contribution to educational success and improvement in the student's life
Autor(es)Júnior, Rivadávia Souza Costa
Orientador(es)Vilarinho, Emília
Palavras-chaveEducação profissional
Mobilidade social
Programas assistência estudantil
Sucesso educativo
Professional education
Social mobility
Student assistance programs
Educational success
Data16-Fev-2024
Resumo(s)O presente trabalho tem como objetivo analisar sociologicamente alguns programas de assistência estudantil na Rede de Institutos Federais, especificamente no Instituto Federal de Alagoas - Campus Maceió–Brasil e o seu contributo para o sucesso educativo e profissional e na melhoria das condições socioeconomicas dos alunos. A pesquisa tem como método o estudo de caso, o que nos permitiu realizar um levantamento e questionamento acerca da efetividade da política estudantil analisada no IFAL. As técnicas de recolha de dados foram a análise documental de documentos oficiais (nacionais, federais e locais) e o inquérito por questionário. A amostra foi constituída por alunos do ensino médio técnico matriculados em 2013 e que concluiram o curso entre os anos de 2016 à 2019 (antes da epidemia de Covid-19). As técnicas utilizadas permitiram confrontar e triangular os dados obtidos nas fontes primárias do sistema que alimenta informações para o governo federal, com as respostas dos ex-alunos. Os resultados da pesquisa apontam para indícios de que os contributos da política de assistência ao discente melhora a eficiência acadêmica e por consequência há mobilidade social e isso está relacionada com três fatores:1. A estratégia das famílias para transferência do capital cultural; 2. A boa utilização dos recursos da política de assistência estudantil, e 3.Aumento de uma governança (democrática, participativa e colegiada). Ainda a grande dificuldade foi trabalhar dois tempos, um passado onde eles na qualidade de alunos receberam os benefícios da assistência estudantil e o presente onde hoje estes são ex-alunos com formação técnica são absorvidos no mercado de trabalho e possuem currículos de sucesso.
The present work aims to sociologically analyze some student assistance programs in the Federal Institutes Network, specifically in the Federal Institute of Alagoas - Campus Maceió–Brazil and their contribution to educational and professional success and the improvement of students' socioeconomic conditions. The research method uses a case study, which allowed us to carry out a survey and question the effectiveness of the student policy analyzed at IFAL. The data collection techniques were documentary analysis of official documents (national, federal and local) and questionnaire surveys. The sample consisted of technical high school students from the course of students enrolled in 2013 and who completed the course between 2016 and 2019 (before the Covid-19 epidemic). The techniques used made it possible to compare and triangulate the data obtained from the primary sources of the system that feeds information to the federal government, with the responses from former students. The research results point to evidence that the contributions of the student assistance policy improve academic efficiency and consequently there is social mobility and this is related to three factors:1. The family strategy for transferring cultural capital; 2. Good use of student assistance policy resources, and 3. increase in governance (democratic, participatory and collegial). Still the greatest difficulty was working in two phases, a past where they, as students, received the benefits of student assistance and the present where today these are former students with technical training who are absorbed into the job market and have successful CVs.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Sociologia da Educação e Políticas Educativas)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/91447
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
IE - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Rivadavia Souza Costa Junior.pdfDissertação de mestrado4,62 MBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID