Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/91447
Título: | Os programas de assistência estudantil do Instituto Federal de Alagoas (IFAL) - Campus Maceió (Brasil) e seu contributo para o sucesso educativo e melhoria na vida do educando |
Outro(s) título(s): | The student assistance programs of the Federal Institute of Alagoas (IFAL) - Campus Maceió (Brazil) and their contribution to educational success and improvement in the student's life |
Autor(es): | Júnior, Rivadávia Souza Costa |
Orientador(es): | Vilarinho, Emília |
Palavras-chave: | Educação profissional Mobilidade social Programas assistência estudantil Sucesso educativo Professional education Social mobility Student assistance programs Educational success |
Data: | 16-Fev-2024 |
Resumo(s): | O presente trabalho tem como objetivo analisar sociologicamente alguns programas de assistência
estudantil na Rede de Institutos Federais, especificamente no Instituto Federal de Alagoas - Campus
Maceió–Brasil e o seu contributo para o sucesso educativo e profissional e na melhoria das condições
socioeconomicas dos alunos. A pesquisa tem como método o estudo de caso, o que nos permitiu realizar
um levantamento e questionamento acerca da efetividade da política estudantil analisada no IFAL. As
técnicas de recolha de dados foram a análise documental de documentos oficiais (nacionais, federais e
locais) e o inquérito por questionário. A amostra foi constituída por alunos do ensino médio técnico
matriculados em 2013 e que concluiram o curso entre os anos de 2016 à 2019 (antes da epidemia de
Covid-19). As técnicas utilizadas permitiram confrontar e triangular os dados obtidos nas fontes primárias
do sistema que alimenta informações para o governo federal, com as respostas dos ex-alunos. Os
resultados da pesquisa apontam para indícios de que os contributos da política de assistência ao discente
melhora a eficiência acadêmica e por consequência há mobilidade social e isso está relacionada com
três fatores:1. A estratégia das famílias para transferência do capital cultural; 2. A boa utilização dos
recursos da política de assistência estudantil, e 3.Aumento de uma governança (democrática,
participativa e colegiada). Ainda a grande dificuldade foi trabalhar dois tempos, um passado onde eles
na qualidade de alunos receberam os benefícios da assistência estudantil e o presente onde hoje estes
são ex-alunos com formação técnica são absorvidos no mercado de trabalho e possuem currículos de
sucesso. The present work aims to sociologically analyze some student assistance programs in the Federal Institutes Network, specifically in the Federal Institute of Alagoas - Campus Maceió–Brazil and their contribution to educational and professional success and the improvement of students' socioeconomic conditions. The research method uses a case study, which allowed us to carry out a survey and question the effectiveness of the student policy analyzed at IFAL. The data collection techniques were documentary analysis of official documents (national, federal and local) and questionnaire surveys. The sample consisted of technical high school students from the course of students enrolled in 2013 and who completed the course between 2016 and 2019 (before the Covid-19 epidemic). The techniques used made it possible to compare and triangulate the data obtained from the primary sources of the system that feeds information to the federal government, with the responses from former students. The research results point to evidence that the contributions of the student assistance policy improve academic efficiency and consequently there is social mobility and this is related to three factors:1. The family strategy for transferring cultural capital; 2. Good use of student assistance policy resources, and 3. increase in governance (democratic, participatory and collegial). Still the greatest difficulty was working in two phases, a past where they, as students, received the benefits of student assistance and the present where today these are former students with technical training who are absorbed into the job market and have successful CVs. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Sociologia da Educação e Políticas Educativas) |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/91447 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado IE - Dissertações de mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Rivadavia Souza Costa Junior.pdf | Dissertação de mestrado | 4,62 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons