Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/91449

TítuloO dever de sonhar: um olhar para as crianças ucranianas refugiadas inseridas no sistema educativo português
Outro(s) título(s)The duty of dreaming: a look at the ukrainian refugee children inserted in the portuguese education system
Autor(es)Calixto, Tatiane Cacique
Orientador(es)Caires, Susana
Palavras-chaveCriança em situação de refúgio
Inclusão
Narrativa e desenho infantil
Regulação emocional
Child in a refuge situation
Children’s drawing
Emotional regulation
Inclusion
Narrative
Data20-Mar-2024
Resumo(s)O conflito armado entre Ucrânia e Rússia foi responsável por um grande fluxo migratório na Europa a partir do ano de 2022. Acolher crianças ucranianas em situação de refúgio tem sido um desafio a Portugal, principalmente no que diz respeito a estratégias a serem postas em ação pelo sistema educativo no sentido de assegurar todas as vertentes de acolhimento, integração e inclusão. A presente pesquisa apresenta proposta de intervenção educativa com base em regulação emocional. As atividades tiveram como eixos centrais e que também foram incorporados como eixos de análise: a) a percepção de como a criança ucraniana em situação de refúgio se sente na escola e b) as diversas maneiras pelas quais lidam com seus sentimentos. O problema central da presente investigação pode ser traduzido na seguinte questão: Como o uso de intervenções educativas com base na regulação emocional pode potencializar o desenvolvimento das habilidades emocionais e promover o bem-estar das crianças ucranianas no sistema educativo português? Dentre as várias estratégias usadas destacam-se o uso de contos narrativos e do desenho dada a sua relevância no cotidiano infantil e seu papel no desenvolvimento da criança, apresentando-lhe formas de organização do mundo e da realidade. A pesquisa foi inserida em uma escola no norte de Portugal e envolveu 6 crianças ucranianas do primeiro ciclo. Quanto aos resultados da análise, destacam-se a influência da barreira linguística e a importância da vinculação das crianças com a pesquisadora. Quanto aos eixos de análise percebeu-se que a) as crianças passaram não só a ter mais atenção a emoção que pudessem estar sentido, como também às possibilidades de expressão dessas emoções, além de poder estabelecer conexões menos centradas em si mesmo e despertados para a existência de emoções no outro. b) relativo a gestão das emoções embora não tenha sido possível identificar de modo muito preciso as estratégias usadas pelas crianças, sabe-se que o ponto de partida de sua mobilização sempre foi o reconhecimento de sua existência e de seus efeitos no próprio comportamento por parte de cada criança. O ponto fundamental deste trabalho está justamente em se vislumbrar o compromisso do sistema escolar de forma ampla com o resgate do direito de ser criança. A situação de conflito armado, migração forçada e desafios de acolhimento em um novo país atingem as crianças em situação de refúgio em todo mundo e é pensando nelas que este trabalho aponta um novo olhar sobre as crianças ucranianas, expressando o desejo de que lhes seja devolvido o dever, de ser criança e de poder sonhar.
The armed conflict between Russia and Ukraine was responsible for a huge migratory flow in Europe from 2022. Welcoming children in a refugee situation has been a challenge to Portugal mainly with regard to strategies to be put into action by the educational system in order to ensure all aspects of reception, integration and inclusion. This research presents a proposal for educational intervention based on emotional regulation.The activities had two central axes which also were incorporated as analysis axes: a) the perception about how Ukrainian children in a refugee situation feel theirselves at school and b) several ways which they deal with their feelings. The great question that motivated me to perform this research is to understand how the use of educational interventions based on emotional regulations can enhance the development of emotional skills and promote the well-being of Ukrainian children in the Portuguese educational system. Among many other strategies used, the use of narrative tales and drawing stand out due to its relevance in children's daily life and its role in the children's development presenting them ways of the world organization and reality. The research took place in a school in Northen Portugal and involved six ukrainian children of the primary education. As for the results of the analysis is important to highlight the influence of the language barrier and the connection betwen the kids and the researcher. Concerning the analysis axes, it was observed that: a) children started not only paying attention to the emotion they could be feeling but also the possibilities to express these emotions being able to establish conections less centred in themselves awakened to the existence of emotions in the other; b) regarding the management of emotions it was not possible to identify with a precisely way the strategies which were used by the children, it is known that the starting point of their mobilisation has always been the recognition of their existence and its effects in their own behaviour. The main point of this research is exactly to glimpse with the school commitment system in a broad way with the rescue of the right to be a child. The armed conflict situation, forced migration and host challenges in a new country affect children in a refugee situation all over the world and, it is thinking about them that this paper suggests a new look at the Ukrainian children expressing the desire of being once returned their duty of being child and the possibility of dreaming.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Estudos da Criança
URIhttps://hdl.handle.net/1822/91449
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Tatiane Cacique Calixto.pdfDissertação de mestrado2,31 MBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID