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TítuloO e-mail marketing como vantagem competitiva da comunicação de moda
Autor(es)Araújo, Leonor Margarida Carvalho de
Orientador(es)Catarino, André P.
Palavras-chaveMarketing digital
E-mail marketing
Indústria da moda
Geração de leads
Experiência do consumidor
Digital marketing
Fashion industry
Leads generation
User experience
Data31-Jul-2023
Resumo(s)O objetivo deste estudo é analisar a aplicação de estratégias de marketing digital na indústria da moda, com ênfase no e-mail marketing, uma ferramenta fundamental para a comunicação com clientes e potenciais clientes. Suportado no panorama nacional da indústria têxtil em Portugal e na eficácia do e-mail marketing para os modelos de negócio B2B, o desenvolvimento resume-se num caso de estudo baseado na aplicação de estratégias de e-mail marketing em uma empresa de produção de meias. Depois de uma apresentação da análise interna e externa da empresa, o estudo recai sobre o e mail marketing. Desde a geração de leads até à conversão de vendas, a investigação sugere boas práticas a aplicar nos vários tipos de e-mails enviados sob a perspetiva do consumidor e dos profissionais de marketing. Sustentada nos relatórios providenciados pelo Mailchimp, plataforma de automação de marketing utilizada, a análise de resultados propõe a eficiência do e-mail marketing como ferramenta de comunicação numa abordagem omnicanal. Sujeita a uma análise crítica, a pesquisa destaca a necessidade de adaptação às tendências de consumo e ao comportamento do consumidor na era digital e oferece insights valiosos para empresas que pretendem fortalecer o relacionamento com os clientes atuais e melhorar a comunicação e vendas por meio da ferramenta de e-mail marketing.
The aim of this study is to analyze the application of digital marketing strategies in the fashion industry, with emphasis on e-mail marketing, a fundamental tool for communication with customers and potential customers. Supported in the national panorama of the textile industry in Portugal and the effectiveness of e mail marketing for B2B business models, the development is summarized in a case study based on the application of e-mail marketing strategies in a sock production company. After a presentation of the internal and external analysis of the company, the study falls on e-mail marketing. From lead generation to sales conversion, the research suggests best practices to apply in the various types of e-mails sent from the perspective of the consumer and the marketers. Supported by reports provided by Mailchimp, the marketing automation platform used, the results analysis proposes the efficiency of e-mail marketing as a communication tool in an omnichannel approach. Subjected to a critical analysis, the research highlights the need to adapt to consumption trends and consumer behavior in the digital age, and offers valuable insights for companies that intend to strengthen the relationship with current customers and improve communication and sales through the e mail marketing tool.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Design de Comunicação de Moda
URIhttps://hdl.handle.net/1822/91460
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
DET/2C2T - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
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