Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/915

TítuloO ensino liceal e técnico e a sociedade no Minho (1845-1947)
Autor(es)Azevedo, Rodrigo
Orientador(es)Fernandes, Rogério
Data2004
Resumo(s)A presente investigação versa a temática do Ensino Secundário e sua relação com a Sociedade do Minho. O objecto de estudo centra-se na análise da evolução das instituições educativas dos Ensinos Liceal e Técnico, nas suas dimensões organizacionais de similitude e/ou diferenciação. A focalização temporal abrange o período entre 1845 e 1947, numa perspectiva de longa duração. As vertentes de análise explicativas desenvolveram-se em torno de várias questões. Partindo da matriz pombalina da criação de um Ensino Secundário Público, equacionou-se historicamente a evolução das instituições educativas e a sua relação, ao longo do processo de escolarização operado desde meados do século XIX até meados do século XX. A metodologia aplicada assentou numa perspectiva heurística de recurso entre a Memória e os arquivos. A pesquisa e análise de fontes documentais escritas, boa parte das quais inéditas, e impressas foi realizada num conjunto numeroso e diversificado de arquivos e bibliotecas - arquivos escolares, municipais, distritais, de Ministérios, Arquivo Nacional da Torre do Tombo, bibliotecas distritais e Biblioteca Nacional. A aproximação e compreensão da temática realizou-se atravé da articulação cuidadosa entre a pesquisa documental, o tratamento casuístico, analí­tico e até heurístico, resultante da multiplicidade de fontes, o que proporcionou abordagens explicativas de relevante dimensão quantitativa e outras de análise de conteúdo, onde o postulado qualitativo predominou. Esta postura investigativa conduziu à  formulação de hipóteses explicativas, que se sistematizaram em indicadores conclusivos conducentes à  construção do quadro conceptual. Em suma, procura-se demonstrar neste estudo, partindo de um quadro de mesoabordagem, a evolução dos modelos organizativos e pedagógicos das instituições do Ensino Secundário, que foram configuradas pela sua historicidade, materialidade, funcionamento, representação e apropriação, relevando, sobretudo, o primado das sociabilidades e das racionalidades, plasmadas na Sociedade do Minho.
This investigation is about the thematic of Secondary School and its relationship with the Minho Society. The main issue of this study is the analysis of evolution of both Technical and Secondary Schools, bearing in mind their organizational structures of similarity and /or difference. The period of time studied is from 1845 until 1947, on a long time perspective. The explanatory ways of the analysis have developed around several questions. Starting with the "Marquês de Pombal" idea of creating a Public 5econdary School, it was considered an historical evolution of the educational institutions and their connection, alongside the school process from mid of 19Th century until mid of 20th century. The methodology used was based on a heuristic basis with recourse to the Memory and the files. The research and analysis of written documents, many of them originals, as well as of printed sources was made in a big and different group of files and libraries - at schools, town and district halls, at Ministerial offices, in the Arquivo Nacional da Torre do Tombo, district libraries and in the National Library. The approach and comprehension of this matter has been made through a careful articulation between documental research and the casuistic, analytic and even heuristic treatment, as a result of a variety of sources. This provided explanatory approaches with both relevant quantitative dimension and contents' analysis where the qualitative proposition was predominant. This investigative attitude led to the formulation of explanatory theories that were systematized in conclusive indicators leading to the construction In brief, what this study intends to demonstrate, starting from a Semiapproach point of view, is the evolution of the organized and pedagogic models of the institutions of the Secondary School, which have been configured due to their historicity, materiality, functioning way, representation and appropriations, accentuating mainly the primacy of the of the sociability and rationality formed in the Minho Society.
TipoTese de doutoramento
URIhttps://hdl.handle.net/1822/915
AcessoAcesso restrito UMinho
Aparece nas coleções:BUM - Teses de Doutoramento
CIEd - Teses de Doutoramento em Educação / PhD Theses in Education

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
doutor1.pdf
Acesso restrito!
96,41 kBAdobe PDFVer/Abrir
Doutor2.pdf
Acesso restrito!
313,78 kBAdobe PDFVer/Abrir
doutor3.pdf
Acesso restrito!
1,32 MBAdobe PDFVer/Abrir
doutor4 secção 2.pdf
Acesso restrito!
450,91 kBAdobe PDFVer/Abrir
doutor4.pdf
Acesso restrito!
1,2 MBAdobe PDFVer/Abrir
doutor5 recovered.pdf
Acesso restrito!
895,03 kBAdobe PDFVer/Abrir
Doutor6discip.pdf
Acesso restrito!
187,21 kBAdobe PDFVer/Abrir
doutor6e.t..pdf
Acesso restrito!
47,87 kBAdobe PDFVer/Abrir
doutor agradecimentos.pdf
Acesso restrito!
12,92 kBAdobe PDFVer/Abrir
doutorbibliografia.pdf
Acesso restrito!
86,72 kBAdobe PDFVer/Abrir
Doutorcapa.pdf
Acesso restrito!
29,83 kBAdobe PDFVer/Abrir
doutorconclusoes.pdf
Acesso restrito!
34,47 kBAdobe PDFVer/Abrir
doutorfontes.pdf
Acesso restrito!
60,75 kBAdobe PDFVer/Abrir
Doutorindice.pdf
Acesso restrito!
24,22 kBAdobe PDFVer/Abrir
Doutorjornais.pdf
Acesso restrito!
12,81 kBAdobe PDFVer/Abrir
doutorresumo.pdf
Acesso restrito!
24,12 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID