Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/91921
Título: | Educação em língua materna, Teoria Gerativa e Psicolinguística |
Autor(es): | Pilati, Eloisa Lourenço-Gomes, Maria do Carmo Castro, Ana Carolina de |
Palavras-chave: | Psicolinguística Educação em língua materna |
Data: | 2022 |
Editora: | Editora Contexto |
Citação: | Pilati, E.; Lourenço-Gomes, M. C.; Castro, A. C. (2022). Educação em língua materna, Teoria Gerativa e Psicolinguística". In Maia, M. (Ed.) Psicolinguística: diversidades, interfaces e aplicações. pp. 12-35. Contexto. |
Resumo(s): | [Excerto] Desde que Noam Chomsky, no final da década de 1960, propôs a Teoria Gerativa e a hipótese da Faculdade da Linguagem houve uma mudança de paradigmas na compreensão sobre as propriedades das línguas naturais, que passaram a ser vistas como o resultado de interações entre fatores biológicos e sociais. De acordo com essa hipótese, as línguas naturais fazem parte de uma dotação genética dos seres humanos, típica da espécie, que nos habilita a adquirir línguas na modalidade oral ou sinalizada, de forma natural, já na mais tenra infância. Considerando a postulação desse paradigma, diversas áreas do saber têm incluído, em seus pressupostos e métodos de pesquisa, as propriedades das línguas naturais como parte da mente/cérebro dos seres humanos. A Teoria Gerativa tem investigado essa hipótese por meio de modelos abstratos sobre a estrutura gramatical das línguas naturais, a Psicolinguística tem investigado as diversas áreas relacionadas ao processamento da linguagem e estudos neurocientíficos têm atestado locais no cérebro destinados ao funcionamento das línguas naturais e aos impactos dos processos de leitura e escrita na configuração cerebral. Apesar de todos esses avanços no campo científico, a maior parte dessas descobertas não tem chegado à educação básica e os métodos de ensino permanecem desconsiderando a faceta biológica das línguas naturais. [...] |
Tipo: | Capítulo de livro |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/91921 |
ISBN: | 978-65-5541-200-0 |
Acesso: | Acesso restrito UMinho |
Aparece nas coleções: |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Pilati_Lourenço-Gomes_&_Castro_2022_Cap_livro_EdContexto.pdf Acesso restrito! | 369,75 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |