Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/91977

TítuloPotencialidade dos desenhos animados para a promoção da educação alimentar na educação Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico
Outro(s) título(s)Cartoon potential for the promotion of food education in Pre-School Education and the 1st Cycle of Basic Education
Autor(es)Pereira, Maria Inês Oliveira
Orientador(es)Vilaça, Teresa
Palavras-chaveDesenhos animados
Educação alimentar
Educação Pré-Escolar
Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
Cartoons
Nutrition education
Pre-School Education
Teaching of 1st Cycle Basic Education
Data2-Jan-2023
Resumo(s)O presente relatório tem como principal objetivo dar a conhecer o trabalho desenvolvido com crianças de 5 e 7-8 anos, durante o projeto de intervenção e investigação desenvolvido nos contextos de Educação Pré-Escolar e de Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, durante o 2.º ano de Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. Este projeto, intitulado Potencialidade dos Desenhos Animados para a Promoção da Educação Alimentar na Educação Pré-escolar e 1.ºCiclo do Ensino Básico, pretende dar resposta ao seguinte problema de investigação: Quais os efeitos da exploração didática de desenhos animados sobre educação alimentar no conhecimento processual sobre nutrição e melhoria da expressão oral e artística em crianças da educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básico? A partir do problema de investigação foram formuladas as seguintes questões de investigação: i) Como evolui o conhecimento sobre nutrição de crianças da educação pré-escolar e 1º ciclo durante a educação alimentar baseada em desenhos animados?; ii) Como é que a educação alimentar baseada em desenhos animados contribuiu para o desenvolvimento de competências de comunicação oral no Pré-Escolar ?; iii) Como é que a educação alimentar baseada em desenhos animados contribuiu para o desenvolvimento de competências de expressão artística no Pré-Escolar ?; iv) Como é que a educação alimentar baseada em desenhos animados contribuiu para o desenvolvimento de ações pelas crianças de promoção da alimentação saudável na escola e na comunidade?, v) Como evoluem as competências de trabalho cooperativo no 1º ciclo do Ensino Básico? vi) Qual é a opinião dos alunos do 1º CEB sobre as aulas? Na prática dos dois contextos de investigação e intervenção na educação pré-escolar com crianças de cinco anos e no 2.º ano do 1º ciclo do ensino básico foram aplicadas diversas estratégias e atividades pedagógicas para explorar os desenhos animados de educação alimentar da Nutri Ventures. Os instrumentos usados para a recolha de dados foram o teatro de fantoches, diários de bordo semanais, grelhas de observação e a análise documental. Observou-se que a maior parte das crianças da educação pré-escolar e do 2º ano do 1.º CEB melhorou o seu conhecimento sobre nutrição e desenvolveu competências de comunicação oral bem como de expressão artística, como o recorte, pintura, colagem, entre outros.
The current report aims to show the work developed with children between the ages of 5 and 8 during an intervention and research project carried out on Pre-school Education and Teaching of 1st Cycle Basic Education settings, in the course of the second year of master’s degree in Pre-School Education and Teaching of 1st Cycle Basic Education. This study, entitled Cartoons Potential for the Promotion of Nutrition Education in Pre-School Education and 1st Cycle Basic Education, intends to address the following investigation problem: What are the effects of didactical exploitation of cartoons on nutrition education in the procedural knowledge about nutrition and improvement of the verbal and artistic expression in children from pre-school education and teaching of 1st Cycle Basic Education? From the investigation problem the following questions were raised: i. How did knowledge on nutrition among children from pre-school and 1st Cycle develop during nutrition education based on cartoons?; ii. How did Nutrition Education based on cartoons contribute to the development of verbal communication skills Education In Pre-School?; iii. How did nutrition education based on cartoons contribute to the development of artistic expression Education In Pre-School?; iv. How did nutrition education based on cartoons contribute to the development of actions linked to the promotion of a healthy diet at school and at the community carried out by children?; v. How cooperative work skills evolve 1st Cycle?; vi. What is the opinion of 1st Cycle about the classes? In practice of both investigation and intervention contexts in pre school education with children aged 5 and in the 2nd year of the 1st Cycle Basic Education were applied several strategies and education activities to exploit cartoons of nutrition education by Nutri Ventures. The tools used for the collection of data were puppets theatre, weekly logbooks, observation sheets and analysis of data. It was found that most of the children of pre-school and 2nd year of the 1st Cycle Basic Education improved their knowledge on nutrition and developed verbal communication and artistic expression skills, such as cutting, painting, gluing, among others.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
URIhttps://hdl.handle.net/1822/91977
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
IE - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Maria Ines de Oliveira Pereira.pdfRelatório de estágio6,36 MBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID