Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/91978

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorVarela, Paulopor
dc.contributor.authorSilva, Maria Inês Teixeira dapor
dc.date.accessioned2024-06-25T08:48:48Z-
dc.date.available2024-06-25T08:48:48Z-
dc.date.issued2023-01-02-
dc.date.submitted2022-10-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/91978-
dc.descriptionRelatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básicopor
dc.description.abstractO presente relatório surge como resultado de um projeto de intervenção pedagógica, implementado no âmbito da Unidade Curricular de “Estágio”, integrada no plano de estudos do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, da Universidade do Minho. As principais finalidades do mesmo são descrever e avaliar a intervenção desenvolvida em ambos os contextos. Procurou-se na prática de ensino supervisionada de ambos os contextos dar resposta à questão que orientou a investigação: Como promover uma educação para a cidadania em articulação com as outras áreas de conteúdo? Esta questão afigurou-se relevante nos dois contextos, tendo dado origem aos seguintes objetivos gerais: a) Explorar as diversas áreas de conteúdo de forma integrada, recorrendo a estratégias que promovam a convivência democrática e a cidadania e b) averiguar como promover o desenvolvimento de atitudes e valores nas crianças, relacionados com a convivência democrática e a cidadania. O projeto foi desenvolvido segundo uma metodologia de investigação-ação, na qual cada atividade realizada corresponde a um ciclo de planificação, ação, observação e reflexão. Foram exploradas 8 atividades de cidadania, em articulação com diferentes áreas de conteúdo, quer com um grupo de crianças do pré-escolar, quer com uma turma do 3.º ano de escolaridade. Além de ter sido assumido um papel de educadora e professora, assumiu-se, também, o papel de investigadora. Na sequência da observação participante, foram sendo recolhidos dados que viriam a ser, posteriormente, alvo de uma análise e reflexão. Essa recolha ocorreu por via de gravações de áudio e de registos fotográficos. A partir destes elaboraram-se diários de atividade, que vieram a ser analisados tendo em conta os objetivos previamente definidos para o projeto. A Análise dos diários procurará percecionar a evolução do comportamento de algumas crianças ao longo da realização de atividades. Analisar-se-á, ainda, os comentários dos alunos, quer escritos, quer realizados oralmente, bem como a avaliação que realizavam da sua prestação e dos colegas na realização dos trabalhos de grupo.por
dc.description.abstractThis report is the result of a pedagogical intervention project implemented within the curricular united “internship”, integrated the study plan of the master´s degree in Pre-school Education and Teaching in the 1st Cycle of Basic Education, at the University of Minho. Its main purposes are to describe and evaluate an intervention developed in both contexts. In the supervised teaching practice of both contexts, we sought to answer the question that guides the investigation: How to promote education for citizenship in articulation with the other areas of content? This question was relevant in the contexts and gave rise to the following general objectives: a) Explore the different areas of content in an integrated way, using strategies that promote democratic coexistence and citizenship; b) Find out how to promote the development of attitudes and values in children, related to coexistence democracy and citizenship. The project was developed according to an investigation-action methodology, in which each activity carried out corresponds to a cycle of planning, action, observation and reflection. Eight citizenship activities were explored, in articulation with different content areas, either with a group of preschool children or with a 3rd-grade class. In addition to being assumed the role of educator and teacher has also assumed the role of researcher. From participant observation, data were collected that would later be the subject of analysis and reflection. This collection took place through audio recordings and photographic records. From these, activity diaries were prepared, which were analyzed considering the objectives previously defined for the project. The analysis of the diaries will seek to perceive the evolution of the behavior of some children during the performance of activities. It will also analyze the students' comments, whether written or made orally, as well as the assessment they made of their performance and that of colleagues in carrying out the group work.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/por
dc.subjectCidadaniapor
dc.subjectInterdisciplinaridadepor
dc.subjectLiteratura para a infânciapor
dc.subjectCitizenshippor
dc.subjectInterdisciplinaritypor
dc.subjectChildren`s literaturepor
dc.titleA exploração integrada das diferentes áreas de conteúdo: uma perspetiva de educação para os valores na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básicopor
dc.title.alternativeThe integrated exploration of the different content areas: an education perspective for values in Pre-School Education and the 1st Cycle of Basic Educationpor
dc.typemasterThesiseng
dc.identifier.tid203609620por
thesis.degree.grantorUniversidade do Minhopor
sdum.degree.grade18 valorespor
sdum.uoeiInstituto de Educaçãopor
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopor
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
IE - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Maria Ines Teixeira da Silva.pdfRelatório de estágio2,96 MBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID