Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/92004

TítuloAs artes visuais no Pré-escolar e no 1º Ciclo do Ensino Básico
Outro(s) título(s)The visual arts in Preschool and in 1st Cycle of Basic Education
Autor(es)Camelo, Marta Inês Castro
Orientador(es)Martins, José Alberto Lourenço Gonçalves
Palhares, Sandra Susana Pires Silva
Palavras-chaveArtes visuais
Desenvolvimento holístico
Educação ambiental
Educação artística
Interdisciplinaridade
Visual arts
Holistic development
Environmental education
Art education
Interdisciplinarity
Data1-Mar-2023
Resumo(s)O relatório “As Artes Visuais no Pré-Escolar e no 1º Ciclo do Ensino Básico” é constituído por dois projetos de intervenção, realizados no âmbito da Unidade Curricular Prática de Ensino Supervisionada (PES I e PES II), integrante no plano de estudos do Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. Estes projetos ocorreram em dois contextos distintos, sendo um deles um jardim de infância público, com um grupo de crianças heterogéneo, com idades compreendidas entre os 3 e 4 anos, e uma escola básica, também pública, com uma turma do 2º ano, sendo que a faixa etária varia entre os 7 e 9 anos. O projeto surgiu no âmbito do jardim de infância, sendo que através da observação inicial identificaram-se algumas fragilidades no que respeita às questões ambientais, à criatividade e imaginação das crianças. Também foi possível perceber que as crianças apresentavam uma grande predisposição para as atividades relacionadas com as Artes Visuais, decidindo-se assim que esta área ficaria no centro do projeto de intervenção, funcionando como motivadora e facilitadora da aquisição de competências e conhecimentos. No 1º Ciclo, decidiu-se dar continuidade ao projeto de intervenção do pré-escolar, partindo das Artes Visuais para trabalhar as diversas componentes do currículo, uma vez que os alunos apresentavam, também, um enorme interesse pelas Artes Visuais, algumas fragilidades no que se refere à imaginação, criatividade e sentido estético, estando também envolvidos em projetos relacionados com a sustentabilidade. Em ambos os contextos, partiu-se das Artes Visuais, com o objetivo de articular os saberes, proporcionando assim um desenvolvimento holístico das crianças. Para além disso, também se tentou colmatar a reduzida importância que é dada as Artes Visuais. Desta forma, ao longo de todo o projeto, utilizou-se a metodologia de investigação-ação, cujo processo de intervenção permitiu integrar processos de observação e reflexão, de modo a analisar e avaliar a ação pedagógica. Verificou-se que os resultados foram alcançados através das aprendizagens desenvolvidas, da análise das atividades propostas e das produções das crianças. Sendo assim, destaca-se a importância de criar momentos de contacto com as Artes Visuais, articulando as mesmas com as diversas áreas do saber/ componentes do currículo, permitindo assim um desenvolvimento das capacidades criativas, expressivas, cognitivas, pessoais e sociais das crianças.
The report "The Visual Arts in Preschool and in the 1st Cycle of Basic Education" is the support to the two intervention projects, carried out within the framework of the Practical Curricular Unit of Higher Education (PES I and PES II), in the study plan of the master’s degree in Preschool Education and Teaching of the 1st Cycle of Basic Education. These projects took place in two distinct contexts, one of them being a public kindergarten, with a group of heterogeneous children, aged between 3 and 4 years, and a basic school, also public, with a class of the year 2nd year, and the range varies between 7 and 9 years. The project arose in the context of kindergarten, and through the initial observation some weaknesses were identified about environmental issues, creativity, and imagination of children. It was also possible to notice that the children presented a great predisposition to the activities related to the Visual Arts, thus deciding that this area would be at the center of the intervention project, functioning as a motivator and facilitator of the acquisition of skills and knowledge. In the 1st Cycle, it was decided to continue the intervention project of the preschool, starting from the Visual Arts to work as several components of the curriculum, since the students also had a huge interest in the Visual Arts, some facts that refer to imagination, creativity and aesthetic sense being also involved in projects related to sustainability. In both contexts, the starting point was the Visual Arts, aiming to articulate knowledge and to develop a holistic development of children. In addition, an attempt was also made to overcome the reduced importance given to the Visual Arts. In this way, throughout the entire project, the action research methodology allowed to integrate observation and reflection processes in order to analyze and evaluate the pedagogical action. It was verified that the results were achieved through the learning developed, the analysis of the proposed activities and the children's productions. Thus, the importance of creating moments of contact with the Visual Arts, articulating them with the various areas of knowledge/components of the curriculum, thus allowing a development of the creative, expressive, cognitive, personal, and social capacities of children.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
URIhttps://hdl.handle.net/1822/92004
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
IE - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Marta Ines Castro Camelo.pdfRelatório de estágio3,99 MBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID