Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/92022

TítuloContributos das emoções para a melhoria das aprendizagens na Educação Básica
Outro(s) título(s)Contributions of emotions to the improvement of learning in Basic Education
Autor(es)Silva, Ana Catarina Freitas
Orientador(es)Silva, Carlos Manuel Ribeiro da
Palavras-chave1.º Ciclo do Ensino Básico
Autoconhecimento
Educação cognitiva
Educação emocional
Educação Pré-Escolar
1st Cycle of Basic Education
Cognitive education
Emotional education
Preschool education
Self-knowledge
Data30-Nov-2023
Resumo(s)O presente relatório de estágio emerge no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada realizada no segundo ano do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, apresentando o resultado do projeto de intervenção e investigação desenvolvido nos contextos de Educação Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico. Considerando as observações realizadas nos contextos educativos, constatou-se que as crianças revelavam algumas fragilidades em relação à gestão e compreensão das suas emoções, resultando em vários conflitos entre pares, dificuldades de integração, de autoconhecimento e de motivação para a aprendizagem. Nesta perspetiva, sendo as emoções uma característica intrínseca a todo o ser humano e tendo-se plena consciência da importância da educação emocional para a formação e desenvolvimento integral das crianças, estabeleceu-se como foco de intervenção o envolvimento das crianças em experiências de aprendizagem promotoras da compreensão e regulação das emoções a fim de compreender de que forma as emoções abrem caminho à cognição e contribuem para o autoconhecimento e melhoria das relações interpessoais, sustentando-se a epistemologia praxeológica sobre os contributos das emoções para a melhoria das aprendizagens na Educação Básica. O planeamento e implementação do projeto de intervenção e investigação seguiu um paradigma qualitativo e foi orientado de acordo com os pressupostos da metodologia de Investigação Ação, tendo-se recorrido a várias técnicas, como observação participante, análise documental, inquérito por entrevista, e instrumentos de recolha de dados, tais como notas de campo, registos audiovisuais, produções das crianças, Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar, Projeto Educativo, Perfil do Aluno à Saída da Escolaridade Obrigatória, Aprendizagens Essenciais, Estratégia Nacional de Educação Para a Cidadania, etc. Assim, por intermédio do presente trabalho tornou-se viável o aprofundamento de vários conhecimentos teóricos e pedagógicos essenciais para a construção do perfil profissional, bem como aferir a viabilidade e a importância do desenvolvimento de práticas voltadas para a educação emocional, enquanto promotoras do desenvolvimento pessoal, social, emocional e cognitivo das crianças na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico, confirmando-se a hipótese estabelecida inicialmente. Além do mais, foi possível constatar-se a relevância da permanente reflexão sobre a prática profissional e compreender que o desenvolvimento profissional e pessoal é continuo ao longo da vida.
This internship report emerges within the scope of the Supervised Teaching Practice carried out in the second year of the Master in Pre-School Education and Teaching of the 1st Cycle of Basic Education, presenting the result of the intervention and research project developed in the contexts of Pre-School Education -School and 1st Cycle of Basic Education. Considering the observations carried out in educational contexts, it was found that the children revealed some weaknesses in relation to the management and understanding of their emotions, resulting in several conflicts between peers, integration difficulties, self-knowledge and motivation for learning. In this perspective, since emotions are an intrinsic characteristic of every human being and being fully aware of the importance of emotional education for the formation and integral development of children, the involvement of children in promoting learning experiences was established as a focus of intervention. of the understanding and regulation of emotions in order to understand how emotions open the way to cognition and contribute to self-knowledge and improvement of interpersonal relationships, sustaining the praxeological epistemology on the contributions of emotions to the improvement of learning in Basic Education. The planning and implementation of the intervention and research project followed a qualitative paradigm and was oriented according to the assumptions of the Action-Research methodology, using various techniques, such as participant observation, document analysis, interview survey, and instruments data collection, such as field notes, audiovisual records, children's productions, Curriculae Guidelines for Pre-School Education, Educational Project, Student Profile after Compulsory Schooling, Essential Learning, National Citizenship Education Strategy, etc. Thus, through the present work, it became feasible to deepen several essential theoretical and pedagogical knowledge for the construction of the professional profile, as well as to assess the feasibility and importance of developing practices aimed at emotional education, while promoting personal development, social, emotional and cognitive of children in Pre-School Education and in the 1st Cycle of Basic Education, confirming the hypothesis initially established. Furthermore, it was possible to verify the relevance of permanent reflection on professional practice and understanding that professional and personal development is continuous throughout life.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
URIhttps://hdl.handle.net/1822/92022
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
IE - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Ana Catarina Freitas Silva.pdfRelatório de estágio2,96 MBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID