Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/92025

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorVarela, Paulopor
dc.contributor.authorSoares, Andréa de Limapor
dc.date.accessioned2024-06-26T08:17:04Z-
dc.date.available2024-06-26T08:17:04Z-
dc.date.issued2023-12-17-
dc.date.submitted2023-10-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/92025-
dc.descriptionRelatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do Primeiro Ciclo do Ensino Básicopor
dc.description.abstractO projeto desenvolvido tem como objetivo promover uma exploração integrada e globalizante das ciências num grupo de criança da Educação Pré-Escolar e numa turma do 1.º CEB, recorrendo a atividades de natureza prática e investigativa. Este projeto tem como objetivos identificar os conhecimentos prévios das crianças sobre cada tema a explorar, identificar os processos científicos utilizados pelas crianças nas diversas atividades e por fim avaliar as aprendizagens realizadas pelas crianças em cada um dos temas explorados. Estas atividades tiveram a colaboração da educadora e professora cooperantes dos respetivos contextos. A partir da exploração e observação das atividades, foram organizados diários, como o principal método de registo de dados, os quais contêm dados dos momentos mais relevantes do processo de exploração das atividades. A análise destes dados permite concluir que as crianças de ambos os contextos conseguiram obter aprendizagens significativas sobre os diversos temas de ciências explorados, a partir de atividades realizadas.por
dc.description.abstractThe aim of the project is to promote an integrated and comprehensive exploration of science in a group of pre-school children and a primary school class, using practical and investigative activities. The aims of this project are to identify the children's prior knowledge of each topic to be explored, to identify the scientific processes used by the children in the various activities and finally to evaluate the learning achieved by the children in each of the topics explored. These activities were carried out in collaboration with the educator and cooperating teacher in the respective contexts. From the exploration and observation of the activities, diaries were organized as the main method of recording data, which contain data from the most relevant moments in the process of exploring the activities. The analysis of this data leads to the conclusion that the children in both contexts managed to learn a significant amount about the various science topics explored through the activities carried out.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/por
dc.subjectEducação em ciênciaspor
dc.subjectEducação Pré-Escolarpor
dc.subject1.º Ciclo do Ensino Básicopor
dc.subjectEnsino por investigaçãopor
dc.subjectScience educationpor
dc.subjectPre-School Educationpor
dc.subject1st Cycle of Basic Educationpor
dc.subjectResearch-based teachingpor
dc.titleAtividades práticas e investigativas de ciências: contributos para a aprendizagem das crianças na Educação Pré-Escolar e no 1º Ciclo do Ensino Básicopor
dc.title.alternativePractical and investigative science activities: contributions to children's learning in Pre-School and Elementary Schoolpor
dc.typemasterThesiseng
dc.identifier.tid203611160por
thesis.degree.grantorUniversidade do Minhopor
sdum.degree.grade16 valorespor
sdum.uoeiInstituto de Educaçãopor
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopor
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
IE - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Andrea Lima Soares.pdfRelatório de estágio4,79 MBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID