Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/92026

TítuloA literatura para a infância e a promoção de comportamentos sustentáveis em crianças da Educação Pré-Escolar e do 1.º Ciclo do Ensino Básico
Outro(s) título(s)Children's literature and the promotion of sustainable behavior in Pre-School and Elementary School children
Autor(es)Carvalho, Filipa Alexandra Ferreira
Orientador(es)Varela, Paulo
Palavras-chaveEducação Pré-Escolar
Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
Literatura para a infância
Sustentabilidade ambiental
Children's literature
Environmental sustainability
Pre-School Education
Primary School Education
Data17-Dez-2023
Resumo(s)O presente relatório resulta de um Projeto de Intervenção e Investigação Pedagógica, desenvolvido no âmbito do estágio curricular, inserido no Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Este foi um projeto que surgiu, primeiramente, no período de observação no contexto de Educação Pré-Escolar, a partir do qual foi possível verificar o gosto que as crianças manifestavam pela Literatura. Aliado a este gosto e tendo em consideração que a manifestação de comportamentos sustentáveis é cada vez mais um motivo de preocupação, considerou-se que a exploração desta temática com as crianças seria totalmente pertinente. Tal constatação deve-se ao facto de as crianças se encontrarem em fase de desenvolvimento e, por isso, de uma forma geral, não se mostrarem preocupadas com tais comportamentos. Quando iniciada a prática pedagógica em contexto de 1.º Ciclo do Ensino Básico, revelou-se pertinente dar continuidade ao projeto, adequando o mesmo aos interesses e necessidades da turma. Assim, através deste projeto procurou-se promover a exploração de obras de literatura para a infância, de modo a compreender a sua influência na promoção de comportamentos ambientalmente sustentáveis. O projeto foi desenvolvido segundo a metodologia de Investigação-Ação, onde cada ciclo de planificação, ação, observação e reflexão correspondeu à exploração de uma atividade. Foram exploradas 6 atividades com o grupo de crianças da Educação Pré-Escolar (N=18), e desenvolvidas 9 aulas com a turma do 2.º ano de escolaridade (N=23). Todas as atividades foram planificadas e exploradas pela aluna estagiária que, assumiu simultaneamente o papel de investigadora e educadora/professora. Em ambos os contextos, foram realizados diários de atividade, bem como sínteses reflexivas de todas as atividades desenvolvidas, de modo a compreender as aprendizagens adquiridas pelas crianças. Através dos resultados obtidos foi possível constatar que é possível estabelecer uma boa articulação entre a Literatura para a Infância e as várias temáticas ligadas à Sustentabilidade Ambiental, uma vez que a intervenção promoveu nas crianças, de ambos os contextos, comportamentos mais sustentáveis. O desenvolvimento deste projeto permitiu-me adquirir inúmeras aprendizagens que contribuíram para o meu desenvolvimento pessoal e profissional.
This report is the result of an Intervention and Pedagogical Research Project, developed as part of the curricular internship, within the Master's Degree in Pre-School Education and Teaching of the 1st Cycle of Basic Education. This was a project that arose, firstly, during the observation period in the Pre-School Education context, from which it was possible to verify the children's taste for Literature. Allied to this taste, and taking into account the fact that sustainable behavior is increasingly a cause for concern, it was felt that exploring this theme with the children would be entirely pertinent. This was due to the fact that the children were still in a development stage and therefore, in general, were not concerned about such behavior. When I started my teaching practice in the 1st Cycle of Basic Education, it proved pertinent to continue the project, adapting it to the interests and needs of the class. Thus, this project sought to promote the exploration of works of literature for children, in order to understand their influence on promoting environmentally sustainable behavior. The project was developed using the Action Research methodology, where each cycle of planning, action, observation and reflection corresponded to the exploration of an activity. Six activities were explored with the group of pre-school children (N=18), and nine lessons were developed with the 2nd year class (N=23). All the activities were planned and explored by the trainee, who simultaneously took on the role of researcher and educator/teacher. In both contexts, activity diaries were kept, as well as reflective summaries of all the activities carried out in order to understand the knowledge acquired by the children. The results obtained show that it is possible to establish a good link between Children's Literature and the various themes linked to Environmental Sustainability, since the intervention promoted a more sustainable behavior among the children in both contexts. The development of this project has allowed me to acquire countless lessons that have contributed to my personal and professional development.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
URIhttps://hdl.handle.net/1822/92026
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
IE - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Filipa Alexandra Ferreira Carvalho.pdfRelatório de estágio3,91 MBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID