Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/92034

TítuloO ensino da Biologia com recurso a atividades laboratoriais do tipo prevê observa-explica: uma intervenção centrada no tema "obtenção de energia", inserido no 10º ano de escolaridade
Outro(s) título(s)Teaching Biology using laboratory activities of the preview-observe-explain type: an intervention focusing on the theme "energy production" in the 10th grade
Autor(es)Ribeiro, José Filipe Machado
Orientador(es)Dourado, Luís
Palavras-chaveMudança conceptual
Atividades laboratoriais
Prevê-observa-explica
Conceptual change
Laboratory activities
Predict-observe-explain
Data31-Jan-2023
Resumo(s)A unidade "Obtenção de energia" corresponde a um dos temas mais complexos abordados no décimo ano na disciplina de Biologia e Geologia. A utilização de atividades laboratoriais permite aos alunos compreender mais facilmente alguns dos temas abordados ao longo desta unidade. Dos diversos tipos de atividades laboratoriais, foram implementadas atividades laboratoriais do tipo Prevê-Observa Explica, pois, são as mais apropriadas para promover a mudança concetual dos alunos. Assim sendo a investigação associada à intervenção teve como objetivos principais, analisar o contributo das atividades laboratoriais do tipo Prevê-Observa-Explica, na aprendizagem da unidade "Obtenção de energia", na promoção da mudança concetual assim como perceber a opinião dos alunos sobre a implementação deste tipo de atividades. Para determinar a evolução dos alunos com a metodologia aplicada foram implementados testes de conhecimento, sobre a unidade em causa, antes e após a realização da intervenção pedagógica, assim como, foram implementados questionários de opinião para avaliar o impacto causado na turma, pela metodologia aplicada. A amostra foi constituída por uma turma do 10ºano de escolaridade, com 27 alunos, tendo sido implementadas duas atividades laboratoriais do tipo Prevê-Observa-Explica, relativas à temática em causa. A analise dos resultados obtidos, mostra um elevado número de conceções alternativas (CA), assim como, de respostas em branco ou não respostas. Após o ensino formal, observou-se uma evolução por parte dos alunos, tendo aumentado o número de respostas cientificamente aceites, diminuído o número de respostas em branco e não respostas e não tendo sido detetadas quaisquer CA. Os resultados obtidos no questionário de opinião, permitem afirmar que os alunos consideram que a utilização de atividades laboratoriais torna o ensino mais interessante, aumentando assim a sua motivação.
The "Energy production" unit corresponds to one of the most complex topics covered in Year 10 in biology and geology. The use of laboratory activities allows students to understand more easily some of the topics covered throughout this unit. Of the various types of laboratory activities, the Predict-Observe Explain laboratory activities were implemented, as they are the most appropriate for promoting conceptual change in students. Therefore, the main objectives of the research associated with the intervention were to analyse the contribution of the Predict-Observe-Explain laboratory activities to the learning process of the unit "Energy production", to promote conceptual change, and to understand the students' opinion about the implementation of this type of activities. To determine the students' evolution with the applied methodology, knowledge tests were implemented, about the unit in question, before and after the pedagogical intervention, as well as opinion questionnaires were implemented to evaluate the impact caused in the class by the applied methodology. The sample was constituted by a class of 10th grade, with 27 students, having been implemented two laboratorial activities of the type Predict-Observe-Explain, relative to the thematic in cause. The analysis of the results shows a high number of alternative conceptions, as well as blank answers or no answers. After formal education, an evolution was observed on the part of the students, with an increase in the number of scientifically accepted answers, a decrease in the number of blank answers and non-answers and no alternative conceptions were detected. The results obtained in the opinion questionnaire allow us to state that the students consider that the use of laboratory activities makes teaching more interesting, thus increasing their motivation.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Ensino de Biologia e de Geologia no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário
URIhttps://hdl.handle.net/1822/92034
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
IE - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Jose Filipe Machado Ribeiro.pdfRelatório de estágio892,94 kBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID