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dc.contributor.advisorLencastre, José Albertopor
dc.contributor.authorBaptista, Rui Miguel Loureiropor
dc.date.accessioned2024-06-26T13:53:21Z-
dc.date.available2024-06-26T13:53:21Z-
dc.date.issued2023-12-21-
dc.date.submitted2023-10-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/92050-
dc.descriptionRelatório de estágio de mestrado em Ensino de Informáticapor
dc.description.abstractA utilização de jogos educativos, através da ludificação, pode desempenhar um papel importante na motivação e envolvimento dos alunos no processo de aprendizagem, tornando-o mais cativante e estimulante. Através de mecânicas típicas de jogos, como por exemplo narrativas, desafios, recompensas, os alunos desenvolvem capacidades importantes para a resolução de problemas, colaboração e tomada de decisões. O objetivo da intervenção pedagógica relatada no presente relatório de estágio profissional do Mestrado em Ensino de Informática foi desenvolver o pensamento abstrato através da implementação de uma estratégia que convida os alunos a participarem ativamente no processo de aprendizagem através do uso de metodologias ativas e ludificação. Procurou-se promover o desenvolvimento do pensamento abstrato dos alunos e a compreensão dos conceitos associados ao paradigma de “Abstract Data Type”, bem como os mecanismos fundamentais da programação orientada a objetos. O referencial teórico apoia-se nas teorias construtivistas de Piaget e Vygotsky, que realçam a importância da interação do aluno com o ambiente e com os outros para a construção do conhecimento. Além disso, o Construcionismo de Seymour Papert oferece uma perspetiva que enfatiza a criação de artefactos, como jogos educativos, como instrumentos capazes de ativar a aprendizagem. Ao longo do relatório, serão detalhadas as metodologias utilizadas em sala de aula, assim como a sua aplicação prática no contexto do curso de Informática e Tecnologias Multimédia. Os resultados obtidos permitem demonstrar o impacto positivo da estratégia pedagógica na compreensão dos conceitos de programação orientada a objetos e no desenvolvimento do pensamento abstrato dos alunos. Espera-se que este relatório forneça perspetivas valiosas sobre a utilização de jogos e da ludificação na promoção de uma aprendizagem mais participativa e significativa. Para além disso, espera-se que o projeto sirva como base sólida para futuras intervenções pedagógicas, que procurem integrar de forma adequada a tecnologia e a ludificação no processo educativo e melhorar a qualidade de ensino e a aprendizagem dos alunos.por
dc.description.abstractThe use of educational games, through gamification, can play a significant role in motivating and engaging students in the learning process, making it more captivating and stimulating. Through typical game mechanics such as narratives, challenges, and rewards, students develop important problem-solving, collaboration, and decision-making skills. The objective of the pedagogical intervention reported in this professional internship report for the master’s in computer science education was to develop abstract thinking through the implementation of a strategy that invites students to actively participate in the learning process through the use of active methodologies and gamification. We aimed to promote the development of students' abstract thinking and their understanding of concepts associated with the 'Abstract Data Type' paradigm, as well as the fundamental mechanisms of object-oriented programming. The theoretical framework is based on the constructivist theories of Piaget and Vygotsky, emphasizing the importance of the student's interaction with the environment and others for knowledge construction. Furthermore, Seymour Papert's constructionism provides a perspective that emphasizes the creation of artifacts, such as educational games, as instruments capable of activating learning. Throughout the report, the methodologies used in the classroom will be detailed, as well as their practical application in the context of the Computer Science and Multimedia Technologies course. The results obtained demonstrate the positive impact of the pedagogical strategy on the understanding of object-oriented programming concepts and the development of students' abstract thinking. It is expected that this report will provide valuable insights into the use of games and gamification in promoting more participatory and meaningful learning. Furthermore, it is expected that the project will serve as a solid foundation for future pedagogical interventions that seek to integrate technology and gamification into the educational process properly and improve the quality of teaching and student learning.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/por
dc.subjectConstrutivismopor
dc.subjectConstrucionismopor
dc.subjectProgramação Orientada a Objetospor
dc.subjectLudificaçãopor
dc.subjectAbtract Data Type (ADT)por
dc.subjectConstructivismpor
dc.subjectConstructionismpor
dc.subjectObject-Oriented Programmingpor
dc.subjectGamificationpor
dc.titleDesenvolvendo o pensamento abstrato através da aprendizagem baseada em jogospor
dc.title.alternativeDeveloping abstract thinking through game-based learningpor
dc.typemasterThesiseng
dc.identifier.tid203611900por
thesis.degree.grantorUniversidade do Minhopor
sdum.degree.grade18 valorespor
sdum.uoeiInstituto de Educaçãopor
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopor
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
IE - Dissertações de mestrado

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