Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/92065
Título: | Potenciar a escrita criativa através das expressões artísticas - uma experiência no ensino de Inglês no 1.º Ciclo do Ensino Básico |
Outro(s) título(s): | Enhancing creative writing through artistic expressions - an experience in English teaching in Primary School |
Autor(es): | Ferreira, Ana Lúcia Pinto |
Orientador(es): | Vieira, Flávia |
Palavras-chave: | Ensino de inglês a crianças Escrita criativa Expressões artísticas Artistic expressions Creative writing Teaching English to children |
Data: | 23-Out-2023 |
Resumo(s): | O relatório apresentado integra o Mestrado em Ensino do Inglês no 1º Ciclo do Ensino Básico e
reporta o trabalho realizado durante o estágio profissional, apresentando o projeto de intervenção
pedagógica intitulado Potenciar a escrita criativa através das expressões artísticas – uma
experiência no ensino de Inglês no 1.º Ciclo do Ensino Básico.
Este projeto debruçou-se sobre a escrita criativa e as expressões artísticas, procurando incitar o
gosto pela escrita através de atividades lúdicas e expressivas, adequadas aos interesses e
preferências das crianças. Os seus objetivos foram: conhecer as perceções das crianças sobre a
aprendizagem de Inglês, a escrita e as expressões artísticas; explorar as expressões artísticas na
promoção da escrita criativa; promover a competência de aprender a aprender com foco na
autorregulação; e avaliar o impacto do uso das expressões artísticas na aprendizagem da língua.
As atividades realizadas promoveram competências de comunicação oral e escrita, assim como
competências de aprendizagem. As expressões artísticas tiveram um papel preponderante, pois
serviram de apoio ao imaginário das crianças, tornando a escrita mais criativa. O projeto foi
avaliado através da observação e do recurso a questionários de autorregulação.
Os resultados destes questionários mostraram que as expressões artísticas tiveram uma grande
influência nas produções escritas dos alunos no que toca à originalidade e criatividade, permitindo lhes criar textos originais dentro e fora do seu conhecimento da língua, incentivando o interesse
por saber mais. No entanto, as atividades de escrita criativa com recurso à expressão artística são
complexas e criam desafios ao professor no que toca à gestão dos alunos e do tempo, dado que
são pouco comuns no dia a dia das crianças. The present report is integrated in the Master's Degree in Teaching English in Primary School and reports the work done during the practicum, presenting the pedagogical intervention project entitled Enhancing creative writing through artistic expressions - an experience in English teaching in primary school. This project focused on creative writing and artistic expressions, seeking to encourage the taste for writing through playful and expressive activities, appropriate to the interests and preferences of children. Its objectives were: to know children's perceptions about learning English, writing and artistic expressions; to explore artistic expressions in the promotion of creative writing; to promote the competence of learning how to learn with focus on self-regulation; to evaluate the impact of using artistic expressions on language learning. The activities that were developed promoted oral and written communication skills, as well as learning skills. Artistic expressions had an important role, as they provided support to the children's imagination, making their writing more creative. The project was evaluated through observation and self-regulation questionnaires. The results of the questionnaires showed that artistic expressions had a great influence on the students' written productions in terms of originality and creativity, allowing them to create original texts within and beyond their knowledge of the language, encouraging their interest in knowing more. However, creative writing activities with the use of artistic expression are complex and challenging for the teacher in terms of managing students and time, as they are not common in children's daily lives. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de estágio de mestrado em Ensino do Inglês no 1º Ciclo do Ensino Básico |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/92065 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado IE - Dissertações de mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Ana Lucia Pinto Ferreira.pdf | Relatório de estágio | 5,01 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons