Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/92065

TítuloPotenciar a escrita criativa através das expressões artísticas - uma experiência no ensino de Inglês no 1.º Ciclo do Ensino Básico
Outro(s) título(s)Enhancing creative writing through artistic expressions - an experience in English teaching in Primary School
Autor(es)Ferreira, Ana Lúcia Pinto
Orientador(es)Vieira, Flávia
Palavras-chaveEnsino de inglês a crianças
Escrita criativa
Expressões artísticas
Artistic expressions
Creative writing
Teaching English to children
Data23-Out-2023
Resumo(s)O relatório apresentado integra o Mestrado em Ensino do Inglês no 1º Ciclo do Ensino Básico e reporta o trabalho realizado durante o estágio profissional, apresentando o projeto de intervenção pedagógica intitulado Potenciar a escrita criativa através das expressões artísticas – uma experiência no ensino de Inglês no 1.º Ciclo do Ensino Básico. Este projeto debruçou-se sobre a escrita criativa e as expressões artísticas, procurando incitar o gosto pela escrita através de atividades lúdicas e expressivas, adequadas aos interesses e preferências das crianças. Os seus objetivos foram: conhecer as perceções das crianças sobre a aprendizagem de Inglês, a escrita e as expressões artísticas; explorar as expressões artísticas na promoção da escrita criativa; promover a competência de aprender a aprender com foco na autorregulação; e avaliar o impacto do uso das expressões artísticas na aprendizagem da língua. As atividades realizadas promoveram competências de comunicação oral e escrita, assim como competências de aprendizagem. As expressões artísticas tiveram um papel preponderante, pois serviram de apoio ao imaginário das crianças, tornando a escrita mais criativa. O projeto foi avaliado através da observação e do recurso a questionários de autorregulação. Os resultados destes questionários mostraram que as expressões artísticas tiveram uma grande influência nas produções escritas dos alunos no que toca à originalidade e criatividade, permitindo lhes criar textos originais dentro e fora do seu conhecimento da língua, incentivando o interesse por saber mais. No entanto, as atividades de escrita criativa com recurso à expressão artística são complexas e criam desafios ao professor no que toca à gestão dos alunos e do tempo, dado que são pouco comuns no dia a dia das crianças.
The present report is integrated in the Master's Degree in Teaching English in Primary School and reports the work done during the practicum, presenting the pedagogical intervention project entitled Enhancing creative writing through artistic expressions - an experience in English teaching in primary school. This project focused on creative writing and artistic expressions, seeking to encourage the taste for writing through playful and expressive activities, appropriate to the interests and preferences of children. Its objectives were: to know children's perceptions about learning English, writing and artistic expressions; to explore artistic expressions in the promotion of creative writing; to promote the competence of learning how to learn with focus on self-regulation; to evaluate the impact of using artistic expressions on language learning. The activities that were developed promoted oral and written communication skills, as well as learning skills. Artistic expressions had an important role, as they provided support to the children's imagination, making their writing more creative. The project was evaluated through observation and self-regulation questionnaires. The results of the questionnaires showed that artistic expressions had a great influence on the students' written productions in terms of originality and creativity, allowing them to create original texts within and beyond their knowledge of the language, encouraging their interest in knowing more. However, creative writing activities with the use of artistic expression are complex and challenging for the teacher in terms of managing students and time, as they are not common in children's daily lives.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Ensino do Inglês no 1º Ciclo do Ensino Básico
URIhttps://hdl.handle.net/1822/92065
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
IE - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Ana Lucia Pinto Ferreira.pdfRelatório de estágio5,01 MBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID