Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/92066
Título: | A rainbow of possibilities: by hook or crook everyone can do it! Aplicação da Teoria das Inteligências Múltiplas no Ensino de Inglês do 1ºCEB |
Outro(s) título(s): | A rainbow of possibilities: by hook or crook everyone can do it! Application of the Multiples Intelligences Theory in teaching English in Primary |
Autor(es): | Rodrigues, Bárbara Daniela Fonseca Vilarinho |
Orientador(es): | Moreira, Maria Alfredo |
Palavras-chave: | 1.º CEB, Educação Inclusiva Ensino do Inglês Teoria das Inteligências Múltiplas Primary School Teaching English Multiple Intelligences Inclusive education |
Data: | 18-Nov-2023 |
Resumo(s): | O presente relatório de intervenção pedagógica, apresentado ao Instituto de
Educação da Universidade do Minho, descreve, analisa e avalia o projeto de
investigação-ação intitulado “A rainbow of possibilities: by hook or crook everyone can
do it! – Aplicação da Teoria das Inteligências Múltiplas no Ensino de Inglês do 1.º CEB”,
implementado numa turma do 4º ano numa escola situada no concelho de Vila Nova de
Gaia. Este projeto tinha como objetivos: conhecer perceções e atitudes das crianças
relativas à aprendizagem do inglês através de uma abordagem multimodal; promover a
competência de aprender a aprender com foco na autorregulação; implementar as
atividades e estratégias de ensino - aprendizagem com recurso à Teoria de Inteligências
Múltiplas; explorar recursos multimodais como estratégia de motivação para a
aprendizagem e desenvolvimento de competências; avaliar o impacto da intervenção
pedagógica na promoção de competências comunicativas.
O projeto dividiu-se em três fases distintas. A fase inicial relativa à análise de
contexto; a fase intermédia que correspondeu ao desenvolvimento das atividades; a
fase final alusiva à realização da avaliação global do projeto. As principais estratégias de
intervenção incluíram atividades de caráter lúdico que cativaram as crianças, de modo
que participassem ativamente, favorecendo uma educação inclusiva optando por
recursos variados. Concernente à reflexão sobre o processo de ensino-aprendizagem e
avaliação do potencial do projeto, recorreu-se à aplicação de questionários de
autorregulação, à observação das práticas na sala de aula, à análise de trabalhos
produzidos pelos alunos e a conversas informais com eles. Os dados recolhidos indicam
que os objetivos do projeto foram atingidos. O sucesso das aprendizagens verificou-se
quanto ao desenvolver das capacidades orais, escritas e de compreensão da língua,
juntamente com o entusiasmo das crianças face às atividades que englobaram materiais
audiovisuais, histórias, jogos, canções, atividades escritas e orais, contribuindo para a
promoção de um ambiente abrangente onde todos se sentem capazes de aprender. This pedagogical intervention report, presented to the Education Institute of the Minho University, describes, analyses and evaluates the action-research project entitled "A rainbow of possibilities: by hook or crook everyone can do it! - Application of the Multiple Intelligences Theory in English primary school teaching", implemented in a 4th grade class in a school located in the municipality of Vila Nova de Gaia. The goals of this project were: to get to know children's perceptions and identify their attitudes towards learning English through a multimodal approach; to promote the competence of learning to learn with a focus on self-regulation; to implement teaching-learning activities and strategies using the Multiple Intelligences Theory; to explore multimodal resources as a strategy for motivating learning and developing competences; to evaluate the impact of pedagogical intervention in promoting communicative competences. The project was divided into three distinct phases. The initial phase of the project focused on analysing the context; the intermediate phase corresponded to the development of the activities; the final phase concerned an overall evaluation of the project. The main intervention strategies implemented were play-based didactic activities that captivated children's attention allowing them to participate actively, favoring inclusive education and using a variety of resources. Regarding reflection on the teaching-learning process and evaluation of the project's potential, self-regulation questionnaires were administered, classroom practices were observed, the work produced by the students was analysed and informal conversations were conducted with them. The data collected indicates that the project's objectives were accomplished, favouring the English language learning based on Multiple Intelligences Theory. The success of the learning process was observed in the development of oral, written and comprehension skills, along with the children's enthusiasm for the activities, which included audiovisual materials, stories, games, songs, written and oral activities, contributing to the promotion of an inclusive environment where everyone feels capable of learning. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de estágio de mestrado em Ensino do Inglês no 1.º Ciclo do Ensino Básico |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/92066 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado IE - Dissertações de mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Barbara Daniela Fonseca Vilarinho Rodrigues.pdf | Relatório de estágio | 4,85 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons