Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/92066

TítuloA rainbow of possibilities: by hook or crook everyone can do it! Aplicação da Teoria das Inteligências Múltiplas no Ensino de Inglês do 1ºCEB
Outro(s) título(s)A rainbow of possibilities: by hook or crook everyone can do it! Application of the Multiples Intelligences Theory in teaching English in Primary
Autor(es)Rodrigues, Bárbara Daniela Fonseca Vilarinho
Orientador(es)Moreira, Maria Alfredo
Palavras-chave1.º CEB, Educação Inclusiva
Ensino do Inglês
Teoria das Inteligências Múltiplas
Primary School
Teaching English
Multiple Intelligences
Inclusive education
Data18-Nov-2023
Resumo(s)O presente relatório de intervenção pedagógica, apresentado ao Instituto de Educação da Universidade do Minho, descreve, analisa e avalia o projeto de investigação-ação intitulado “A rainbow of possibilities: by hook or crook everyone can do it! – Aplicação da Teoria das Inteligências Múltiplas no Ensino de Inglês do 1.º CEB”, implementado numa turma do 4º ano numa escola situada no concelho de Vila Nova de Gaia. Este projeto tinha como objetivos: conhecer perceções e atitudes das crianças relativas à aprendizagem do inglês através de uma abordagem multimodal; promover a competência de aprender a aprender com foco na autorregulação; implementar as atividades e estratégias de ensino - aprendizagem com recurso à Teoria de Inteligências Múltiplas; explorar recursos multimodais como estratégia de motivação para a aprendizagem e desenvolvimento de competências; avaliar o impacto da intervenção pedagógica na promoção de competências comunicativas. O projeto dividiu-se em três fases distintas. A fase inicial relativa à análise de contexto; a fase intermédia que correspondeu ao desenvolvimento das atividades; a fase final alusiva à realização da avaliação global do projeto. As principais estratégias de intervenção incluíram atividades de caráter lúdico que cativaram as crianças, de modo que participassem ativamente, favorecendo uma educação inclusiva optando por recursos variados. Concernente à reflexão sobre o processo de ensino-aprendizagem e avaliação do potencial do projeto, recorreu-se à aplicação de questionários de autorregulação, à observação das práticas na sala de aula, à análise de trabalhos produzidos pelos alunos e a conversas informais com eles. Os dados recolhidos indicam que os objetivos do projeto foram atingidos. O sucesso das aprendizagens verificou-se quanto ao desenvolver das capacidades orais, escritas e de compreensão da língua, juntamente com o entusiasmo das crianças face às atividades que englobaram materiais audiovisuais, histórias, jogos, canções, atividades escritas e orais, contribuindo para a promoção de um ambiente abrangente onde todos se sentem capazes de aprender.
This pedagogical intervention report, presented to the Education Institute of the Minho University, describes, analyses and evaluates the action-research project entitled "A rainbow of possibilities: by hook or crook everyone can do it! - Application of the Multiple Intelligences Theory in English primary school teaching", implemented in a 4th grade class in a school located in the municipality of Vila Nova de Gaia. The goals of this project were: to get to know children's perceptions and identify their attitudes towards learning English through a multimodal approach; to promote the competence of learning to learn with a focus on self-regulation; to implement teaching-learning activities and strategies using the Multiple Intelligences Theory; to explore multimodal resources as a strategy for motivating learning and developing competences; to evaluate the impact of pedagogical intervention in promoting communicative competences. The project was divided into three distinct phases. The initial phase of the project focused on analysing the context; the intermediate phase corresponded to the development of the activities; the final phase concerned an overall evaluation of the project. The main intervention strategies implemented were play-based didactic activities that captivated children's attention allowing them to participate actively, favoring inclusive education and using a variety of resources. Regarding reflection on the teaching-learning process and evaluation of the project's potential, self-regulation questionnaires were administered, classroom practices were observed, the work produced by the students was analysed and informal conversations were conducted with them. The data collected indicates that the project's objectives were accomplished, favouring the English language learning based on Multiple Intelligences Theory. The success of the learning process was observed in the development of oral, written and comprehension skills, along with the children's enthusiasm for the activities, which included audiovisual materials, stories, games, songs, written and oral activities, contributing to the promotion of an inclusive environment where everyone feels capable of learning.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Ensino do Inglês no 1.º Ciclo do Ensino Básico
URIhttps://hdl.handle.net/1822/92066
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
IE - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Barbara Daniela Fonseca Vilarinho Rodrigues.pdfRelatório de estágio4,85 MBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID