Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/92067

TítuloO uso dos recursos audiovisuais no ensino do Inglês no 1.º Ciclo do Ensino Básico
Outro(s) título(s)Audiovisuals in English teaching in Primary Education
Autor(es)Pereira, Ana Margarida Alves
Orientador(es)Moreira, Maria Alfredo
Palavras-chaveAudiovisuais
Cidadania
Ensino de Inglês
1.º Ciclo do Ensino Básico
Audio-visuals
Citizenship
Teaching English
1st Cycle of Basic Education
Data12-Dez-2023
Resumo(s)Este relatório de estágio centra-se no meu Projeto de Intervenção Pedagógica Supervisionada no âmbito do curso de Mestrado em Ensino do Inglês no 1.º Ciclo do Ensino Básico, desenvolvido com uma turma do 4.º ano. O uso dos audiovisuais no ensino do inglês foi o tema do projeto de intervenção, que foi projetado de modo a introduzir o ensino de Inglês a crianças usando estes conteúdos e simultaneamente promovendo valores de cidadania. O projeto teve como objetivos: conhecer perceções e atitudes dos alunos relativas à aprendizagem de Inglês; conhecer os interesses dos alunos em relação ao uso dos recursos audiovisuais na sala de aula; promover valores de cidadania e articulação com a aprendizagem da Língua e o uso dos recursos audiovisuais; avaliar o potencial dos recursos audiovisuais na aprendizagem de Inglês. O projeto foi desenvolvido com uma metodologia de investigação-ação, utilizando estratégias pedagógico investigativas como: observação de aulas e registos reflexivos no portefólio; conversas informais com alunos e professores atividades didáticas realizadas com recursos audiovisuais; reflexão com os alunos sobre o projeto de intervenção e questionários. Foi possível concluir que o uso de conteúdos audiovisuais no ensino de Inglês no 1.º ciclo é uma mais valia na aprendizagem da língua. Os alunos demonstraram mais interesse na realização das atividades e na aprendizagem aquando do uso dos audiovisuais. Estes conteúdos foram também um veículo de transmissão de valores de cidadania, que também era um dos objetivos deste projeto. Foi possível verificar que através dos conteúdos audiovisuais, os alunos adquiriram conhecimentos e valores com mais facilidade e gosto. O uso dos audiovisuais provou também ser uma estratégia de inclusão, uma vez que impulsiona a aprendizagem de alunos com dificuldades de escrita e leitura.
This internship report focuses on my Supervised Pedagogical Intervention Project in the scope of the Master’s Degree in English Teaching in Primary Education, developed with a 4th grade class. The use of audio-visuals in English teaching was the theme of the intervention project, which was designed so as to introduce teaching English to children using these contents and simultaneously promoting citizenship values. The project had as objectives: To know the students’ perceptions and attitudes regarding the learning of English; To know the students’ interests regarding the use of audio-visual resources in the classroom; To promote citizenship values and articulation with language learning and the use of audiovisual resources; To evaluate the potential of audiovisual resources in the learning of English. This project was developed with an action-research methodology using pedagogical-investigative strategies such as class observation and reflective records in the portfolio, informal conversations with students and teacher, didactic activities carried out with audiovisual resources, reflection with students about the intervention, and questionnaires. It was possible to conclude that the use of audiovisual contents in the teaching of English in the 1st cycle is an added value in language learning. The students showed more interest in doing the activities and learning when audio-visuals were used. These contents were also a vehicle of transmission of citizenship values, which was also one of the objectives of this project. It was possible to verify that through the audiovisual contents, the students acquired knowledge and values with more ease and pleasure. The use of audio-visuals also proved to be a method of inclusion, since it boosts the learning of students with writing and reading difficulties.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Ensino de Inglês no 1.º Ciclo do Ensino Básico
URIhttps://hdl.handle.net/1822/92067
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
IE - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Ana Margarida Alves Pereira.pdfRelatório de estágio2,98 MBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID