Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/92068

TítuloDesenhos animados, saindo da caixa do storytelling? O recurso audiovisual e o seu contributo para o ensino de Inglês a crianças
Outro(s) título(s)Cartoons, stepping out of the storytelling box? Audio-visual resources and their contribution to TEYL
Autor(es)Xavier, Inês Guimarães
Orientador(es)Moreira, Maria Alfredo
Palavras-chaveAudiovisual
Desenhos animados
Competências de cidadania
Compreensão oral
Audio-visual
Cartoons
Citizenship skills
Listening comprehension
Data14-Dez-2023
Resumo(s)O presente relatório, realizado no âmbito do estágio pedagógico supervisionado do mestrado de Ensino do Inglês no 1º Ciclo do Ensino Básico da Universidade do Minho, visa documentar e sustentar o projeto de investigação-ação com o tema “Desenhos Animados, Saindo da Caixa do Storytelling? Recursos Audiovisuais e o Seu Contributo para o Ensino de Inglês a Crianças”. Foi implementado e desenvolvido numa escola situada no concelho de Braga, propondo os seguintes objetivos: identificar as preferências e perceções das crianças face à disciplina de Inglês; explorar a potencialidade do uso dos desenhos animados como ferramenta para o ensino de Inglês; promover competências e valores de cidadania, respeito pelo outro, respeito por si próprio, e a importância que estes fatores têm para o desenvolvimento da aprendizagem da criança; promover a autonomia e competências de autorregulação da aprendizagem; avaliar o impacto do projeto no contexto de intervenção. O projeto dividiu-se em três fases. A primeira fase correspondeu à análise inicial do contexto de intervenção, permitindo obter um conhecimento abrangente sobre a escola, os espaços envolventes e a turma. A segunda fase incidiu na implementação do projeto e o desenvolvimento das atividades, com recurso ao uso de desenhos animados. Na terceira fase foi feita a avaliação do projeto, baseada em informação recolhida através da observação, questionários de autorregulação e discussões com as crianças. Por fim, o projeto demonstra as diversas possibilidades de utilização e diversificação das salas de aula. Na observação dos resultados do projeto podemos observar o impacto positivo na aprendizagem do Inglês. As crianças demonstraram motivação e empenho na realização das atividades demonstrando como o recurso apresenta imensas possibilidades educativas, dos jogos, aos desenhos animados, às músicas e apresentações interativas o recurso abre um leque de oportunidades de aprendizagem ricas e dinâmicas.
This report, produced in the context of the supervised pedagogical training period, carried out through the master’s degree in teaching English in the 1st Cycle of Basic Education of the University of Minho, aims to document and sustain the action-research project with the theme "Cartoons, Leaving the Storytelling Box? Audio-visual Resources and their Contribution to the Teaching of English to Children". It was implemented and developed in a school located in the municipality of Braga, proposing the following objectives: to identify the preferences and perceptions of children facing the learning of English; to explore the potentiality of the use of cartoons as a tool for the teaching of English; to promote skills and values of citizenship, respect for the other, respect for oneself, and the importance that these factors have for the good development of the learning capacities of the child; to promote autonomy and skills of self-regulation of learning; to evaluate the impact of the project in the context of intervention. The project was divided into three phases. The first phase corresponds to the initial analysis of the intervention context, allowing for a comprehensive knowledge of the school, the surrounding spaces, and the class. The second phase concerns the implementation of the project and the development period of the activities using cartoons. The third phase is the evaluation of the project based on the information collected through observation, research questionnaires. Finally, the project demonstrates the various possibilities for classroom use and diversification. In observing the results of the project, we can see the positive impact on English learning. The children showed motivation and commitment while participating in the activities showing how the resource presents immense educational possibilities, from games, to cartoons, to songs and interactive presentations the resource opens up a range of rich and dynamic learning opportunities.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Ensino do Inglês no 1º Ciclo do Ensino Básico
URIhttps://hdl.handle.net/1822/92068
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
IE - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Ines Guimarães Xavier.pdfRelatório de estágio2,77 MBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID