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https://hdl.handle.net/1822/92080
Título: | A promoção de competências do domínio do oral no contexto da abordagem de textos literários no Ensino Secundário |
Outro(s) título(s): | The promotion of oral competencies in the context of the study of literary texts in Secondary Education |
Autor(es): | Castro, Ana Rita Bessa de |
Orientador(es): | Carvalho, José António Brandão |
Palavras-chave: | Comunicação Falar Interação Oralidade Ouvir Communication Speaking Interaction Orality Listening |
Data: | 20-Jun-2023 |
Resumo(s): | O presente relatório visa constituir uma narrativa do projeto de intervenção levado a cabo no
ano letivo 2020/2021, no âmbito do mestrado de Ensino de Português no 3º Ciclo do Ensino Básico e
Ensino Secundário, do Instituto de Educação da Universidade do Minho. A intervenção pedagógica
circunscreveu-se a turmas do Ensino Secundário e debruçou-se sobre o domínio da oralidade.
O oral tem sido apontado como o domínio relegado em relação aos restantes domínios que
constituem a disciplina e o ensino de Português. Contudo, considera-se que se em quase todas as
situações do quotidiano, da vida em sociedade, a oralidade precede a escrita, e é o meio preferencial
de contacto, há necessidade de se trabalhar na escola as potencialidades da palavra “dita” e “ouvida”.
Acredita-se, por isso, que a oralidade deve ocupar um lugar central na aula de Português; quem ensina
Português, ensina também a falar e a ouvir.
Assim, partindo dos bloqueios generalizados no uso da palavra observáveis nos alunos, mesmo
em situações não formais, esta intervenção privilegiou a transformação do modelo de comunicação em
aula como ferramenta para a promoção de competências do domínio do oral, apoiando-se na
abordagem dos textos literários. De um modo geral, fomentou-se a exercitação do falar e do ouvir,
promovendo-se um modelo de aula que potenciou a interação dos alunos. Perspetivando-se, ainda, a
formação integral do aluno, as atividades desenvolvidas foram sempre orientadas pelos objetivos de
levar os alunos ao desenvolvimento da(s) literacia(s), à eficácia comunicativa, ao desenvolvimento da
consciência reflexiva, à capacidade de fruição estética, mas também de apreciação crítica dos textos
literários e, das artes em geral.
Dada a efemeridade do discurso oral e as dificuldades de avaliação de um projeto desta
natureza, pelo âmbito e pela duração, avaliou-se a pertinência e os resultados do mesmo, através da
reflexão e discussão constante sobre as atividades desenvolvidas ao longo de todo o processo,
verificando-se, em suma, melhorias dos alunos no à-vontade com o falar. This report is a narrative of the intervention project carried out in the school year 2020/2021 in the context of the Master's Degree in Teaching Portuguese in the 3rd Cycle of Basic and Secondary Education at the Institute of Education of the University of Minho. The pedagogical intervention was limited to secondary school classes and focused on using oral language. The teaching of oral language is generally undervalued compared to the other domains involved in the discipline of "Portuguese Language". However, it is considered that if in almost all situations of daily life, of life in society, orality precedes writing and is the preferred means of contact, there is a need to work in school on the potentialities of the "spoken" and "heard" word. Therefore, it is believed that orality should occupy a central place in the Portuguese class; those who teach the Portuguese Language also teach speaking and listening. Thus, taking the generalized blockages in the use of the word observed in students into account, even in non-formal situations, this intervention privileged the transformation of the communication model in class as a tool for promoting oral competencies in studying literary texts. Speaking and listening were generally encouraged, promoting a class model that enhanced the students' interaction. With a view to the integral formation of the student, the developed activities were always guided by the objectives of leading the students to the development of literacy(ies), communicative efficacy, development of reflective conscience, the capacity of aesthetic fruition, but also of critical appreciation of literary texts and arts in general. Given the ephemerality of the oral discourse and the difficulties of evaluating a project of this nature due to its scope and duration, the project's relevance and results were evaluated through reflection and constant discussion of the activities developed throughout the process. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Português no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/92080 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado IE - Dissertações de mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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