Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/92087

TítuloPortugal concelhio e senhorial através dos forais e cartas de feira: o exemplo de Guimarães para o estudo da história local e nacional por alunos do 7.º ano
Autor(es)Soares, André Filipe Lucas
Orientador(es)Solé, Glória
Palavras-chaveCartas de Foral
Concelhos
Senhorios
Evidência histórica
Charter letters
Counties
Landlords
Historical evidence
Data9-Mar-2023
Resumo(s)O presente Relatório de Estágio, intitulado “Portugal concelhio e senhorial através dos forais e cartas de feira: o exemplo de Guimarães para o estudo da história local e nacional por alunos do 7.º ano”, foi desenvolvido com base no Projeto de Intervenção Pedagógica Supervisionado (PIPS), no âmbito do Mestrado em Ensino de História no 3ºCiclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário, na Universidade do Minho. Este projeto foi implementado numa turma do 3º Ciclo do Ensino Básico, nomeadamente no 7º ano de escolaridade, numa escola urbana de Guimarães. O grande objetivo foi trabalhar a evidência histórica subordinada à temática em estudo, a partir da exploração de fontes diversas, textuais e iconográficas, relacionadas com as Cartas de Foral, os Concelhos e os Senhorios. Quanto à metodologia, foram aplicados os princípios da investigação-ação e também do paradigma construtivista, baseando-nos na aula-oficina, tendo como principal enfoque analisar os conhecimentos e competências desenvolvidas pelos alunos ao longo do projeto. Em relação às questões de investigação foram delineadas as seguintes: “Que ideias os alunos têm sobre os conceitos de carta de foral, forais, senhorios, concelhos, carta de feira, feiras medievais e sobre a evidência histórica e como evoluíram essas ideias ao longo do projeto?”; “De que forma as cartas de foral e as cartas de feira permitem a construção do conhecimento histórico sobre o Portugal concelhio e senhorial, através da evidência histórica?”; “Como a história local, a partir do foral de Guimarães pode contribuir para compreender os processos históricos nacionais relacionados com os senhorios e concelhos no período da Monarquia Feudal?”; “Como evoluiu o desenvolvimento de competências dos alunos ao nível da interpretação de fontes documentais da época a partir da evidência histórica?”. A recolha dos dados realizou-se a partir de questionários de levantamento de ideias prévias, fichas de trabalho e fichas de metacognição, tendo sido implementados nas aulas ao longo do ano letivo. Os dados foram descodificados de acordo com a metodologia de investigação da Grounded Theory. Em suma e após a análise dos dados, verificou-se uma evolução significativa dos conhecimentos adquiridos por parte dos alunos sobre a temática em estudo.
This Internship Report, entitled “Municipal and stately Portugal through the charters and letters from the fair: the example of Guimarães for the study of local and national history by 7th grade students”, was developed based on the Pedagogical Intervention Project Supervised (PIPS), within the scope of the Master's Degree in History Teaching in the 3rd cycle of Basic Education and Secondary Education, at the University of Minho. This project was implemented in a class of the 3rd Cycle of Basic Education, namely in the 7th year of schooling, in an urban school in Guimarães. The main objective was to work on the historical evidence subordinated to the subject under study, from the exploration of diverse sources, textual and iconographic, related to Charter Letters, Municipalities and Landlords. As for the methodology, the principles of action-research and also the constructivist paradigm were applied, based on the workshop-class, with the main focus on analyzing the knowledge and skills developed by the students throughout the project. Regarding the research questions, the following were outlined: “What ideas do students have about the concepts of charter charter, charters, landlords, councils, fair charter, medieval fairs and about historical evidence and how these ideas evolved over time? project?"; “How do charter letters and fair letters allow the construction of historical knowledge about municipal and manorial Portugal, through historical evidence?”; “How can local history, from the charter of Guimarães, contribute to understanding the national historical processes related to landlords and municipalities in the period of the Feudal Monarchy?”; “How did the development of students' skills evolve in terms of interpreting documentary sources from the time based on historical evidence?”. Data collection was carried out using questionnaires to survey prior ideas, worksheets and metacognition sheets, which were implemented in classes throughout the school year. Data were decoded according to the Grounded Theory research methodology. In short, and after analyzing the data, there was a significant evolution in the knowledge acquired by the students on the subject under study.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Ensino de História no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário
URIhttps://hdl.handle.net/1822/92087
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
IE - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Andre Filipe Lucas Soares.pdfRelatório de estágio2,54 MBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID