Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/92091

TítuloConta-me como foi: de que forma a narrativa histórica forma ou enforma a identidade histórica de estudantes do 7º ano de escolaridade?
Autor(es)Ferreira, Nuno Filipe Gonçalves
Orientador(es)Gago, Marília
Palavras-chaveEducação histórica
Narrativa histórica
História
History education
Historical narrative
History
Data19-Jun-2023
Resumo(s)O presente relatório de Estágio Profissional visa apresentar os dados resultantes de uma Interven ção Pedagógica Supervisionada (IPS) com 24 estudantes do 7º ano de escolaridade no 3º ciclo do ensino básico. A IPS centrou o seu foco em perceber de que forma a narrativa forma e é enformada pela identidade histórica, fazendo uso da narrativa histórica como forma de dar sentido ao próprio conhecimento histórico. O trabalho teórico e prático deste relatório foi construído sobre os pressupostos construtivistas, assentes nos alicerces da Educação Histórica (Schmidt & Urban, 2018) e a sua aplicação foi inspirada no modelo de aula oficina (Barca, 2004). Desta forma, a planificação e a construção das tarefas da aula foram realizadas partindo das ideias prévias dos estudantes, desafiando-as de modo a sofisticar os seus conhecimentos, tanto nos conceitos substantivos, como nos metahistóricos.A IPS pretendeu dar resposta ao disposto nas aprendizagens essenciais (DGE, 2022), fo cando no subdomínio «A Península Ibérica nos séculos IX a XII». A opção por trabalhar o conceito metahistórico de narrativa histórica advém da importância da própria narrativa histórica para a história enquanto ciência, procurando assim aproximar os estudantes da metodologia da ciência histórica. Desta forma, entendesse a narrativa histórica como descritiva explicativa, sendo tecida com base na evidência histórica multiperpetivada, procurando responder às questões históricas do seu produtor. Ao longo da IPS os 24 estudantes foram desafiados a trabalhar fontes históricas e historiográficas, diversas em suporte e em mensagem, acerca da realidade histórica da formação de Portugal. As tarefas criadas para a IPS procuraram desafiar os estudantes tanto na forma de trabalho (individual ou colaborativo), bem como no produto final de cada uma das tarefas. A análise dos dados foi realizada de forma indutiva e quantitativa inspirada na Grounded Theory (Charmaz, 2006) de modo a formar sentido conceptual expresso sobre forma de catego rias. Após a análise dos dados denotou-se uma prevalência da consciência histórica do tipo tradi cional, estando esta plasmada nas narrativas históricas dos estudantes, demonstrando a narrativa histórica como face da consciência histórica. No que à realidade histórica os estudantes entendem a formação de Portugal como um processo longo e multicausal.
This Professional Internship report aims to present the data resulting from a Supervised Pedagog ical Intervention (IPS) with 24 students in the 7th year of schooling in the 3rd cycle of basic edu cation. The IPS focused on understanding how narrative forms and is shaped by historical identity, making use of historical narrative as a way of giving meaning to historical knowledge itself. The theoretical and practical work of this report was built on constructivist assumptions, based on the foundations of Historical Education (Schmidt & Urban, 2018) and its application was inspired by the workshop class model (Barca, 2004). In this way, the planning and construction of the class tasks were carried out based on the students' previous ideas, challenging them in order to sophisticate their knowledge, both in substantive and metahistorical concepts. to the provisions of essential learning (DGE, 2022), focusing on the subdomain «The Iberian Peninsula in the 9th to 12th centuries». The option to work with the metahistorical concept of historical narrative comes from the importance of the historical narrative itself for history as a science, thus seeking to bring students closer to the methodology of historical science. In this way, the historical narrative is understood as descriptive and explanatory, being woven based on multi-perspective historical evi dence, seeking to respond to the historical questions of its producer. Throughout the IPS, the 24 students were challenged to work on historical and historio graphical sources, diverse in support and message, about the historical reality of the formation of Portugal. The tasks created for the IPS sought to challenge students both in the form of work (individual or collaborative) as well as in the final product of each of the tasks. Data analysis was carried out inductively and quantitatively, inspired by the Grounded The ory (Charmaz, 2006) in order to form a conceptual sense expressed on the form of categories. After analyzing the data, a prevalence of historical consciousness of the traditional type was noted, which is reflected in the students' historical narratives, demonstrating the historical narrative as the face of historical consciousness. With regard to historical reality, students understand the for mation of Portugal as a long and multicausal process.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Ensino de História no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário
URIhttps://hdl.handle.net/1822/92091
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
IE - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Nuno Fillipe Goncalves Ferreira.pdfRelatório de estágio3,12 MBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID