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https://hdl.handle.net/1822/92094
Título: | “A game of luck”: a gamificação na aprendizagem da História e no desenvolvimento da explicação histórica sobre o Renascimento |
Autor(es): | Lino, Ana Filipa Dias |
Orientador(es): | Solé, Glória |
Palavras-chave: | Gamificação História Pensamento histórico Explicação histórica Gamification History Historical thinking Historical explanation |
Data: | 22-Nov-2023 |
Resumo(s): | Este relatório de estágio apresenta o impacto e contributo da gamificação no desenvolvimento do
pensamento histórico em alunos de uma turma do 8ºano de uma escola do concelho de Braga,
procurando analisar como se pode criar um ambiente de aprendizagem dinâmico e motivador na
disciplina de História. A gamificação utiliza elementos de jogos para estimular o envolvimento, a
motivação e o interesse dos estudantes, visando promover competências históricas. Este estudo
procurou analisar o contributo da gamificação na aprendizagem da História e no desenvolvimento da
explicação histórica em relação à temática do Renascimento.
Os dados foram obtidos através da realização de questionários de ideias prévias e metacognição,
bem como de fichas de trabalho de tarefas gamificadas. Foram implementadas tarefas com elementos
de gamificação através de meios digitais, como a narrativa interativa “Uma jornada pelo Renascimento”,
e meios tradicionais, como o “Escape Room do Renascimento”.
Os dados obtidos e analisados, de acordo com a abordagem metodológica Grounded Theory,
permitiram constatar que alguns estudantes conseguiram sofisticar as suas ideias e compreender a
complexidade e as múltiplas causas e consequências dos eventos históricos. No entanto, outros
estudantes tiveram dificuldades em estabelecer relações causais entre os eventos históricos, indicando
a necessidade de aprofundar a análise e conexão entre os fatores históricos. Podemos constatar que a
compreensão da explicação histórica desempenha um papel central na construção de uma narrativa
coerente sobre o passado.
Não obstante, a gamificação mostrou-se uma estratégia eficaz para envolver os estudantes no
processo de aprendizagem histórica, promovendo a sua participação ativa e o desenvolvimento de
competências cognitivas e históricas. Ao criar um ambiente estimulante e motivador, a gamificação
contribuiu para o aprimoramento do pensamento histórico dos estudantes, permitindo que eles se
relacionem com a disciplina de História de maneira mais significativa e envolvente. Assim, conclui-se que
a gamificação oferece um ambiente estimulante que facilita o desenvolvimento de competências de
análise, interpretação e elaboração de explicações históricas, além de fomentar uma perspetiva crítica e
reflexiva sobre questões sociais, políticas e culturais contemporâneas. This internship report presentsthe impact and contribution of gamification to the development of historical thinking in an 8th-grade class at a school in the city of Braga, aiming to analyze how a dynamic and motivating learning environment can be created in the History discipline. Gamification employs game elements to stimulate student engagement, motivation, and interest, with the goal of promoting historical skills. This study sought to examine the contribution of gamification to History learning and the development of historical explanation, specifically related to the theme of the Renaissance. The data was obtained through the administration of pre-existing knowledge and metacognition questionnaires, as well as worksheets containing gamified tasks. Tasks incorporating gamification elements were implemented using digital means, such as the interactive narrative "Uma jornada pelo Renascimento," as well as traditional methods, like the "Escape Room do Renascimento." The collected and analyzed data, following the Grounded Theory methodology, revealed that some students were able to refine their ideas and comprehend the complexity and multiple causes and consequences of historical events. However, other students encountered challenges in establishing causal relationships between historical events, indicating the need for a deeper analysis and connection among historical factors. It is evident that understanding historical explanation plays a central role in constructing a coherent narrative about the past. Nevertheless, gamification proved to be an effective strategy for engaging students in the historical learning process, promoting their active participation and the development of cognitive and historical skills. By creating a stimulating and motivating environment, gamification contributed to enhancing students' historical thinking, enabling them to relate to the History discipline in a more meaningful and engaging manner. Thus, it is concluded that gamification offers a stimulating environment that facilitates the development of analytical, interpretative, and historical explanation skills, while also fostering a critical and reflective perspective on contemporary social, political, and cultural issues. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de estágio de mestrado em Ensino de História no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/92094 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado IE - Dissertações de mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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