Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/92097

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSolé, Glóriapor
dc.contributor.authorSantos, Maria Inês Pedropor
dc.date.accessioned2024-06-27T13:30:18Z-
dc.date.available2024-06-27T13:30:18Z-
dc.date.issued2023-12-12-
dc.date.submitted2023-09-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/92097-
dc.descriptionRelatório de estágio de mestrado em Ensino de História no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundáriopor
dc.description.abstractApós uma intervenção pedagógica supervisionada implementada na disciplina de História numa turma do 8º ano de escolaridade de uma escola do concelho de Braga, no âmbito do estágio do Mestrado em Ensino de História no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, realizou-se um estudo empírico com base na recolha de dados feita ao longo de diferentes momentos. Esta intervenção teve como contexto curricular o subtema “Reforma Protestante e a Reforma e Contrrareforma Católica”, sendo o conceito de mudança histórica o principal foco das atividades desenvolvidas. A principal questão orientadora desta intervenção-investigação à qual se pretendeu dar resposta foi: Como é que os estudantes percecionam o processo de mudança histórica em relação aos períodos da Reforma e da Contrarreforma? As aulas planificadas e as respetivas atividades desenvolvidas tiveram como contexto paradigmático o construtivismo e guiaram-se pelo modelo de aula-oficina. Visou-se proporcionar os estudantes as ferramentas necessárias para trabalharem constantemente as fontes de forma crítica, tornando-os parte do próprio processo de construção do seu conhecimento histórico. Deu se também primazia a atividades e tarefas de cariz mais colaborativo, para que os jovens beneficiassem da dinâmica de partilha e entreajuda que pode e deve estar adjacente ao processo de ensino-aprendizagem. Assim, a prática desenvolvida aplicou também os princípios associados à metodologia de Investigação-Ação, e os dados obtidos e respetiva análise e reflexão foram tratados através de métodos quantitativos principalmente ao que à categorização das ideias dos estudantes diz respeito. Foi possível constatar, ao longo do processo e na análise final, uma geral progressão das ideias dos estudantes quanto ao conceito de mudança, ainda que a vários níveis diferentes. Também foi visível um desenvolvimento das competências na análise e problematização de fontes, fruto, crê-se, das estratégias desenvolvidas à luz ao modelo da aula-oficina.por
dc.description.abstractAfter a supervised pedagogical intervention implemented in the subject of History in an 8th grade class in a school in the municipality of Braga, as part of the internship of the Master's Degree in History Teaching in the 3rd cycle of Basic Education and Secondary Education, an empirical study was carried out based on data collection carried out at different times. This intervention had as its curricular context the sub-theme "Protestant Reformation and the Catholic Reformation and Counter-Reformation", with the concept of historical change as the main focus. The main question guiding this intervention-research was: how do students perceive the process of historical change in relation to the Reformation and Counter-Reformation periods? The lessons planned and the activities carried out were based on the paradigm of constructivism and were guided by the “aula-oficina” model. The aim was to provide students with the tools they needed to constantly work critically with sources, making them part of the process of building their own historical knowledge. Priority was also given to activities and tasks of a more collaborative nature, so that young people could benefit from the dynamic of sharing and mutual help that can and should be adjacent to the teaching-learning process. Thus, the practice developed also applied the principles associated with the Action Research methodology, and the data obtained and the respective analysis and reflection were treated treated through quantitative method, mainly in terms of categorizing the students' ideas. Throughout the process and in the final analysis, it was possible to see a general progression in the students' ideas about the concept of change, albeit at different levels. It was also possible to see a development of skills in the analysis and problematization of sources, as a result, it is believed, of the strategies developed in the light of the “aula-oficina” model.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/por
dc.subjectAula-oficinapor
dc.subjectContrarreformapor
dc.subjectMudançapor
dc.subjectReformapor
dc.subjectRenascimentopor
dc.subjectCounter-reformationpor
dc.subjectChangepor
dc.subjectReformationpor
dc.subjectRenaissancepor
dc.title"Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades": a mudança à luz dos princípios da Reforma e da Contrarreformapor
dc.title.alternative"Times change, wills change": change according to the principles of the Reformation and Counter-Reformationpor
dc.typemasterThesiseng
dc.identifier.tid203614704por
thesis.degree.grantorUniversidade do Minhopor
sdum.degree.grade18 valorespor
sdum.uoeiInstituto de Educaçãopor
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopor
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
IE - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Maria Ines Pedro Santos.pdfRelatório de estágio20,57 MBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID