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https://hdl.handle.net/1822/92099
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Gago, Marília | por |
dc.contributor.author | Fonseca, Gonçalo Gregório | por |
dc.date.accessioned | 2024-06-27T13:54:57Z | - |
dc.date.available | 2024-06-27T13:54:57Z | - |
dc.date.issued | 2023-12-14 | - |
dc.date.submitted | 2023-10 | - |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1822/92099 | - |
dc.description | Relatório de estágio de mestrado em Ensino de História no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário | por |
dc.description.abstract | A História pode ser entendida como o conhecimento dos indivíduos e das suas ações no passado. Collingwood (1994) definiu a História como “uma espécie de investigação ou inquérito” (p.20). Deste modo, concebe-se a História como uma ciência. Portanto, a evidência histórica situa-se entre a questão e o vestígio do passado. Ashby (2003) propõe que evidência histórica é o “relacionamento entre a questão e a fonte” (p. 42), isto é, quando existe uma fonte (vestígio do passado) e através de uma questão inferimos algo sobre o passado. Pretende-se apresentar um estudo de investigação de âmbito descritivo inspirado nas propostas de categorização da Grounded Theory. Tendo como principal objetivo compreender como é que os estudantes, do Ensino Secundário de História A, interpretam fontes históricas como os mass media e constroem evidência histórica. Este estudo foi implementado numa escola da região do Minho e contou com 28 estudantes do Ensino Secundário, com idades entre os 15 e os 16 anos. Foi desenvolvido a partir do tema do “Liberalismo em Portugal”, instituindo como conceito metahistórico, o conceito de evidência histórica. Estabeleceu-se, ainda, uma aprendizagem diferenciadora, a aprendizagem por investigação, como base de todo o processo de aprendizagem. Foi tomada esta decisão com vista a entender de que forma este tipo de aprendizagem levaria a uma sofisticação do conhecimento histórico dos estudantes. Com base na análise dos dados recolhidos através das tarefas propostas aos estudantes pode-se afirmar que a interpretação de fontes históricas mass media e a construção de evidência histórica a partir da aprendizagem por investigação promoveu, em alguns estudantes, um desempenho considerável na construção do seu pensamento histórico alicerçado no conhecimento histórico. Demonstrou também que uma abordagem construtivista, na disciplina de História, permite aos estudantes uma ligação mais complexa com a sua aprendizagem, o que permite uma progressão mais significativa no seu conhecimento histórico e no seu pensamento histórico. Desenvolvendo, em última instância, a sua consciência histórica. | por |
dc.description.abstract | History can be understood as the knowledge of individuals and their actions in the past. Collingwood (1994) defined history as "a kind of investigation or enquiry" (p.20). In this way, history is conceived as a science. Historical evidence therefore lies between the question and the trace of the past. Ashby (2003) proposes that historical evidence is the "relationship between the question and the source" (p. 42), this is, when there is a source (trace of the past) and through a question we infer something about the past. The aim is to present a descriptive research study inspired by the Grounded Theory categorisation proposals. Its main objective is to understand how secondary school History A students interpret historical sources such as the mass media and construct historical evidence. This study was carried out in a school in the Minho region and involved 28 secondary school students aged between 15 and 16. It was developed on the theme of "Liberalism in Portugal", establishing the concept of historical evidence as a metahistorical concept. It also established differentiated learning, learning by enquiry, as the basis of the entire learning process. This decision was made in order to understand how this type of learning would lead to a sophistication of the students' historical knowledge. Based on the analysis of the data collected through the tasks proposed to the students, it can be said that the interpretation of mass media historical sources and the construction of historical evidence based on investigative learning promoted considerable performance in some students in the construction of their historical thinking based on historical knowledge. It has also shown that a constructivist approach in the subject of History allows students to make a more complex connection with their learning, which allows for a more significant progression in their historical knowledge and historical thinking. Ultimately developing their historical awareness. | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | por |
dc.subject | História | por |
dc.subject | Evidência histórica | por |
dc.subject | Educação histórica | por |
dc.subject | Aprendizagem por investigação | por |
dc.subject | History | por |
dc.subject | Historical evidence | por |
dc.subject | History education | por |
dc.subject | Research-based learning | por |
dc.title | Literacia histórica: construção de evidência histórica a partir de fontes mass media com estudantes do Ensino Secundário | por |
dc.title.alternative | Historical literacy: building historical evidence from mass media sources with secondary school students | por |
dc.type | masterThesis | eng |
dc.identifier.tid | 203614844 | por |
thesis.degree.grantor | Universidade do Minho | por |
sdum.degree.grade | 20 valores | por |
sdum.uoei | Instituto de Educação | por |
dc.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | por |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado IE - Dissertações de mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Goncalo Gregorio Fonseca.pdf | Relatório de estágio | 7,6 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
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