Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/92115

TítuloO ensino de Português de acordo com a literatura e os seus autores
Outro(s) título(s)Teaching Portuguese according to literature and its authors
Autor(es)Martins, Renata Filipa Branco
Orientador(es)Silva, Sara Raquel Reis da
Palavras-chaveAprendizagens essenciais
Atividades
Domínios
Professor de Português
Essential learnings
Activities
Domains
Portuguese teacher
Data28-Nov-2023
Resumo(s)Configurando uma exigência do 2.º ano do Mestrado em Ensino de Português no 3.º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, e sendo este um ano de Estágio Profissional, este trabalho tem como intuito apresentar uma reflexão crítica reveladora da ligação dos conteúdos teóricos com o percurso de estágio, em particular com as atividades desenvolvidas. Neste documento, integra-se uma contextualização do Estágio, incluindo a caracterização da turma em que ocorreu a intervenção. Além disso, dá-se ainda a ler a fundamentação teórica das diversas componentes que fazem parte da aula de Português, como: o papel do professor assim como a definição dos domínios da aula de Português. Por fim, são apresentadas atividades desenvolvidas e aplicadas dos diversos domínios, sendo fundamentadas no documento principal, a partir do qual o professor tem de nortear as suas práticas, Aprendizagens Essenciais.
As a requirement of the 2nd year of the Master's in Teaching Portuguese in the 3rd cycle of Basic Education and Secondary Education and given that this is a year of Professional Internship, this work aims to present a critical reflection that reveals the connection between theoretical content and the internship journey, particularly with the activities developed. This document includes contextualization of the internship, including the characterization of the class where the intervention took place. Furthermore, the theoretical foundation of the various components that are part of the Portuguese class is also discussed, such as the role of the teacher and the definition of the domains of the Portuguese class. Finally, activities developed and applied in various domains are presented, substantiated by the main document that the teacher must use as a guide for their practices, Essential Learnings.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Ensino de Português no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário
URIhttps://hdl.handle.net/1822/92115
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
IE - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Renata Filipa Branco Martins.pdfRelatório de estágio5,58 MBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID