Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/92119
Título: | Cyberbullying in Portugal – a scoping study and the perceptions of Portuguese teachers |
Outro(s) título(s): | Cyberbullying em Portugal – um scoping study e as perceções de professores portugueses |
Autor(es): | Coutinho, Luís Lencastre, José Alberto Almeida, Ana Maria Tomás de |
Palavras-chave: | Cyberbullying Scoping study Portugal |
Data: | 23-Jun-2024 |
Editora: | EduSoC Lab, Educación, Sociedad y Cultura |
Revista: | Revista de Estilos de Aprendizaje |
Citação: | Coutinho, L. F., Almeida, A. M. T., & Lencastre, J. A. (2024). Cyberbullying in Portugal: A scoping study and the perceptions of Portuguese teachers. Journal of Learning Styles,17(33), 102–113. |
Resumo(s): | During the COVID-19 global pandemic period, cyberbullying grew exponentially as students were essentially working online. We did a scoping study to understand the state of the art referring to academic publications in Portuguese related to cyberbullying in Portugal. We identified 316 articles in the RCAAP database related to the topic and, after the inclusion and exclusion criteria, 13 articles were deeply analyzed. The conclusions suggest that cyberbullying has more harmful effects than traditional bullying; the authors highlight the need for teacher training to identify signs of cyberbullying; and the importance of intervention projects to inform the community – teachers, students and parents – about how to avoid behaviors that enhance cyberbullying. At the same time, data from a questionnaire survey applied to 96 portuguese teachers made it possible to validate the need for training and the importance of having intervention programs that enable the fight against cyberbullying. Durante o período de pandemia global COVID-19, o cyberbullying cresceu exponencialmente à medida que os estudantes trabalhavam essencialmente online. Fizemos um scoping study para compreender o estado da arte referindo-se a publicações académicas em português relacionadas com o cyberbullying em Portugal. Identificámos 316 artigos na base de dados da RCAAP relacionados com o tema e, após os critérios de inclusão e exclusão, 13 artigos foram analisados de forma profunda. As conclusões sugerem que o cyberbullying tem efeitos agravantes em comparação com o bullying tradicional; sugerem também a necessidade de formação para professores e a importância de projetos de intervenção para informar a comunidade – professores, alunos e pais. Ao mesmo tempo, os dados de um inquérito por questionário aplicado a 96 professores portugueses, permitiram validar a os dados obtidos pelo scoping study, reforçando assim a relevância das conclusões obtidas. |
Tipo: | Artigo |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/92119 |
DOI: | 10.55777/rea.v17i33.5305 |
ISSN: | 1988-8996 |
e-ISSN: | 2332-8533 |
Versão da editora: | The original publication is available at https://revistaestilosdeaprendizaje.com/article/view/5305 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEd - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2024_Cyberbullying_in_Portugal_LCoutinho_AMTAlmeida_JALencastre.pdf | 1,2 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons