Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/92119

TítuloCyberbullying in Portugal – a scoping study and the perceptions of Portuguese teachers
Outro(s) título(s)Cyberbullying em Portugal – um scoping study e as perceções de professores portugueses
Autor(es)Coutinho, Luís
Lencastre, José Alberto
Almeida, Ana Maria Tomás de
Palavras-chaveCyberbullying
Scoping study
Portugal
Data23-Jun-2024
EditoraEduSoC Lab, Educación, Sociedad y Cultura
RevistaRevista de Estilos de Aprendizaje
CitaçãoCoutinho, L. F., Almeida, A. M. T., & Lencastre, J. A. (2024). Cyberbullying in Portugal: A scoping study and the perceptions of Portuguese teachers. Journal of Learning Styles,17(33), 102–113.
Resumo(s)During the COVID-19 global pandemic period, cyberbullying grew exponentially as students were essentially working online. We did a scoping study to understand the state of the art referring to academic publications in Portuguese related to cyberbullying in Portugal. We identified 316 articles in the RCAAP database related to the topic and, after the inclusion and exclusion criteria, 13 articles were deeply analyzed. The conclusions suggest that cyberbullying has more harmful effects than traditional bullying; the authors highlight the need for teacher training to identify signs of cyberbullying; and the importance of intervention projects to inform the community – teachers, students and parents – about how to avoid behaviors that enhance cyberbullying. At the same time, data from a questionnaire survey applied to 96 portuguese teachers made it possible to validate the need for training and the importance of having intervention programs that enable the fight against cyberbullying.
Durante o período de pandemia global COVID-19, o cyberbullying cresceu exponencialmente à medida que os estudantes trabalhavam essencialmente online. Fizemos um scoping study para compreender o estado da arte referindo-se a publicações académicas em português relacionadas com o cyberbullying em Portugal. Identificámos 316 artigos na base de dados da RCAAP relacionados com o tema e, após os critérios de inclusão e exclusão, 13 artigos foram analisados de forma profunda. As conclusões sugerem que o cyberbullying tem efeitos agravantes em comparação com o bullying tradicional; sugerem também a necessidade de formação para professores e a importância de projetos de intervenção para informar a comunidade – professores, alunos e pais. Ao mesmo tempo, os dados de um inquérito por questionário aplicado a 96 professores portugueses, permitiram validar a os dados obtidos pelo scoping study, reforçando assim a relevância das conclusões obtidas.
TipoArtigo
URIhttps://hdl.handle.net/1822/92119
DOI10.55777/rea.v17i33.5305
ISSN1988-8996
e-ISSN2332-8533
Versão da editoraThe original publication is available at https://revistaestilosdeaprendizaje.com/article/view/5305
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEd - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
2024_Cyberbullying_in_Portugal_LCoutinho_AMTAlmeida_JALencastre.pdf1,2 MBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID