Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/92148

TítuloO modelo 5E para o ensino do tempo e das plantas no 1.º e no 6.º ano de escolaridade
Outro(s) título(s)The 5E model for the weather and plants teaching for the 1st and 6th years of schooling
Autor(es)Oliveira, Ana Luís Gonçalves
Orientador(es)Afonso, Ana Sofia
Palavras-chave5E
Plantas
Sustentabilidade
Tecnologia
Tempo atmosférico
Plants
Sustainability
Technology
Weather
Data18-Jan-2023
Resumo(s)O presente relatório de estágio resultou da implementação e avaliação de um projeto de intervenção pedagógica desenvolvido no âmbito da Unidade Curricular de Estágio do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico, na Universidade do Minho. A intervenção pedagógica, que decorreu numa turma do 1.º ano de escolaridade e numa turma do 6.º ano de escolaridade, foi estruturada de acordo com o modelo 5E, consistente com as perspetivas construtivistas, e que compreende um total de cinco fases: envolver, explorar, explicar, elaborar e avaliar. No 1.º ano de escolaridade a intervenção pedagógica foi inserida na área de Estudo do Meio e no conteúdo “O tempo atmosférico”. No 6.º ano de escolaridade a intervenção pedagógica ocorreu na disciplina de Ciências Naturais no conteúdo “As plantas e o meio ambiente”. A avaliação desta intervenção teve em conta as seguintes questões de investigação: 1) averiguar em que medida os alunos desenvolvem o vocabulário científico sobre os temas em estudo; 2) averiguar em que medida os alunos são capazes de utilizar o vocabulário científico para comunicar; 3) averiguar em que medida os alunos são capazes de mobilizar conhecimentos adquiridos para novas situações. Os resultados obtidos permitem constatar que, de um modo geral, foi possível observar alguma evolução nas conceções dos alunos sobre o “O tempo atmosférico”, para o 1.º ano de escolaridade e “As plantas e o meio ambiente”, para o 6.º ano de escolaridade. Todavia, verifica-se que os alunos continuam a evidenciar algumas conceções alternativas sobre os temas em estudo, resistentes à mudança.
The present internship report resulted from the implementation and evaluation of a project of pedagogical intervention developed within the scope of the Master's Degree Course in Teaching of the 1st Cycle of Basic Education and of Mathematics and Natural Sciences in the 2nd Cycle of Basic Education. The pedagogical intervention was implemented in a class of the first grade of the Primary Level, and in a six grade class of the second cycle of the Portuguese Basic Education. This project focused on the use of a model consistent with the constructivist perspectives, increasingly adopted in the education system, called 5E. This model comprises a total of five phases: engage, explore, explain, elaborate, evaluate and it aims to provide the teacher with an educational sequence capable of placing the student at the center of learning, always starting from prior knowledge to reach scientific knowledge. For this purpose, two pedagogical interventions were designed, based on this model, present in the curricula of the subjects of Environmental Studies of the 1st year – The atmospheric weather - and Natural Sciences of the 6th year of schooling – Plants and the environment. This intervention aim at answering the following research questions: 1) to what extent do students develop scientific vocabulary on the themes under study?; 2) to what extent are students able to use scientific vocabulary to communicate with other students?; 3) to what extent are students able to apply acquired knowledge to new situations? Generally speaking, the results obtained allow us to observe some evolution on students’ conception regarding the “The atmospheric weather”, on the 1st year of schooling and “Plants and the environment”, on the 6th year of schooling. Nevertheless, we can verify that the students keep showing some alternative conceptions regarding these matters, proving that they are still reluctant to a change.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico
URIhttps://hdl.handle.net/1822/92148
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
IE - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Ana Luis Goncalves Oliveira.pdfRelatório de estágio41,69 MBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID