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https://hdl.handle.net/1822/92156
Título: | Contributos para promover a literacia do oceano em alunos do 3.º e do 5.º ano de escolaridade |
Outro(s) título(s): | Contributions to promote ocean literacy in 3rd and 5th-grade students |
Autor(es): | Davim, Daniela Araújo |
Orientador(es): | Afonso, Ana Sofia |
Palavras-chave: | Desenvolvimento profissional Literacia do oceano Literatura infantil Children's literature Ocean literacy Professional development |
Data: | 19-Dez-2023 |
Resumo(s): | O presente relatório de estágio, inserido no Mestrado em Ensino de o 1.º CEB e de Matemática
e de Ciências Naturais no 2.º CEB, apresenta o desenvolvimento e a implementação de uma intervenção
pedagógica com o intuito de promover, em alunos do 2.º e do 5.º ano de escolaridade, a literacia do
oceano e, assim, contribuir para a sua proteção. Enquadrado no contexto de crescente preocupação
ambiental, o projeto procurou integrar a ciência, a tecnologia, a sociedade e o ambiente. A intervenção
pedagógica, assente numa perspetiva construtivista, fez uso de vários recursos, mas privilegiou o uso da
literatura infantil e juvenil e, sempre que possível, abordagens aos binómios CTS. A avaliação da
intervenção pedagógica teve como objetivos: avaliar como evolui a literacia dos alunos sobre o oceano;
averiguar que fontes de informação usam os alunos sobre o oceano e com quem aprendem sobre o
tema; identificar as razões apresentadas pelos alunos para o estudo do oceano antes e após a
intervenção; identificar as profissões que os alunos associam ao oceano antes e após a intervenção;
averiguar os interesses dos alunos sobre o oceano antes e após a intervenção; conhecer as opiniões dos
alunos sobre a preservação e ameaça ao oceano antes e após a intervenção. Recolheram-se dados por
intermédio de um questionário pré e pós intervenção pedagógica e analisaram-se os mesmos. A análise
dos dados recolhidos evidenciou, de um modo geral, uma evolução dos alunos na compreensão da
literacia do oceano; na diversidade de recursos para aprender sobre o oceano, no reconhecimento de
novas profissões ligadas ao oceano; na compreensão da importância deste recurso e na identificação de
ameaças ao mesmo.
Para além da avaliação da estratégia de intervenção, o diário e portfólio elaborados ao longo do
estágio permitiram-se analisar como a implementação deste projeto educativo contribuiu para o meu
desenvolvimento profissional, designadamente, enriqueceu as minhas competências pedagógicas,
aprofundou o meu conhecimento sobre o tema, aprimorou as minhas habilidades de avaliação e
estimulou a minha reflexão constante. Adicionalmente, proporcionou uma compreensão mais profunda
das necessidades dos alunos nestas faixas etárias, fomentou a criação de recursos pedagógicos e
fortaleceu as minhas competências de comunicação. This internship report, part of the master’s program in Teaching for the 1st Cycle of Basic Education and for Mathematics and Natural Sciences for the 2nd Cycle of Basic Education, presents the development and implementation of a pedagogical intervention aimed at promoting ocean literacy among 3rd and 5th-grade students and, thus, contributing to its protection. Framed within a context of growing environmental concern, the project aimed to integrate science, technology, society, and the environment. The pedagogical intervention, based on a constructivist perspective, made use of various resources but favored the use of children's and youth literature and, whenever possible, approaches to the Science Technology-Society (STS) dimensions. The objectives of the evaluation of the pedagogical intervention were as follows: to assess how students' ocean literacy evolves; to investigate what sources of information students use about the ocean and with whom they learn about the subject; to identify the reasons students give for studying the ocean before and after the intervention; to identify the professions that students associate with the ocean before and after the intervention; to determine students' interests in the ocean before and after the intervention; to understand students' opinions about the preservation and threats to the ocean before and after the intervention. Data were collected through pre- and post-intervention questionnaires and were subsequently analyzed. The analysis of the data collected generally showed students' progress in understanding ocean literacy, diversifying resources for learning about the ocean, recognizing new ocean-related professions, understanding the importance of this resource, and identifying threats to it. In addition to the evaluation of the intervention strategy, the diary and portfolio prepared throughout the internship allowed for an analysis of how the implementation of this educational project contributed to my professional development, notably enhancing my pedagogical skills, deepening my knowledge on the subject, refining my assessment skills, and promoting continuous reflection. Additionally, it provided a deeper understanding of the needs of students in these age groups, encouraged the creation of pedagogical resources, and strengthened my communication skills. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de estágio de mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/92156 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado IE - Dissertações de mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Daniela Araujo Davim Resende.pdf | Relatório de estágio | 5,89 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
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