Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/92163

TítuloA leitura dialogada como estratégia de construção de significados elaborativos e da sua aprendizagem explícita
Outro(s) título(s)Dialogic reading as a strategy for the construction of elaborative meanings and their explicit learning
Autor(es)Caldas, Ana Catarina Rosário
Orientador(es)Pereira, Iris Susana Pires
Palavras-chave1.º Ciclo do Ensino Básico
2.º Ciclo do Ensino Básico
Ensino explicito
Leitura dialogada
Processos elaborativos de compreensão textual
1st Cycle of Basic Education
2nd Cycle of Basic Education
Dialogic reading
Elaborative processes of textual comprehension
Explicit teaching
Data29-Set-2023
Resumo(s)O presente relatório de estágio apresenta o resultado da implementação de um projeto de intervenção e investigação desenvolvido em contexto de 2.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico e no 6.º ano do 2.º CEB, no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada, realizada no segundo ano do Mestrado em Ensino do 1.º CEB e Português e História e Geografia de Portugal no 2.º CEB. Considerando a caracterização dos contextos educativos, as suas necessidades e interesses, e mobilizando os meus conhecimentos pedagógicos e teóricos, tracei a principal finalidade pedagógica - promover práticas de leitura dialogada como estratégia de construção de significados elaborativos e da sua aprendizagem explícita. Defini também o foco investigativo que se centrou na construção de conhecimento profissional fundamentado sobre a realização dessas práticas no 2.º ano do 1º CEB e no 6.º ano do 2.º CEB. Para isso, seguindo a metodologia de Investigação-Ação, defini objetivos pedagógicos e investigativos, escolhi estratégias de recolha de dados, que consistiram na observação direta e participante, registos fotográficos e gravações de áudio, e determinei ainda procedimentos e categorias para realizar a análise dos dados. Os resultados mostram que a leitura dialogada pode constituir-se como estratégia para a construção de significados elaborativos e para a sua aprendizagem explícita, uma vez que viabiliza a realização de momentos ricos de diálogo a partir dos quais os alunos mobilizam diferentes processos elaborativos de construção de significados textuais, permitindo também a iniciação na sua aprendizagem explícita. Com este trabalho, foi possível aprofundar, contruir e integrar novos conhecimentos teóricos e pedagógicos no meu saber profissional. Além disso, foi possível compreender a importância do planeamento e reflexão sobre a prática bem como a necessidade da constante construção de conhecimento pedagógico e investimento na formação profissional.
This report presents the result of the implementation of an intervention and research project developed in the context of the 2nd grade of the 1st Cycle of Basic Education and the 6th grade of the 2nd Cycle of Basic Education as part of the supervised teaching practice carried out in the second year of the Master's Degree in Teaching the 1st Cycle of Basic Education and Portuguese, History and Geography of Portugal in the 2nd Cycle of Basic Education. Considering the characterisation of the educational contexts, their needs and interests, and mobilising my pedagogical and theoretical knowledge, I outlined the main pedagogical aim - to promote dialogical reading practices as a strategy for constructing elaborative meanings and their explicit learning. Besides, I defined the research focus, which centred on building grounded professional knowledge about the implementation of these practices in the 2nd grade and the 6th grade of Basic Education. To do this, following the action research methodology, I defined pedagogical and investigative objectives, chose data collection strategies, which consisted of direct and participant observation, photographic records and audio recordings, and also determined procedures and categories for analysing the data. The analytic results show that dialogic reading can be a strategy for the construction of elaborative meanings and their explicit learning, since it makes it possible to create rich moments of conversation during which students mobilise different elaborative processes for the construction of textual meanings, also allowing the introduction to their explicit learning. This work has enabled me to deepen, build and integrate new theoretical and pedagogical knowledge into my professional know-how. In addition, I was able to understand the importance of planning and reflecting on practice, as well as the need to constantly build pedagogical knowledge and invest in professional training.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico
URIhttps://hdl.handle.net/1822/92163
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
IE - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Ana Catarina Rosario Caldas.pdfRelatório de estágio18,8 MBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID