Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/92163
Título: | A leitura dialogada como estratégia de construção de significados elaborativos e da sua aprendizagem explícita |
Outro(s) título(s): | Dialogic reading as a strategy for the construction of elaborative meanings and their explicit learning |
Autor(es): | Caldas, Ana Catarina Rosário |
Orientador(es): | Pereira, Iris Susana Pires |
Palavras-chave: | 1.º Ciclo do Ensino Básico 2.º Ciclo do Ensino Básico Ensino explicito Leitura dialogada Processos elaborativos de compreensão textual 1st Cycle of Basic Education 2nd Cycle of Basic Education Dialogic reading Elaborative processes of textual comprehension Explicit teaching |
Data: | 29-Set-2023 |
Resumo(s): | O presente relatório de estágio apresenta o resultado da implementação de um projeto de
intervenção e investigação desenvolvido em contexto de 2.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico e no 6.º
ano do 2.º CEB, no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada, realizada no segundo ano do
Mestrado em Ensino do 1.º CEB e Português e História e Geografia de Portugal no 2.º CEB.
Considerando a caracterização dos contextos educativos, as suas necessidades e interesses, e
mobilizando os meus conhecimentos pedagógicos e teóricos, tracei a principal finalidade pedagógica -
promover práticas de leitura dialogada como estratégia de construção de significados elaborativos e da
sua aprendizagem explícita. Defini também o foco investigativo que se centrou na construção de
conhecimento profissional fundamentado sobre a realização dessas práticas no 2.º ano do 1º CEB e no
6.º ano do 2.º CEB. Para isso, seguindo a metodologia de Investigação-Ação, defini objetivos
pedagógicos e investigativos, escolhi estratégias de recolha de dados, que consistiram na observação
direta e participante, registos fotográficos e gravações de áudio, e determinei ainda procedimentos e
categorias para realizar a análise dos dados. Os resultados mostram que a leitura dialogada pode
constituir-se como estratégia para a construção de significados elaborativos e para a sua aprendizagem
explícita, uma vez que viabiliza a realização de momentos ricos de diálogo a partir dos quais os alunos
mobilizam diferentes processos elaborativos de construção de significados textuais, permitindo também
a iniciação na sua aprendizagem explícita. Com este trabalho, foi possível aprofundar, contruir e
integrar novos conhecimentos teóricos e pedagógicos no meu saber profissional. Além disso, foi
possível compreender a importância do planeamento e reflexão sobre a prática bem como a
necessidade da constante construção de conhecimento pedagógico e investimento na formação
profissional. This report presents the result of the implementation of an intervention and research project developed in the context of the 2nd grade of the 1st Cycle of Basic Education and the 6th grade of the 2nd Cycle of Basic Education as part of the supervised teaching practice carried out in the second year of the Master's Degree in Teaching the 1st Cycle of Basic Education and Portuguese, History and Geography of Portugal in the 2nd Cycle of Basic Education. Considering the characterisation of the educational contexts, their needs and interests, and mobilising my pedagogical and theoretical knowledge, I outlined the main pedagogical aim - to promote dialogical reading practices as a strategy for constructing elaborative meanings and their explicit learning. Besides, I defined the research focus, which centred on building grounded professional knowledge about the implementation of these practices in the 2nd grade and the 6th grade of Basic Education. To do this, following the action research methodology, I defined pedagogical and investigative objectives, chose data collection strategies, which consisted of direct and participant observation, photographic records and audio recordings, and also determined procedures and categories for analysing the data. The analytic results show that dialogic reading can be a strategy for the construction of elaborative meanings and their explicit learning, since it makes it possible to create rich moments of conversation during which students mobilise different elaborative processes for the construction of textual meanings, also allowing the introduction to their explicit learning. This work has enabled me to deepen, build and integrate new theoretical and pedagogical knowledge into my professional know-how. In addition, I was able to understand the importance of planning and reflecting on practice, as well as the need to constantly build pedagogical knowledge and invest in professional training. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de estágio de mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/92163 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado IE - Dissertações de mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Ana Catarina Rosario Caldas.pdf | Relatório de estágio | 18,8 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons