Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/92166

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorAzevedo, Fernandopor
dc.contributor.authorFigueiredo, Andreia Isabel da Cruzpor
dc.date.accessioned2024-06-28T17:17:48Z-
dc.date.available2024-06-28T17:17:48Z-
dc.date.issued2023-10-25-
dc.date.submitted2023-07-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/92166-
dc.descriptionRelatório de estágio de mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal do 2.º Ciclo do Ensino Básicopor
dc.description.abstractEste projeto tem como foco os Direitos Humanos, trabalhados com recurso a obras literárias para a infância. Foi desenvolvido numa turma de 4.º ano e numa turma de 6.º ano do Ensino Básico numa escola pública da cidade de Braga. O projeto surgiu da observação da necessidade de abordar, em sala de aula, aspetos relacionados com uma educação para os valores e para a cidadania. Recorrendo a obras literárias para a infância, e aliando a leitura com os problemas do dia a dia dos alunos, foi possível despertar a empatia dos mesmos, sensibilizá-los para as injustiças sociais e estimular o pensamento crítico e reflexivo sobre questões éticas e morais. As metodologias utilizadas basearam-se no processo de investigação-ação e de trabalho de projeto. Partiu-se de uma questão problemática e procedeu-se a um plano de ação que foi sujeito a uma reflexão crítica e reflexiva. A intervenção pedagógica inclui atividades de pré-leitura, durante a leitura e pós-leitura, além de atividades de escrita e outras com vertente lúdica e de socialização. Os resultados obtidos mostram que os alunos passaram a valorizar mais o Outro, tendo igualmente incrementado o seu interesse e gosto pela leitura.por
dc.description.abstractThis project focuses on Human Rights, explored through children's literary works. It was developed in a 4th-grade and a 6th-grade class in a public school in the city of Braga. The project arose from the observation of the need to address aspects related to education for values and citizenship in the classroom. By using children's literature and connecting the reading material with the students' everyday problems, it was possible to awaken their empathy, raise awareness about social injustices, and stimulate critical and reflective thinking about ethical and moral issues. The methodologies used were based on action research and project work. It started with a problematic question and proceeded with an action plan that underwent critical and reflective consideration. The pedagogical intervention included pre-reading, during-reading, and post-reading activities, as well as writing exercises and other playful and socializing activities. The results obtained showed that the students came to value others more, and their interest and enjoyment in reading also increased.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/por
dc.subjectDireitos Humanospor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectEducação literáriapor
dc.subjectLiteratura infantilpor
dc.subjectValorespor
dc.subjectChildren's literaturepor
dc.subjectEducationpor
dc.subjectHuman Rightspor
dc.subjectLiterary educationpor
dc.subjectValuespor
dc.titleOs Direitos Humanos numa perspetiva infantojuvenil: um estudo de caso no 1.º e 2.º CEBpor
dc.title.alternativeHuman Rights from a child and youth perspective: a case study in the 1st and 2nd CEBpor
dc.typemasterThesiseng
dc.identifier.tid203616588por
thesis.degree.grantorUniversidade do Minhopor
sdum.degree.grade17 valorespor
sdum.uoeiInstituto de Educaçãopor
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopor
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
IE - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Andreia Isabel da Cruz Figueiredo.pdfRelatório de estágio5,43 MBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID