Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/92197
Título: | Estratégias de prevenção e manejo do bullying na escola: uma análise sistemática da literatura |
Outro(s) título(s): | Bullying prevention and management strategies at school: a systematic literature review Estrategias para prevenir y gestionar el acoso escolar: una revisión sistemática de la literatura |
Autor(es): | Mônica Tessaro Trevisol, Maria Teresa Ceron Pereira, Beatriz Bernardi, Fernanda Schneider |
Palavras-chave: | Bullying Estratégias de prevenção Escola Prevention strategies School Acoso escolar Estrategias de prevención Escuela |
Data: | 6-Set-2023 |
Editora: | Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) |
Revista: | Educação: Revista do Centro de Educação |
Citação: | Tessaro, M., Trevisol, M. T. C., Pereira, M. B. F. L. de O., & Bernardi, F. S. (2023). Estratégias de prevenção e manejo do bullying na escola: uma análise sistemática da literatura. Educação, 48(1), e102/1–24. https://doi.org/10.5902/1984644469981 |
Resumo(s): | Este artigo objetiva mapear e analisar estratégias de prevenção e manejo do bullying na escola, tendo como embasamento uma revisão sistemática da literatura. Os trabalhos analisados encontram-se indexados nas bases de dados: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Capes-BDTD; Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (Lilacs); Portal de Periódicos Capes (Acesso CAFe) e The Scientific Electronic Library Online(SciELO), tendo como recorte temporal os anos de 2011 a 2021. Utilizando-se de critérios de inclusão e exclusão, foram selecionadas para compor a base de discussão deste texto, 35 produções. Do processo analítico, seguindo os critérios metodológicos a que se propôs o estudo, emergiram três categorias: i) Intervenções escolares envolvendo a família; ii) Intervenção via políticas públicas; iii) Intervenções educativas focadas no protagonismo juvenil. Entre os destaques desta investigação, identificou-se que a cooperação e o engajamento entre os atores da comunidade escolar: alunos, professores e demais funcionários, famílias e Estado, constitui-se estratégia primordial na resolução de problemas coletivos, como é o caso do bullying escolar. This article aims to map and analyze bullying prevention and management strategies at school, based on a systematic literature review. The analyzed works are indexed in the following databases: Digital Library of Theses and Dissertations of CAPESBDTD; Latin American and Caribbean Literature in Health Sciences-LILACS; Portal de Periódicos Capes (CAFe Access) and The Scientific Electronic Library OnlineSCIELO, having as a time frame, the years of 2011 to 2021. Using the inclusion and exclusion criteria, they were selected to compose the basis of discussion of this text, 35 productions. From the analytical process, following the methodological criteria proposed by the study, three categories emerged: i) school interventions involving the family; ii) intervention via public policies; iii) educational interventions focused on youth protagonism. Among the highlights of the research, it was identified that cooperation and engagement between the actors of the school community: students, teachers and other employees, families and the State, constitutes a primordial strategy in the resolution of collective problems, as is the case of school bullying. Este artículo tiene como objetivo mapear y analizar estrategias de prevención y gestión del acoso escolar, a partir de una revisión sistemática de la literatura. Los trabajos analizados están indexados en las bases de datos: Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la Capes-BDTD; Literatura Latinoamericana y del Caribe en Ciencias de la Salud (Lilas); Portal de Periódicos Capes (Acesso CAFe) y The Scientific Electronic Library Online (SciELO), con un horizonte temporal de los años 2011 a 2021. Utilizando criterios de inclusión y exclusión, fueron seleccionadas, para componer la base de discusión de este texto, 35 producciones. Del proceso analítico, siguiendo los criterios metodológicos que propuso el estudio, surgieron tres categorías: i) Intervenciones escolares involucrando a la familia; ii) Intervención vía políticas públicas; iii) Intervenciones educativas centradas en el protagonismo juvenil. Entre los aspectos más destacados de esta investigación, se identificó que la cooperación y el compromiso entre los actores de la comunidad escolar: estudiantes, 3 docentes y demás empleados, familias y Estado, constituye una estrategia primordial en la resolución de problemas colectivos, como es el caso de acoso escolar. |
Tipo: | Artigo |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/92197 |
DOI: | 10.5902/1984644469981 |
ISSN: | 1984-6444 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEC - Artigos (Papers) |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Estratégias de prevenção e manejo do bullying.pdf | 681,39 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |