Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/92247
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Portela, Pedro | por |
dc.contributor.advisor | Fernandes, Luís António Coelho | por |
dc.contributor.author | Calçada, Tiago Manuel Barroso | por |
dc.date.accessioned | 2024-07-03T11:09:20Z | - |
dc.date.available | 2024-07-03T11:09:20Z | - |
dc.date.issued | 2024-04-18 | - |
dc.date.submitted | 2024-01 | - |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1822/92247 | - |
dc.description | Trabalho de projeto de mestrado em Media Arts | por |
dc.description.abstract | No mundo atual, deparamo-nos com a tendência para uma desvalorização crescente da fonte sensorial a que chamamos som/audição, em virtude de nos encontrarmos constantemente expostos a uma avalanche de informação de natureza visual, que nos domina os restantes sentidos. Esta vasta e excessiva quantidade de estímulos visuais tende a invadir, assim, o nosso campo visual no dia-a-dia, suprimindo, muitas vezes, a nossa capacidade de escolha de forma inconsciente. Deste modo, neste trabalho de projeto pretende-se demonstrar a importância do som na nossa perceção da informação e relevar o seu papel como fonte de conhecimento sensorial, estabelecendo um contraponto em relação ao excesso dos estímulos visuais supracitados. Neste trabalho são abordadas diversas questões associadas ao papel do som nas práticas artísticas contemporâneas, nomeadamente a sua importância e as suas possibilidades no âmbito artístico, a forma como as produções artísticas que assentam no som são percecionadas pelos espetadores, quais os impactos dessas obras nas Media Arts e quais as transformações ocorridas no papel do som e das instalações sonoras no âmbito das Media Arts. Tendo sempre como premissa relevar o papel importante do som como fonte sensorial de perceção, este projeto propôs a criação da instalação Pretty Colors, integrada na exposição coletiva final do Mestrado em Media Arts, que pretendeu levar o espetador a questionar-se sobre todos estes tópicos, mesmo que de forma inconsciente. Esta instalação assentou na transformação de uma sala e envolveu um jogo entre projeções, som e silêncio. A nível metodológico, foi aplicado o método de observação participante, da qual resultaram os registos das reações e experiências captadas pelos espetadores durante a exibição pública da mesma. Com esta instalação, foi possível concluir que os visitantes foram capazes de refletir sobre o papel significativo do som como fonte sensorial de perceção, passível de ser experienciado individualmente e de gerar, por si só, sensações diferenciadas e multissensoriais. | por |
dc.description.abstract | In today’s world, we come across a growing tendency to lose the sensory source we call sound/hearing, this happens because of the avalanche of visual nature that we are constantly exposed to, an avalanche that dominates upon the remaining senses. This vast and excessive number of audiovisual stimuli tends to invade our visual sense in people’s daily lives, unconsciously suppressing our capability of choice. This way, this project intends to demonstrate the importance of sound in our perception of information and reveal its part as a source of sensory knowledge, establishing a counterpoint concerning the excess of visual stimuli aforementioned. This essay approaches a diversity of questions related to the role of Sound in contemporary artistic practice, namely its importance and its possibilities in the artistic scope, the way artistic pieces based on sound are perceived by spectators, which is the impact of this works of art in the Media Arts and which are the transformations of the role of Sound, and sound installations in the scope of Media arts. Always having as a premise to highlight the important role of sound, as a sensory source of perception, this project proposed the creation of the artistic installation Pretty Colors part of the final exhibition of the master’s degree in media arts, which intended to lead the spectator to question itself about these topics, even if in an unconscious way. This installation was based on the transformation of a room that included a game of visual projections, sound, and silence. The participant observation method was applied at the methodological level, resulting in the registration of reactions and experiences recorded by the spectators during the public exhibition. With this installation, it was possible to conclude that the visitors could reflect on the significant role of sound as a source of perception, that can be experienced individually and generate, by itself, different and multisensorial sensations. | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/ | por |
dc.subject | Arte sonora | por |
dc.subject | Perceção auditiva | por |
dc.subject | Instalação sonora | por |
dc.subject | Som nas Media Arts | por |
dc.subject | Sound art | por |
dc.subject | Auditory perception | por |
dc.subject | Sound installation | por |
dc.subject | Sound in Media Arts | por |
dc.title | Som como fonte sensorial de perceção | por |
dc.title.alternative | Sound as a sensory source of perception | por |
dc.type | masterThesis | eng |
dc.identifier.tid | 203615751 | por |
thesis.degree.grantor | Universidade do Minho | por |
sdum.degree.grade | 16 valores | por |
sdum.uoei | Instituto de Ciências Sociais | por |
dc.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Comunicação | por |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado CECS - Dissertações de mestrado / Master dissertations |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Tiago Manuel Barroso Calcada.pdf | Projeto de mestrado | 12,7 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons