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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCaetano, Inêspor
dc.contributor.authorPinto, Déborapor
dc.contributor.authorBarbosa, Yessicapor
dc.contributor.authorSilva, Joãopor
dc.contributor.authorAmândio, Margaridapor
dc.contributor.authorPatrício, Hugopor
dc.contributor.authorAzenha, Miguelpor
dc.contributor.authorSanhudo, Luíspor
dc.contributor.authorMartins, João Poçaspor
dc.date.accessioned2024-07-11T10:45:39Z-
dc.date.available2024-07-11T10:45:39Z-
dc.date.issued2024-05-07-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/92409-
dc.description.abstractA necessidade de reduzir o impacte ambiental do setor da Arquitetura, Engenharia e Construção e acompanhar os princípios da Indústria 4.0, levou à adoção de metodologias como o Building Information Modelling (BIM), aumentando a eficiência do setor e melhorando a monitorização e manutenção de infraestruturas. Este artigo aborda atividades desenvolvidas no âmbito do projeto RoboShot@FRC, as quais visam integrar esta metodologia na digitalização e gestão de infraestruturas ferroviárias. O artigo elabora sobre as estratégias aplicadas no desenvolvimento de uma plataforma digital baseada na metodologia BIM, bem como na digitalização (via scan-to-BIM), visualização, análise e manipulação da informação de um conjunto de túneis ferroviários. Após refletir sobre os resultados, o artigo termina com uma análise crítica sobre as estratégias adotadas e o impacto da sua aplicação nas atividades de apoio à gestão de túneis ferroviários.por
dc.description.sponsorshipEste trabalho foi parcialmente financiado pelo projeto de inovação e desenvolvimento (I&D) RoboShot@FRC - Robotized system for the shotcrete of optimized fibre reinforced concrete in railway tunnels com referência POCI-01-0247-FEDER-047075; pelo PRR – Plano de Recuperação e Resiliência e União Europeia – www.recuperarportugal.gov.pt (PRR - Investimento RE-C05-i02: Missão Interface - CoLAB); e pela FCT/MCTES através de fundos nacionais (PIDDAC) sob a unidade de investigação ‘Instituto para a Sustentabilidade e Inovação em Estruturas de Engenharia’ (ISISE) com referência UIDB/04029/2020; sob o Laboratório Associado ‘Advanced Production and Intelligent Systems’ (ARISE) com referência LA/P/0112/2020; e ainda por: Financiamento Base – UIDB/04708/2020 DOI 10.54499/UIDB/04708/2020 e Financiamento programático – UIDP/04708/2020 DOI 10.54499/UIDP/04708/2020 da Unidade de Investigação CONSTRUCT – Instituto de I&D em Estruturas e Construções.-
dc.language.isoporpor
dc.publisherUMinho Editorapor
dc.relationPOCI-01-0247-FEDER-047075-
dc.relationinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/6817 - DCRRNI ID/UIDB%2F04029%2F2020/PT-
dc.relationLA/P/0112/2020-
dc.relationinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/6817 - DCRRNI ID/UIDB%2F04708%2F2020/PT-
dc.relationinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/6817 - DCRRNI ID/UIDP%2F04708%2F2020/PT-
dc.rightsopenAccesspor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/por
dc.titleBIM em infraestruturas ferroviárias: modelação automática de túneis para monitorização e manutenção ao longo do ciclo de vidapor
dc.typebookPartpor
dc.peerreviewedyespor
dc.relation.publisherversionhttps://doi.org/10.21814/uminho.ed.142.23por
oaire.citationStartPage287por
oaire.citationEndPage298por
oaire.citationIssuepor
oaire.citationConferencePlaceBraga, Portugalpor
oaire.citationVolume1por
dc.identifier.doi10.21814/uminho.ed.142.23por
dc.identifier.eisbn978‑989-9074‑36‑1-
dc.subject.fosEngenharia e Tecnologia::Engenharia Civilpor
sdum.bookTitle5º Congresso Português de Building Information Modelling (vol.1)por
oaire.versionVoRpor
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