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TítuloVacinar ou arriscar? A mensagem da Organização Mundial de Saúde para promover a vacinação contra a covid-19
Outro(s) título(s)Vaccinate or taking chances? The World Health Organization’s message to promote vaccination against COVID-19
Autor(es)Silva, Sónia Cristina Melo
Araújo, Diogo da Silva
Ribeiro, Fábio
Araújo, Catarina Silva
Palavras-chaveCovid-19
Vacinação
Vaccination
Risk communication
Comunicação de risco
OMS
Data2024
EditoraEditora da Universidade de São Paulo (Edusp)
RevistaSaúde e Sociedade
CitaçãoSilva, S., Araújo, D., Ribeiro, F. & Araújo, C. (2024). Vacinar ou arriscar? A mensagem da Organização Mundial de Saúde para promover a vacinação contra a covid-19. Saúde e Sociedade, 33(1), e220584pt. https://doi.org/10.1590/S0104-12902024220584pt
Resumo(s)Focusing on the impact that risk communication issued by public health organizations brings to changing societal behaviors, this research aimed to analyze the key messages that the World Health Organization (WHO) has defined to promote the COVID-19 vaccination program. In order to achieve this goal, a qualitative study methodology was used to analyze the content published on the WHO’s Facebook and Instagram pages from April 1 to August 31, 2021. In total, 62 publications were analyzed. The results showed that the WHO used four key communication messages to promote the importance of vaccination in society: ensuring the credibility and transparency of the information transmitted; certifying the safety and efficacy of the vaccine; appealing to a sense of collective responsibility; and associating the vaccine with the solution to end the pandemic were the chosen communication axes. The conclusions of this study show that, although fair access to the vaccine is still a reality in the making, the fact that almost 70% of the world’s population has been vaccinated suggests that the messages sent by the WHO in the context of risk communication may have contributed to building a positive image of the vaccination program.
Centrando-se no impacto que a comunicação de risco emitida pelas organizações de saúde pública tem na mudança dos comportamentos da sociedade, esta investigação pretende analisar as mensagens-chave que a Organização Mundial de Saúde (OMS) definiu para promover o programa de vacinação contra a covid-19. Para cumprir este objetivo, enveredou-se por uma metodologia de estudo qualitativa, que privilegiou o uso da análise do conteúdo publicado nas páginas de Facebook e de Instagram da OMS, no período de 1 de abril a 31 de agosto de 2021. No total, foram analisadas 62 publicações. Os resultados mostraram que a OMS utilizou quatro eixo de comunicação para promover a importância da vacinação na sociedade: garantir a credibilidade e a transparência da informação transmitida; certificar a segurança e a eficácia da vacina; apelar ao sentido de responsabilidade coletiva; e associar a vacina à solução para pôr fim à pandemia. As conclusões do estudo mostram que, embora a equidade no acesso à vacina ainda seja uma realidade em construção, os quase 70% da população mundial vacinada sugerem que as mensagens enviadas pela OMS no contexto de comunicação de risco podem ter contribuído para a construção de uma imagem positiva do programa de vacinação.
TipoArtigo
URIhttps://hdl.handle.net/1822/92589
DOI10.1590/S0104-12902024220584pt
ISSN0104-1290
Versão da editorahttps://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/3579/3260
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CECS - Artigos em revistas internacionais / Articles in international journals

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