Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/92607

TítuloReengenharia de um sistema de eLearning
Outro(s) título(s)Reengineering of an eLearning system
Autor(es)Carvalho, Ricardo Vieira
Orientador(es)Belo, Orlando
Palavras-chaveeLearning
Reengenharia
Módulos
Serviços
Reengeneering
Modules
Services
Data27-Nov-2023
Resumo(s)A integração de módulos de serviços é aceite como uma necessidade no desenvolvimento de sistemas complexos, uma vez que garante que todos os componentes individuais de um sistema atinjam o propósito para o qual o sistema, como um todo, foi desenhado. Essencialmente, construir um sistema não é nada mais que integrar diversas partes num todo. A divisão de um sistema em diversas partes garante uma maior produtividade e qualidade das operações de desenvolvimento e teste, permitindo realizar estas tarefas de forma mais eficiente e focada em cada funcionalidade específica. Isso resulta numa maior produtividade, uma vez que equipas de desenvolvimento podem trabalhar de forma paralela e colaborativa em diferentes módulos, agilizando o processo de construção do sistema como um todo, bem como permite um menor custo de manutenção do próprio sistema. Esta técnica não é apenas usada para conectar os diversos serviços de um sistema. Permite também fazer a conexão de um sistema com outros sistemas externos. Neste trabalho de dissertação identificou-se e caracterizou-se as diversas funcionalidades dos serviços que se pretendiam integrar num sistema de avaliação de conhecimento, de forma a implementar um sistema de eLearning que operasse de forma consistente. Grande parte do trabalho realizado envolveu a análise de um conjunto de módulos de serviços implementados anteriormente num novo sistema, com uma nova arquitetura, acolhendo os tradicionais serviços de autenticação e validação de credenciais. A nova versão do sistema que alcançámos, resultado de um processo de reengenharia bastante trabalhoso, permite definir e suportar processos de avaliação do conhecimento de estudantes em diversos domínios de estudo, bem como suporta todos os serviços de gestão e manutenção da informação associada como a avaliação de estudantes, nomeadamente, os domínios e subdomínios de estudo, as estruturas de conhecimento dos processos de avaliação e os serviços de análise relacionados com os resultados obtidos pelos alunos.
The integration of service modules is widely accepted as a necessity in the development of complex systems, as it ensures that all individual components of a system achieve the purpose for which the system as a whole was designed. Essentially, building a system is nothing more than integrating various parts into a whole. Breaking down a system into various parts enhances productivity and the quality of development and testing operations, allowing these tasks to be carried out more efficiently and focused on specific functionalities. This results in increased productivity, as development teams can work in parallel and collaboratively on different modules, streamlining the overall system construction process, as well as reducing the maintenance cost of the system itself. This technique is not only used to connect various services within a system but also to connect a system to other external systems. In this dissertation work, the various functionalities of the services to be integrated into a knowledge assessment system were identified and characterized in order to implement a consistent eLearning system. Much of the work involved analyzing a set of previously implemented service modules in a new system with a new architecture, utilizing traditional authentication and credential validation services. The new version of the system that we achieved, as a result of a rather laborious reengineering process, allows for the definition and support of knowledge assessment processes for students in various study domains, as well as supporting all information management and maintenance services associated with student assessment. This includes study domains and subdomains, knowledge structures of assessment processes, and analysis services related to student performance results.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado integrado em Engenharia Informática
URIhttps://hdl.handle.net/1822/92607
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
DI - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Ricardo Vieira Carvalho.pdfDissertação de mestrado2,29 MBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID