Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/92609

Título“O Convento de Cristo em Tomar convida-te a visitá-lo”: A significância atribuída ao património manuelino por alunos do ensino secundário (Portugal)
Autor(es)Pereira, Alexandre
Solé, Glória
Palavras-chaveVisita de estudo virtual
Educação histórica
Educação patrimonial
Significância histórica
Consciência histórica
Data16-Jul-2024
EditoraUniversidad de Castilla-la Mancha (UCLM)
CitaçãoPereira, A. & Solé, G. (2024). “O Convento de Cristo em Tomar convida-te a visitá-lo”: a significância atribuída ao património manuelino por alunos do ensino secundário (Portugal). In R. Cózar Gutiérrez, C. J. Gómez Carrasco, & F. García González (Eds.), La Edad Moderna y la Enseñanza Secundaria. Recursos, análisis y formación (pp. 423-433). Ediciones de la Universidad de Castilla-La Mancha.
Resumo(s)O presente estudo emerge da concretização de um Projeto de Intervenção Pedagógica Supervisionada em Ensino de História, levado a cabo numa escola urbana do Norte de Portugal, mais especificamente, do município de Braga, debruçando-se sobre a exploração de conceções de 28 alunos do 10º ano de escolaridade (15-17 anos), na disciplina de História A, sobre os conceitos metahistóricos de significância e consciência histórica, a partir de ambientes digitais de aprendizagem. Numa sociedade eminentemente globalizada e ‘digital’, novos horizontes parecem moldar as contendas da Educação História e a sua articulação com a Educação Patrimonial deve ser encarada, parece-nos, como um desses horizontes, muito embora, de expectativa, ao nível das veredas que daqui se encetam para a investigação nestes áreas científicas. A prossecução da experiência investigativa, envolveu a formulação de duas questões norteadoras da investigação, às quais se procurou em todo o processo indagar pistas de resposta: Que significância histórica atribuem os alunos ao legado do estilo artístico manuelino, presente no Convento de Cristo em Tomar, com recurso a uma visita de estudo virtual? e Que competências históricas estão inerentes à realização de uma visita de estudo virtual nas aulas de História?, delineando-se desta forma, o foco deste projeto em cognição histórica, versada sobre o Património histórico nacional com recurso às Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC). Constituiu real intencionalidade didático-pedagógica, perquirir e averiguar, o modo como alunos do ensino secundário, na disciplina de História, lidam com as questões da significância e consciência histórica de situações históricas, com enfoque no estilo artístico manuelino, recorrendo à estratégia educativa da visita de estudo virtual, privilegiando-se o modelo de aula oficina em contexto de sala de aula e desta feita, inspirada no construtivismo social. Durante a implementação do projeto aplicaram-se seis questionários elaborados de acordo com os critérios metodológicos da História, sobre o recurso e exploração de fontes patrimoniais, processo que passou pela avaliação diagnóstica, levantamento de conhecimentos prévios, exercício com recurso a guião-questionário, culminando com um questionário de metacognição, aplicados em quatro etapas da realização do projeto. Relativamente aos resultados, apurou-se que um número expressivo de alunos clarificou, sistematizou e contextualizou as suas ideias substantivas e por conseguinte, manifestou atribuir significância histórica ao estilo artístico manuelino, a vários níveis de progressão com destaque para a significância pessoal num primeiro plano, precedida da significância social e nesta órbita, os alunos revelaram serem capazes de compreender o passado em espaços do presente em termos de consciência histórica, vigorando um sentido relacional passado-presente perante as perspetivas de um passado monumental e de valorização simbólica dos tempos cronológicos considerados. Com implicações para o ensino da História, sugere-se a adoção desta estratégia educativa pela articulação que promove e enraíza entre a Educação Histórica e Educação Patrimonial com ênfase, nas práticas em que a realização de atividades educativas com recurso à ‘leitura’ e exploração de fontes patrimoniais contribui para a progressão do pensamento histórico dos jovens.
TipoCapítulo de livro
URIhttps://hdl.handle.net/1822/92609
DOI10.18239/jornadas_2024.51.00
ISSN2697-048X
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEd - Capítulos de Livros / Book chapters

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Artigo Alexandre Pereira e Glória Solé.pdf17,26 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID