Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/92612
Título: | A história local na construção do conhecimento histórico e na compreensão da mudança histórica dos estudantes: A reforma e a contrarreforma em Braga (Portugal) |
Autor(es): | Fernandes, Jorge Solé, Glória |
Palavras-chave: | História local Mudança histórica Reforma Contrarreforma |
Data: | 16-Jul-2024 |
Editora: | Universidad de Castilla-la Mancha (UCLM) |
Citação: | Fernandes, J. & Solé, G. (2024). A história local na construção do conhecimento histórico e na compreensão da mudança histórica dos estudantes: A reforma e a contrarreforma em Braga (Portugal). In R. Cózar Gutiérrez, C. J. Gómez Carrasco, & F. García González (Eds.), La Edad Moderna y la Enseñanza Secundaria. Recursos, análisis y formación (pp.279-285). Ediciones de la Universidad de Castilla-La Mancha. https://doi.org/10.18239/jornadas_2024.51.00 |
Resumo(s): | Ao trabalhar fontes da História local nas aulas de História, pretende-se que os estudantes aprendam o que é a História, a fazer História, compreendam melhor as temáticas nacionais e globais, mas, também, que construam e alimentem o sentimento de pertença e proximidade a uma comunidade local, regional, nacional e europeia e, assim desenvolvam interesse e motivação nas aulas. Utilizar fontes locais nas aulas complementa os manuais escolares, que em Portugal são elaborados numa perspectiva nacional e nem sempre retratam aspetos da História local importantes para compreender certos factos e acontecimentos históricos. Neste texto apresenta-se um estudo empírico, implementado numa escola urbana de Braga (Portugal), a uma turma do 8º ano de escolaridade constituída por 22 alunos (13 a 14 anos). Em termos metodológicos, neste estudo predominantemente qualitativo, aplicaram-se princípios da investigação-ação, no âmbito do paradigma construtivista, operacionalizado na aula oficina, baseado na investigação, na compreensão, na descoberta, na autoaprendizagem a partir da análise e interpretação de fontes diversas. Procurou-se aferir, por um lado, a construção do conhecimento histórico com fontes históricas locais e, por outro lado, trabalhar a mudança histórica com base nos conceitos substantivos de Reforma Protestante e Reforma Católica (Contrarreforma). Os estudantes foram desafiados a construir o seu próprio conhecimento a partir das suas ideias prévias, com tarefas de exploração de fontes históricas e na construção de narrativas históricas. A recolha dos dados realizou-se a partir da aplicação de vários instrumentos (questionários de levantamento de ideias prévias, tarefas escritas e questionário de metacognição) implementados nas aulas, em tarefas diversas solicitadas. A análise dos dados recolhidos foi realizada com base na metodologia da Grounded Theory, a partir da qual emergiu um sistema de categorização partindo das respostas dos alunos. Em termos de conclusão, podemos afirmar que trabalhar a mudança em História a partir de fontes locais, contribuí para uma melhor compreensão da história nacional e geral, fomenta a orientação temporal, permite uma melhor compreensão do passado e um olhar crítico sobre o presente, por parte dos estudantes. |
Tipo: | Capítulo de livro |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/92612 |
DOI: | 10.18239/jornadas_2024.51.00 |
ISSN: | 2697-049 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
artigo Jorge Fernandes e Glória Solé.pdf | 12,25 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |