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TítuloA história local na construção do conhecimento histórico e na compreensão da mudança histórica dos estudantes: A reforma e a contrarreforma em Braga (Portugal)
Autor(es)Fernandes, Jorge
Solé, Glória
Palavras-chaveHistória local
Mudança histórica
Reforma
Contrarreforma
Data16-Jul-2024
EditoraUniversidad de Castilla-la Mancha (UCLM)
CitaçãoFernandes, J. & Solé, G. (2024). A história local na construção do conhecimento histórico e na compreensão da mudança histórica dos estudantes: A reforma e a contrarreforma em Braga (Portugal). In R. Cózar Gutiérrez, C. J. Gómez Carrasco, & F. García González (Eds.), La Edad Moderna y la Enseñanza Secundaria. Recursos, análisis y formación (pp.279-285). Ediciones de la Universidad de Castilla-La Mancha. https://doi.org/10.18239/jornadas_2024.51.00
Resumo(s)Ao trabalhar fontes da História local nas aulas de História, pretende-se que os estudantes aprendam o que é a História, a fazer História, compreendam melhor as temáticas nacionais e globais, mas, também, que construam e alimentem o sentimento de pertença e proximidade a uma comunidade local, regional, nacional e europeia e, assim desenvolvam interesse e motivação nas aulas. Utilizar fontes locais nas aulas complementa os manuais escolares, que em Portugal são elaborados numa perspectiva nacional e nem sempre retratam aspetos da História local importantes para compreender certos factos e acontecimentos históricos. Neste texto apresenta-se um estudo empírico, implementado numa escola urbana de Braga (Portugal), a uma turma do 8º ano de escolaridade constituída por 22 alunos (13 a 14 anos). Em termos metodológicos, neste estudo predominantemente qualitativo, aplicaram-se princípios da investigação-ação, no âmbito do paradigma construtivista, operacionalizado na aula oficina, baseado na investigação, na compreensão, na descoberta, na autoaprendizagem a partir da análise e interpretação de fontes diversas. Procurou-se aferir, por um lado, a construção do conhecimento histórico com fontes históricas locais e, por outro lado, trabalhar a mudança histórica com base nos conceitos substantivos de Reforma Protestante e Reforma Católica (Contrarreforma). Os estudantes foram desafiados a construir o seu próprio conhecimento a partir das suas ideias prévias, com tarefas de exploração de fontes históricas e na construção de narrativas históricas. A recolha dos dados realizou-se a partir da aplicação de vários instrumentos (questionários de levantamento de ideias prévias, tarefas escritas e questionário de metacognição) implementados nas aulas, em tarefas diversas solicitadas. A análise dos dados recolhidos foi realizada com base na metodologia da Grounded Theory, a partir da qual emergiu um sistema de categorização partindo das respostas dos alunos. Em termos de conclusão, podemos afirmar que trabalhar a mudança em História a partir de fontes locais, contribuí para uma melhor compreensão da história nacional e geral, fomenta a orientação temporal, permite uma melhor compreensão do passado e um olhar crítico sobre o presente, por parte dos estudantes.
TipoCapítulo de livro
URIhttps://hdl.handle.net/1822/92612
DOI10.18239/jornadas_2024.51.00
ISSN2697-049
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEd - Capítulos de Livros / Book chapters

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