Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/92651

TítuloTransições de abril e avaliação pedagógica – esboço para uma pesquisa
Outro(s) título(s)April transitions and pedagogical assessment – outline for a research
Transitions d’avril et évaluation pédagogique – plan d’une recherche
Transiciones de abril y evaluación pedagógica – esquema para una investigación
Autor(es)Afonso, Almerindo Janela
Palavras-chaveAvaliação dos alunos
Regime autoritário
Período revolucionário
Student assessment
Authoritarian regime
Revolutionary period
Évaluation des élèves
Régime autoritaire
Période révolutionnaire
Evaluación de estudiantes
Régimen autoritario
Periodo revolucionario
Data3-Jun-2024
EditoraUniversidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias. Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento (CeiED)
RevistaRevista Lusófona de Educação
CitaçãoAlmerindo, A. J. (2024). Transições de abril e avaliação pedagógica – esboço para uma pesquisa. Revista Lusófona de Educação, 63(63), 153-166. https://doi.org/10.24140/issn.1645-7250.rle63.10 ‌
Resumo(s)No campo da educação, embora nem sempre em sentidos ou direções congruentes, a avaliação é particularmente sensível às alterações político-ideológicas, pedagógicas e culturais. A afirmação anterior é, antes de tudo, um pressuposto que pode e deve continuar a ser posto à prova, sobretudo em momentos históricos particularmente marcados por mudanças profundas. Com alguns dados e documentos inéditos, ou que não tiveram até ao momento grande visibilidade na investigação, o que justamente se pretende neste artigo é, de uma forma exploratória, procurar perceber se ou como repercutiram na avaliação pedagógica as mudanças profundas que se iniciaram na sociedade portuguesa, numa conjuntura histórica singular como foi a Revolução dos Cravos de abril de 1974. Este texto revisita a avaliação dos alunos (ou avaliação pedagógica) em dois momentos específicos: a transição do Estado Novo autoritário para a democracia, e o período revolucionário até ao I Governo Constitucional. Privilegiando um olhar sociológico, o texto deixa em aberto muitas questões que poderão dar azo a futuros aprofundamentos, neste ou noutros campos disciplinares, ou que poderão mesmo constituir um objeto de estudo para um investimento teórico-conceptual e empírico de maior fôlego.
In the field of education, although not always in congruent senses or directions, assessment is particularly sensitive to political-ideological, pedagogical and cultural changes. What is highlighted is, first of all, an assumption that can and should continue to be empirically tested, especially in historical moments marked by profound changes. With some unpublished data and documents, or which have not had great visibility in research until now, what is precisely intended in this article is, in an exploratory way, to seek to understand whether or how the profound changes that have begun in Portuguese society have had an impact on pedagogical assessment, in a unique historical situation such as the Carnation Revolution of April 1974. This text revisits the students’ assessment (or pedagogical assessment) at two specific moments: the transition from the authoritarian Estado Novo to democracy, and the revolutionary period up to the 1st Constitutional Government. Privileging a sociological perspective, the text leaves open many questions that could give rise to future in-depth studies, in this or other disciplinary fields, or that could even constitute an object of study for a greater theoretical-conceptual and empirical investment.
Dans le domaine de l’éducation, même si les sens ou les directions ne sont pas toujours congruents, l’évaluation est particulièrement sensible aux changements politico-idéologiques, pédagogiques et culturels. L’affirmation précédente est avant tout une hypothèse qui peut et doit continuer à être mise à l’épreuve, notamment dans des moments historiques particulièrement marqués par de profonds changements. Avec quelques données et documents inédits, ou qui jusqu’à présent n’ont pas eu beaucoup de visibilité dans la recherche, l’objectif précis de cet article est, de manière exploratoire, de tenter de comprendre si, ou comment, ont eu un impact sur l’évaluation les profonds changements qui ont commencé dans la société portugaise, dans une situation historique unique comme la Révolution des œillets d’avril 1974. Ce texte revisite l’évaluation des élèves (ou évaluation pédagogique) à deux moments précis : la transition de l’ Estado Novo autoritaire à la démocratie, et la période révolutionnaire jusqu’au premier Gouvernement Constitutionnel. Privilégiant une perspective sociologique, le texte laisse ouvertes de nombreuses questions qui pourraient donner lieu à de futures études approfondies, dans ce domaine ou dans d’autres domaines disciplinaires, ou qui pourraient même constituer un objet d’étude pour un plus grand investissement théorico-conceptuel et empirique.
En el campo de la educación, aunque no siempre en sentidos o direcciones congruentes, la evaluación es particularmente sensible a los cambios político-ideológicos, pedagógicos y culturales. La afirmación anterior es, ante todo, un supuesto que puede y debe seguir siendo puesto a prueba, especialmente en momentos históricos particularmente marcados por cambios profundos. Con algunos datos y documentos inéditos, o que no han tenido gran visibilidad en las investigaciones hasta el momento, lo que precisamente se pretende en este artículo es, de forma exploratoria, buscar comprender si, o cómo, han tenido un impacto en la evaluación pedagógica los profundos cambios que se iniciaron en la sociedad portuguesa, en una situación histórica singular como la Revolución de los Claveles de abril de 1974. Este texto retoma la evaluación de los estudiantes (o evaluación pedagógica) en dos momentos concretos: la transición del Estado Novo autoritario por la democracia, y el período revolucionario hasta el I Gobierno Constitucional. Privilegiando una perspectiva sociológica, el texto deja abiertas muchas preguntas que podrían dar lugar a futuros estudios en profundidad, en este u otros campos disciplinares, o que incluso podrían constituir un objeto de estudio para una mayor inversión teórico-conceptual y empírica.
TipoArtigo
URIhttps://hdl.handle.net/1822/92651
DOI10.24140/issn.1645-7250.rle63.10
Versão da editorahttps://revistas.ulusofona.pt/index.php/rleducacao/article/view/9574
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEd - Artigos em revistas científicas nacionais com arbitragem

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
9574-Texto do artigo-27717-2-10-20240726.pdf144,88 kBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID